Como ficar protegido nos jogos MMO

Os MMOGs — jogos on-line em massa para vários jogadores — vêm se tornando largamente populares nos últimos anos, o que significa, sem surpresa, que eles se tornaram grandes alvos

Os MMOGs — jogos on-line em massa para vários jogadores — vêm se tornando largamente populares nos últimos anos, o que significa, sem surpresa, que eles se tornaram grandes alvos de ataques de hackers.

Esses games criam universos alternativos, geralmente baseados em fantasia, atraindo jogadores ávidos que investem grande parte do seu tempo e às vezes dinheiro nesse entretenimento. Já houve casos em que informações pessoais, incluindo informações do cartão de crédito, foram roubadas dos próprios bancos de dados dos usuários. As pessoas levam esses jogos muito a sério, o suficiente para que hackers explorem as brechas em seus plugins simplesmente para roubar recursos dos jogadores — ouro, armas, essas coisas —, mas o perigo real é muito mais significativo. Já houve casos de MMOGs serem infestados por worms.

A mina de ouro para os hackers são os vários sites e fóruns de fãs que surgem sobre esses jogos. É comum que esses sites periféricos tenham baixos níveis de segurança, facilitando o ataque de hackers a endereços de e-mail, se eles não estiverem associados a senhas.

A partir daí, começam as clássicas fraudes eletrônicas conhecidas, como o phishing, no qual esses hackers enviam aos jogadores de MMO e-mails que parecem autênticos, informando que sua segurança foi invadida e suas senhas precisam ser redefinidas. Um portal falso de redefinição de senha é tudo o que o hacker precisa para conseguir a senha “antiga” do jogador, e ele a usará para explorar o máximo de contas on-line possível da vítima.

A melhor maneira de os jogadores de MMO protegerem seus dados é sendo metódicos com sua segurança.

  1. Utilize e-mails exclusivos: é quase certeza que você sofrerá um ataque de phishing no endereço de e-mail utilizado nos sites de fãs, portanto, estabeleça um que você utilize exclusivamente nesses sites. E fique bastante alerta com qualquer e-mail recebido nessa conta. Depois, configure um e-mail exclusivo para cada jogo MMO que você participa. Mais uma vez: não associe seu principal e-mail pessoal com nenhuma dessas contas de jogos MMO ou contas de sites de fãs. Utilize senhas diferentes para cada uma delas.
  2. Utilize senhas fortes: utilize sempre senhas fortes que não sejam palavras dicionarizadas e que contenham símbolos não alfanuméricos.
  3. Pratique jogos seguros: não pratique jogos on-line pouco desenvolvidos; se você nunca ouviu falar, provavelmente não deve confiar. E não clique nos anúncios desses jogos, pois provavelmente você também não pode confiar que sejam seguros.
  4. Adote os autenticadores: Como os autenticadores começaram a se tornar disponíveis nesses jogos populares, utilize-os.
Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.