Zoológico de falhas das mídias sociais

Se estiver no Twitter, você conhecerá a baleia de falha: quando os servidores do Twitter ficam sobrecarregados (geralmente, isso acontece do nada), aparece uma baleia sonolenta sendo içada da água

Se estiver no Twitter, você conhecerá a baleia de falha: quando os servidores do Twitter ficam sobrecarregados (geralmente, isso acontece do nada), aparece uma baleia sonolenta sendo içada da água por um bando de passarinhos. É uma forma agradável do site de pedir desculpas por uma paralisação significativa. Mas ele não é o único serviço on-line que utiliza uma imagem divertida, no caso uma mascote atraente, para dar uma notícia negativa. Na sequência, os demais habitantes fofinhos do zoológico da falha on-line:

Baleia de falha do Google Books: no que deve ser seguramente um caso de violação de propriedade intelectual (nota: não somos advogados), o Google Books também utiliza a imagem de uma baleia quando enfrenta instabilidades no serviço, embora seja um pouco diferente. O desenho de um baleeiro do século 19desapontado, balançando sua cabeça conforme uma baleia desaparece atrás de uma onda, não demonstra tanta alegria quanto a baleia do Twitter.

 

Tumbeasts do Tumblr: esses monstrinhos verdes e adoráveis claramente não indicam uma coisa boa, correndo com vários componentes de computador em suas bocas de dentes afiados. Mas eles são um pedido de desculpas atraente: “Podemos ter esquecido de alimentar os Tumbeasts selvagens que perambulam pelo nosso data center, o que geralmente resulta em paralisações inesperadas por roerem tudo e/ou se revoltarem. O controle de animais foi alertado”. Quase faz você desejar que o Tumblr caia com mais frequência.

Coelho de falha do AOL Lifestream: o AOL também adotou a ideia cada vez mais popular de usar um mensageiro bonitinho para dar notícias negativas sobre o seu agregador de mídias sociais, o Lifestream. Esse coelho rosa com pequenos olhos redondos pode ser melhor do que uma mensagem de erro 404 padrão, mas não muito.

 

Snoo do Reddit: esse pequeno alienígena no estilo Jetsons (naturalmente uma gracinha) aparece em todos os tipos de situações desagradáveis sempre que o seu site fica inativo: lançado no espaço ou abandonado no meio do deserto, ele usa sempre a mesma expressão adoravelmente horrenda.

 

Coruja de falha do Hootsuite: os usuários do popular painel de mídia social Hootsuite estão familiarizados com a mascote Owly, e quando o aplicativo não consegue localizar a página que você está procurando, a mensagem de “404 Pássaro não encontrado” aparece com a imagem da estimada Owly idosa estampada no verso de uma embalagem de leite.

Quais são as suas mascotes das páginas de erro favoritas?

 

Dicas