Como desligar notificações irritantes no macOS

Cansado de notificações sem fim? Veja como desligá-las em computadores da Apple.

Notificações intermináveis no macOS estão tirando muito sua atenção? Veja como silenciar os serviços que não param de pertubar.

Mais da metade dos usuários do macOS ainda usa a versão anterior do sistema operacional, de acordo com a Statcounter, então você encontrará etapas aqui para a versão mais recente do macOS, Big Sur, cujo design de interface mostra uma clara influência do iOS, e a anterior, Catalina.

Quais notificações não devemos cancelar
A configuração das notificações no macOS
o Como desativar notificações por meio da Central de Notificações no macOS Big Sur
o Desabilitar notificações em massa por meio das Preferências do Sistema no macOS
o Como desativar as notificações do navegador no macOS
Modo Não perturbe: deixe o mundo esperar
o Como ativar o modo Não perturbe no macOS
o Configuração de uma escala programada para o modo Não perturbe no macOS
Outras maneiras de cuidar de você no macOS
o Criação de uma área de trabalho separada para um aplicativo
o Cuidando dos olhos: Ativando o Night Shift

Paz e sossego finalmente

[KSC Generic banner]

Quais notificações não devemos cancelar

Algumas notificações vêm do seu sistema de segurança. Outras podem afetar seu pagamento. Por vários motivos, desligar todas as notificações provavelmente não será a melhor solução. Aqui está uma lista de alertas que sugerimos deixar ativados.

Atualizações de antivírus . Se você não cuidar da segurança do seu computador, quem o fará? Mantenha seu software de segurança atualizado e você terá menos probabilidade de ter que lidar com as consequências de um ciberataque;
Atualizações do sistema . Não estamos falando apenas de novas versões do macOS, aqui. As atualizações do Safari e outras patches de software são igualmente importantes; os cibercriminosos adoram dispositivos com uma fila crescente de atualizações. Optar por não receber alertas de atualização com um comando Terminal costumava ser uma opção, mas essa brecha foi fechada com o Catalina, portanto, essa recomendação se aplica principalmente aos usuários do Mojave;
Bate-papos e e-mails corporativos . Por razões óbvias, você sabe melhor que ninguém se realmente precisa saber sobre as mensagens de trabalho imediatamente.

A configuração das notificações no macOS

Como desativar notificações por meio da Central de Notificações no macOS Big Sur

Se você estiver usando o Big Sur, você pode desligar as notificações dos programas mais irritantes diretamente. Abra a Central de Notificações e clique na data e hora na barra de menu no canto superior direito da tela – ou simplesmente deslize para a esquerda com dois dedos a partir da borda direita do trackpad.

Localize uma única notificação ou pilha de notificações. Se o último tiver uma seta aparecendo à direita do nome do aplicativo, clique nele. (Caso contrário, pule para a próxima seção deste texto.) Clique nos três pontos e escolha a melhor opção para você. Você precisará de três dos quatro disponíveis:

Receber em Silêncio : as notificações do aplicativo aparecerão no lado direito da tela, mas não farão nenhum som;
Desativar : o aplicativo não enviará notificações;
Preferências de Notificações : esta opção abre o menu Preferências do sistema, onde você pode personalizar o formato das notificações do aplicativo (mais sobre isso na próxima seção).

Desabilitar notificações em massa por meio das Preferências do Sistema no macOS

Se você usa Catalina ou uma versão mais antiga do macOS, abra a Central de Notificações e pressione o ícone de engrenagem no canto inferior direito. Como alternativa, abra as Preferências do Sistema e encontre Notificações . Procure os aplicativos mais intrusivos na coluna da esquerda e defina o formato de notificação:

Nenhum (desative Permitir notificações se for no Big Sur): Desative todas as notificações para este aplicativo;
Banners : as notificações aparecerão, mas desaparecerão automaticamente;
Alertas : as notificações permanecerão à direita da tela até que você as feche manualmente.

Na mesma área, você pode definir se as notificações devem ser exibidas na Central de Notificações, entregues silenciosamente ou exibidas na tela de bloqueio, com ou sem visualização. Você pode selecionar mais de uma opção aqui e recomendamos desativar as visualizações da tela de bloqueio por questões de privacidade.

Como desativar as notificações do navegador no macOS

Notificações de navegadores podem distrair ainda mais do que bate-papos com amigos. Veja como se livrar de alertas intrusivos no Safari de agências de notícias e outros sites.

Abra o navegador e clique em Safari no canto superior esquerdo da tela. Selecione Preferências . Na janela que é aberta, alterne para a guia Sites e clique em Notificações . Escolha o nome do site na lista à direita e selecione Negar .

