Saiba como proteger sua privacidade no Facebook

A rede social está sempre alterando as configurações. Veja o que fazer para deixar seu perfil livre de bisbilhoteiros!

As configurações do Facebook vivem mudando. Ao longo de poucos anos, a empresa as alterou diversas vezes, adicionando, movendo e até removendo opções. É muito fácil se perder no meio de todas essas funções. Então, mais uma vez, estamos aqui para explicar como proteger sua privacidade no FB. Para saber mais sobre segurança na rede social, dê uma olhada em “Saiba como ajustar as configurações de segurança do Facebook“.

As abas das configurações do Facebook possuem uma grande variedade de opções. Estruturaremos nosso tutorial de acordo com a forma com que são organizadas atualmente.

A aba Privacidade

Quem pode ver minhas coisas? A aba possui três configurações interessantes.

  1. Quem pode ver suas publicações futuras? Sem mistério aqui: Use essa configuração para especificar quem verá suas novas publicações: seus amigos do Facebook, amigos de amigos, toda a Internet ou um grupo definido de pessoas. Tome nota de que essa opção não altera as opções de acesso de posts antigos, apenas dos novos. Se você quiser esconder publicações antigas, veja o tópico 3.

Também é interessante enfatizar que você não precisa procurar cuidadosamente dentro das configurações para encontrar essa opção – se o que você quer é configurar quem pode ver um novo post, use o botão abaixo do campo da publicação à esquerda do botão Publicar.

  1. Analisar todas as suas publicações e os itens em que você foi marcado. Clicando no seu link você vai para o seu Registro de Atividades. Quando você gosta de um post ou deixa um comentário em uma publicação de um amigo, essas ações aparecem aqui.
  1. Limitar o público para as publicações que você compartilhou com Amigos de Amigos ou Público? Essa configuração permite que você esconda publicações antigas de amigos de amigos ou de usuários da internet de forma geral. Mesmo se ativá-las, seus amigos ainda terão acesso. Tenha cuidado: se você quiser desfazer essa ação no futuro, terá de ajustar a audiência de cada publicação. Você pode aprender mais sobre isso aqui.

Lembre-se, você pode alterar o direito de acesso de uma publicação a qualquer momento. É só escolher Editar publicação, e clique no botão com os direitos de acesso (à esquerda do botão Salvar) e escolha o grupo que você quer que veja a publicação.

Quem pode entrar em contato comigo? – aqui você define quem você enviar solicitações de amizade: todo mundo ou amigos de amigos.

Quem pode me procurar? – As pessoas podem usar o Facebook para procurar por outras pessoas pelos seus números de telefone e e-mail. Use essa configuração para permitir ou proibir a mídia social de exibir sua conta para pessoas tentando te achar por meio desses dados.

Aqui você também pode esconder sua conta do Facebook do Google, Yahoo e outros mecanismos de busca.

Linha do Tempo e Marcações

Quem pode adicionar conteúdo à minha Linha do Tempo?
Quem pode publicar na sua Linha do Tempo? Escolha quem pode postar em sua página – apenas você ou seus amigos também. A principal (e normalmente a única) razão pela qual as pessoas utilizam essa opção é para o caso de aniversário de amigos. Contudo, se há estranhos entre seus amigos do Facebook você devia considerar limitar acesso a sua Linha do Tempo.

Analisar as publicações nas quais seus amigos marcam você antes de serem exibidas na sua Linha do Tempo? Aqui você pode controlar publicações por meio de tags. Ative a função e esses posts serão automaticamente adicionados à página de Análise da Linha do Tempo -você receberá notificações e poderá verificá-las individualmente.

Tenha em mente que essa opção permite exibir ou esconder publicações marcadas apenas na sua Linha do Tempo. Conteúdo no qual você foi marcado, estará disponível independentemente disso nos resultados de busca do Facebook, feeds de notícias e outros locais na mídia social.

Quem pode ver o conteúdo da minha Linha do Tempo?
Analise o que outras pessoas podem ver na sua Linha do Tempo – clique para ver o visual da sua Linha do Tempo para outras pessoas – ou para um amigo em específico.

