Analisando a última rodada de alterações de privacidade no Facebook

Atenção, usuários secretos do Facebook que se fizeram não pesquisáveis na plataforma da rede social mais popular do mundo: vocês não podem mais se esconder. Recentemente, o Facebook anunciou recursos

Atenção, usuários secretos do Facebook que se fizeram não pesquisáveis na plataforma da rede social mais popular do mundo: vocês não podem mais se esconder.

Recentemente, o Facebook anunciou recursos de privacidade atualizados – de novo –, e um dos ajustes que certamente gerará alguma revolta é a eliminação desse controle de privacidade. No entanto, há algumas alterações que provavelmente serão vistas positivamente, incluindo um botão de um clique com o qual os usuários poderão impedir que indivíduos vejam seu perfil.

“Há 1 bilhão de usuários, e o bloqueio é a maneira definitiva de dizer ‘eu não quero interagir com essa pessoa'”, afirma Sam Lessin, diretor de produto do Facebook, ao New York Times. “Achamos que o bloqueio é realmente positivo.”

Outras adições incluem um novo conjunto de controles de nível superior chamado “Atalhos de Privacidade”, que permite que os usuários alterem rapidamente quem pode ver seu conteúdo e quem pode entrar em contato com eles por meio do site.

As alterações têm o objetivo de resolver reclamações daqueles que afirmam que os controles de privacidade do Facebook são confusos; algo que só tem aumentado desde que o site forçou os usuários a migrar seus perfis para o layout da “Linha do Tempo”.

Mas nem todos os críticos ficaram satisfeitos com essa última rodada de revisões. Marc Rotenberg do Electronic Privacy Information Center disse ao Washington Post que acredita que os usuários ainda não têm controle suficiente do que compartilham e com quem e que essa última mudança mantém a tendência usual da empresa de “transformar aceitações em recusas, ou seja, é mais fácil compartilhar dados. E depois eles voltam e dizem que darão avisos mais claros”.

O tempo dirá como essas novas alterações serão recebidas – e quanto tempo a empresa levará para renovar seus recursos de privacidade de novo, como tem feito com frequência. No entanto, uma coisa é certa: os usuários não poderão mais dar opinião sobre o que o Facebook faz. A decisão da empresa de alterar suas configurações de privacidade incluiu uma resolução de não mais permitir que os internautas votem nas alterações de privacidade da rede.

 

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