Como defender-se das ameaças entre plataformas

Os PCs domésticos e laptops continuam sendo um importante local de armazenamento de informações importantes, incluindo e-mails pessoais, logins e senhas, fotos, dados financeiros e muito mais. É claro que

Os PCs domésticos e laptops continuam sendo um importante local de armazenamento de informações importantes, incluindo e-mails pessoais, logins e senhas, fotos, dados financeiros e muito mais. É claro que elas precisam ser protegidas, assim, aplicativos antimalware são instalados na grande maioria dos PCs e laptops. Porém, em dispositivos móveis, a situação não é assim: muitos smartphones e tablets não estão protegidos, mesmo tendo uma quantidade enorme de informações confidenciais armazenadas neles. De acordo com uma pesquisa feita pela O+K Research, 35% dos usuários de tablets e 30% dos donos de smartphone armazenam várias senhas em seus dispositivos; cerca de um quarto dos participantes mantém detalhes bancários em seus dispositivos móveis. Essas informações são de grande interesse para os criminosos cibernéticos, resultando em uma epidemia de ameaças móveis.

A seriedade desses criminosos cibernéticos pode ser vista no surgimento de ameaças entre plataformas. Imagine uma situação em que um programa mal-intencionado ataca simultaneamente vários dos seus dispositivos com o objetivo de roubar informações confidenciais. Parece impossível? Infelizmente, esses programas existem. O exemplo mais claro de malware entre plataformas é o Zeus e sua versão móvel Zeus-in-the-Mobile (ZitMo) destinado ao roubo de dados financeiros.

O Zeus usa um modo de operação bastante simples. O cavalo de Troia começa comprometendo um computador baseado em Windows e espera o usuário abrir o navegador e acessar um serviço bancário on-line. Depois disso, ele acrescenta campos à página do banco na Web, onde convida o usuário a inserir o número e o modelo dos seus telefones celulares – supostamente para renovação de certificado. Como resultado, os mestres do Zeus obtêm todas as informações inseridas na página modificada, incluindo todos os dados necessários para acessar o banco on-line. Na sequência, uma mensagem de texto é enviada para o número inserido, contendo um link para um certificado não existente, que é, na verdade, o cavalo de Troia ZitMo. Depois que o smartphone é infectado, o malware móvel começa a interceptar códigos e notificações de autorização nos seus saques da conta, que são enviados por uma mensagem de texto do banco. Desse modo, e sem você saber, o criminoso cibernético será capaz de trabalhar remotamente com a sua conta bancária, usando os dados roubados.

Até o momento, malware entre plataformas não era tão comum como os programas mal-intencionados já existentes, que atacam uma plataforma específica. Mesmo assim, não há dúvida de que será encontrado com mais e mais frequência no futuro – conforme o número de usuários de serviços bancários on-line aumenta, é pouco provável que criminosos cibernéticos deixem passar esse potencial. Agora é a hora de pensar em proteção contra várias ameaças entre plataformas. A solução ideal é um pacote único, que proteja todos os dispositivos disponíveis – um produto como o Kaspersky ONE. Esta solução abrangente protege PCs e laptops executando Windows ou Mac OS, smartphones usando Android, BlackBerry, Symbian e Windows Mobile, além de tablets Android.

Para PCs e laptops, o Kaspersky ONE oferece uma solução antivírus que integra tecnologias tradicionais com recursos de nuvem da Kaspersky Security Network (KSN), um filtro da Web para proteger o seu PC quando você trabalha on-line, com recursos de controle dos pais, que protegem as crianças contra conteúdo indesejado, além de outras ferramentas. Esses benefícios já são conhecidos pelos usuários do Kaspersky Internet Security ou do Kaspersky Security for Mac. A proteção para smartphones e tablets também utiliza recursos antivírus e os da KSN, além de incluir ferramentas de segurança para os seus dados pessoais no caso de perda ou roubo do seu dispositivo. Isso é possível agora graças ao Kaspersky Mobile Security e a sua tecnologia antirroubo.

O Kaspersky ONE pode ser instalado em qualquer combinação de dispositivos, incluindo computadores domésticos, laptops, smartphones ou PCs tablet. Essa abordagem garante a proteção fácil de usar e a mais confiável de cada dispositivo contra as ameaças cibernéticas – exatamente aquilo de que o usuário moderno precisa.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.