Curso Rápido em Apuração de Informação

Você anda lendo verdade ou um monte de mentiras nas redes sociais? Aprenda a diferenciar com este guia rápido. De vira-latas em abrigos que estão prestes a fechar a Estátua

Você anda lendo verdade ou um monte de mentiras nas redes sociais? Aprenda a diferenciar com este guia rápido.

factcheck_blog_title

De vira-latas em abrigos que estão prestes a fechar a Estátua da Liberdade no centro de um tsunami, você com certeza viu este tipo de mensagens em suas redes sociais e ficou levemente impactado, deu ‘Curtir’, ‘Retweet’ ou ‘Compartilhar’. Mas o que há de comum entre todas estas mensagens virais é que dão a impressão de que foram difundidas  sem que alguém tenha pensado seriamente a respeito. O que é uma pena, na maioria das vezes os eventos já terminaram (aquele abrigo para animais fechou há anos), ou nunca aconteceram (a Estátua da Liberdade continua onde sempre esteve). Textos convincentes e uso do Photshop podem tornar difícil separar a verdade das mentiras; agora isto requer um conhecimento comum entre os jornalistas, a habilidade de checar  as informações.

Fontes Confiáveis

Um jornalista moderno precisa trabalhar tão rápido que algumas incoerências são inevitáveis. Por isso gigantes da informação como BBC e CNN publicam informação incorreta de vez em quando. Mas corrigem tais equívocos assim que a situação se torna mais clara. Esta é a principal diferença em relação a sites menores e blogs pessoais, os autores de tais canais raramente se preocupam em retificar seus textos. Então a regra geral é: agências grande e de reputação são mais confiáveis, websites especializados e menores, blogs e redes sociais merecem menos confiança. Ainda que seja muito difícil de desconfiar de blogs e redes sociais, já que tendemos a acreditar em nossos amigos.

Se você lê uma história com uma apresentação emocionada dos fatos, exageração e falta de provas, é melhor checar todos os pontos mencionados. A informação pode estar desatualizada ou ser absolutamente falsa, descobrir isso leva apenas um minuto.

Vale a pena saber que cibercriminosos usam informação distorcida para atrair suas vítimas  a websites contaminados. Geralmente usam notícias importantes e atuais. Então, antes de clicar para saber mais sobre algum evento, pense a respeito das fontes da informação e tome medidas para proteger seu computador.

Então, se vemos uma notícia ou um blog suspeito, como podemos confirmar?

Coloque no Google

Não é a maneira mais eficaz , mas dá resultados imediatos. Abra o Google (Bing ou outro buscador), coloque os principais pontos da mensagem suspeita e veja os resultados que aparecem. A maneira mais segura de analisar os links que vieram como resultado de busca é averiguar quem escreveu os textos e compará-los entre si, mas a maioria das pessoas não tem  tempo para isso. É mais fácil simplesmente olhar os site em que os conteúdos estão do que averiguar quem os escreveu. Se não são sites sérios e com autoridade (grandes sites de notícias que não se especializam em fofocas, sites governamentais, oficiais de companhias, etc)  não aparecem na primeira página de resultados e tudo que você pode ver são discussões em redes sociais, então considere tudo como enrolação.

Um exemplo recente apareceu no site de crimes do Vaticano, que divulgou uma história peculiar. Os detalhes foram suficientemente estranhos para chamar a atenção de um leitor atento:

Fact Check

Copiamos o título e colamos em Google. O primeiro resultado foi nosso artigo questionável. Depois eram só discussões em fóruns de leitores  impressionados. Para esclareer completamente as coisas, clicamos na aba ‘Novidades’ e conferimos os resultados dos sites que Google considera novos. Conclusão, a notícia não aparecia em nenhum outro lugar. Pode respirar fundo e se aliviar, um crime menos atribuído a igreja.

Fact Check 

 

Procure a Origem

Um método mais sofisticado de apuração, usado por jornalistas profissionais é procurar pela origem da informação. Sites oficiais do governo são os primeiros lugares para pesquisar sobre informações legais ou relacionadas a atividades políticas.

Para informações relacionadas a produtos ou serviços, o site oficial da companhia deve ser procurado (Google mais “XXXX site oficial” pode ajudar em sua pesquisa) junto com a seção ‘news’. Qualquer um pode navegar na seção ‘news’ usando o nome da marca e do produto, algum jornalista pode ter deixado a informação mastigada para você. TruthTeller é um serviço útil com base nos EUA e mantido pelo Washington Post, jornalistas o usam para checar as notícias mais populares e menções relacionadas a políticos.

Outra dica útil durante as pesquisas no buscador de Google News é categorizar os resultados por data. Para identificar automaticamente a primeira fonte que deu a notícia para então decidir quão confiável ela é.

factcheck-inner-3

Falsas Citações

Um fenômeno inofensivo mas atualmente popular na internet é atribuir citações falsas a pessoas famosas.

Fact Check Quotes

Fazer a pesquisa usando as menções não é bom, você encontrará inúmeras cópias e nada que ajudará a identificar o verdadeiro autor. Ao invés disso procure a coleção de citações do autor em questão.

Imagens Falsas

Verificar a validez de uma imagem é mais difícil do que fazê-lo com textos. Você pode não se preocupar e checar simplesmente o texto que acompanha as imagens. Os buscadores mais populares são Google search by image eTinEye.

Baixando uma imagem de uma rede social , você pode ver em que outros sites ela apareceu. Por exemplo, o primeiro resultado em TinEye e Google para a busca “a maior tartaruga do mundo” traz a imagem do filme japonês “Gamera a Tartaruga Gigante”.

Fact Check Turtle

Pode ser que este método não funcione para imagens de eventos recentes (como fotos do furacão Sandy) e uma análise profunda da imagem seja necessária. Procurar por fraudes nas imagens é toda uma ciência complicada, mesmo nos casos mais básicos. Requer um pouco de prática para identificar irregularidades na iluminação dos objetos na foto, diferenças no tom e na textura do corpo de uma pessoa, prestar atenção no reflexo dos olhos, ver o ponto de fuga dos objetos. O site especializado PSkiller faz algumas destas coisas automaticamente, analisando as imagens e identificando os sinais cruciais de que a imagem foi modificada em Photoshop.

Fact Check Hurricane Sandy

Dicas