Quanto valem os seus dados?

E se você pudesse pagar com seus dados pessoais por bens? Parece atraente … ou assustador?

A quantidade de dados pessoais que possuímos cresce a cada minuto: mensagens e e-mails em nossas caixas de entrada, fotos em nossos smartphones, artigos em mídias sociais, entre outros…. Já tentou estimar essa quantidade? E quanto custam todos esses dados? Bem, provavelmente, antes de responder essa pergunta, precisa pensar em outra: você estaria disposto a trocar seus dados por bens? Isso que tentamos descobrir – e abrimos uma loja em Londres para isso.

A loja que não aceita dinheiro

Decidimos achar respostas para essas perguntas. É por isso que abrimos a Data Dollar Store – a primeira e única loja pop-up onde se poderia pagar por bens com informações. Chamamos essa moeda “Dólares de Dados”. Durante dois dias estivemos abertos no vibrante centro de Londres para vender camisetas, canecas e estampas exclusivas, especialmente desenhadas pelo famoso artista de rua londrino Ben Eine.

A escolha difícil

Você não gostaria de ter uma peça de um designer descolado sem dar dinheiro real para isso? Claro! Alguns clientes entusiasmados na loja aproveitaram a oportunidade. Mas você mudaria de ideia se descobrisse que teria que dar acesso a vários dados pessoais como conversas de WhatsApp ou imagens que seriam exibidas em telas pela loja por dois dias? Ficou inseguro? Tem dúvidas agora? No entanto, pense bem, são peças exclusivas, sem nenhum dinheiro envolvido…

Qual o preço real?

Na verdade, essa é a escolha que todos fazemos com bastante frequência, mas simplesmente não percebemos. Assinamos serviços que coletam nossos dados, os processam e vendem, e em troca, recebemos algo como rede social ou filmes. Na maioria das vezes, nem sequer lemos esses termos de uso, ignoramos e aceitamos compartilhar nossos dados com todos. Com a Data Dollar Store, só queríamos conscientizar sobre isso, tornando essa “troca” mais palpável.

A coisa mais importante a ser entendida é: os seus dados custam tanto quanto você os valoriza. Então, dê um preço suficientemente alto e proteja-os corretamente – para que privacidade e informações pessoais ainda possam existir no futuro.

Dicas