Quem pode ver as publicações em que você foi marcado na sua Linha do Tempo? Temos controle sobre o conteúdo que publicamos. Alguns amigos nos marcam em fotos e publicações que não deviam ser públicas. Se você não quiser analisar marcação por marcação antes que elas cheguem em sua linha do tempo você pode definir configurações para publicações como essas automaticamente.

Escolha “Somente Eu” ou faça uma lista em “Personalizado” que poderá esconder essas publicações com marcação do público. Você também pode desmarcar manualmente qualquer publicação que você não goste.

Quem pode ver o que outras pessoas publicam na sua Linha do Tempo? Aqui você esconde de amigos o que seus outros amigos publicaram em sua Linha do Tempo.

Como faço para gerenciar marcações que as pessoas adicionam e sugestões de marcações?
Analisar marcações que as pessoas adicionam às suas publicações antes de serem exibidas no Facebook? Às vezes, amigos marcam pessoas em suas fotos que não estão lá. Além disso, essa marcação pode atrair a atenção de pessoas fora do seu ciclo de amigos que prefeririam não ver a publicação em questão. Essa opção permite que você tenha controle desse tipo de situação.

Quando for marcado em uma publicação, quem você deseja adicionar ao público caso ainda não esteja adicionado? Você pode adicionar ou ocultar posts nos quais você foi marcado a sua Linha do Tempo. Mas mesmo que você os esconda a publicação ainda estará visível na página de seu criador, no feed de notícias, nos resultados de busca de amigos mútuos e em outros lugares Se quiser esconder essas fotos, escolha “Somente eu”.

Quem vê as sugestões de marcações quando fotos parecidas com você são carregadas? O Facebook usa um sistema de reconhecimento facial para combinar fotos com usuários. Quando as pessoas carregam fotos, a mídia social faz sugestões – para facilitar as marcações. Se você quiser que o Facebook pare de fazer isso com você, use essa configuração.

Bloqueio

Temos três funções úteis.

Lista de Restritos – essa lista é mais uma forma de dividir publicações em pessoais e públicas. Amigos que você adiciona a lista não serão capazes de ver publicações que são visíveis a seus amigos e ao público geral. Amigos restritos ainda terão acesso a coisas que você compartilha publicamente ou na Linha do tempo de um amigo em comum, além de publicações em que estejam marcados. O Facebook não notifica usuários que são adicionados à Lista de Restritos. Você pode ler mais sobre essa opção aqui.

Bloquear usuários – Se você quiser romper totalmente com um certo usuário do Facebook, apenas o bloqueie. A pessoa bloqueada não verá o que você posta na Linha do Tempo ou será capaz de marcar, convidar para eventos ou grupos, começar conversas, ou adicionar seu perfil como amigo.

Bloquear Páginas – você também pode bloquear páginas que pertencem a lojas online, jornais, ou outras empresas. Veja bem que esse rompimento é mútuo: A página bloqueada não será mais capaz de interagir com seus posts, curtir ou responder seus comentários, e você será incapaz de publicar na Linha do Tempo da página ou enviar-lhe mensagens. Se você curtiu a página antes, ao bloqueá-la isso será desfeito.

Posts públicos

Quem pode me seguir : Aqui você pode permitir que pessoas que não são seus amigos o sigam. Se elas o fizerem, suas publicações públicas serão adicionadas ao feed de notícias delas.

Comentários, Notificações e Informações públicos em seu perfil: Aqui você pode escolher quem pode comentar em suas publicações públicas, e decidir se você quer receber notificações para quando usuários que não estão na sua lista de amigos o seguem, curtem, comentam ou compartilham suas publicações públicas.

Anúncios

O Facebook reúne dados sobre você: o que curte e publica, quais sites você conecta a mídia social, e mais. A mídia social usa essas informações para mostrar a você e seus amigos anúncios relevantes. Se você não gosta da ideia, proíba o Facebook de usar seus dados para propaganda.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.