Na mesma seção, você pode recusar antecipadamente as ofertas infinitas de sites de receber notificações, desmarcando Permitir que sites solicitem permissão para enviar notificações .

Se você não se importa em receber alertas, mas deseja alterar o formato, abra as Preferências do Sistema, escolha Notificações , encontre o Safari na lista de aplicativos e configure as notificações do navegador de acordo com sua preferência.

Se você usa um navegador diferente, consulte nosso manual para Chrome, Firefox e mais.

Modo Não perturbe: deixe o mundo esperar

Quando você precisa de concentração máxima e qualquer notificação apenas atrapalha, o modo Não perturbe está lá para ajudar.
Enquanto o computador está no modo Não perturbe, os alertas se acumulam silenciosamente na Central de notificações até que você desligue o DND (sigla em inglês para Do Not Disturb), mas você não os verá ou ouvirá.

Como ativar o modo Não perturbe no macOS

Se você precisar desligar o mundo externo agora, pressione e segure Alt-Option e clique no ícone da Central de Notificações no canto superior direito da tela no Catalina ou em versões anteriores, ou na data e hora no Big Sur. Isso ativará o modo Não perturbe.
Alternativamente, role para cima na Central de Notificações e ative o modo com o botão de alternância lá. De qualquer forma, as notificações serão suprimidas até que você desative o modo silencioso.

Se estiver usando Big Sur, você pode abrir o Centro de Controle (o ícone à esquerda da data e hora) e clicar no item apropriado no menu. Defina uma duração do Modo Silencioso: uma hora, até esta noite, até amanhã ou até você desligá-lo.

Configuração de uma escala programada para o modo Não perturbe no macOS

Para evitar que os aplicativos de mensagens instantâneas o distraiam enquanto você trabalha ou para evitar que o e-mail corporativo interrompa suas batalhas no videogame após o trabalho, configure o modo Não perturbe para ativar no mesmo horário todos os dias: Em Preferências do Sistema, clique em Notificações e especifique um intervalo de silêncio em Não perturbe .

O macOS também pode ativar o DND por padrão enquanto o computador hiberna ou espelhar a tela para um projetor ou TV – apenas certifique-se de que essas caixas estejam marcadas na mesma seção do menu.

Aqui, você também pode permitir que o modo Não perturbe permita a passagem de chamadas; apenas habilite a opção correspondente. Como alternativa, você pode permitir apenas chamadores persistentes, marcando Permitir chamadas repetidas . Dessa forma, o sistema exibirá uma chamada recebida se o número tiver chamado nos últimos três minutos.

Outras maneiras de cuidar de você no macOS

Criação de uma área de trabalho separada para um aplicativo

Para tornar o foco na tarefa em mãos ainda mais fácil, crie um Espaço separado para um aplicativo que precisa de atenção especial. Passe o mouse ou clique e segure o botão verde com duas setas no canto superior esquerdo da janela e selecione Entrar em tela inteira no menu de contexto.

Você pode criar até 16 desses espaços de trabalho. Usar o recurso Split View permite combinar duas janelas em um Espaço, para que você não precise ficar alternando para frente e para trás. Para posicionar duas janelas lado a lado, passe o mouse sobre ou clique e segure o botão verde e selecione uma posição de janela (esquerda ou direita) no menu de contexto. Em seguida, clique na janela que deseja colocar na outra metade da tela.

Cuidando dos olhos: Ativando o Night Shift

Quando o dia de trabalho se transforma em noite ou mesmo madrugada, você pode não notar a mudança na hora e na luz, mas seus olhos e cérebro experimentam a luz azul brilhante da tela, que perturba seu ritmo circadiano. Essa é uma das razões pelas quais é mais difícil ter uma boa noite de sono depois de passar horas no computador, embora os cientistas ainda estejam debatendo isso. O recurso Night Shift muda as cores da tela para a extremidade mais quente do espectro, protegendo seus olhos.

Para voltar a ter um sono saudável, vá em Preferências do Sistema e clique em Monitores. Na guia Night Shift, selecione uma das opções no menu suspenso Programar :

Pôr do sol ao nascer do sol ativa automaticamente o turno noturno com base em sua localização;
Personalizado permite personalizar o intervalo do modo para atender as suas necessidades.

Paz e sossego finalmente

Trabalho silencioso e relaxamento não são exclusivos dos Macs. Veja como desativar notificações em iPhones e iPads, bem como em smartphones e tablets Android.

Dicas