Como encontrar um jogo grátis e evitar golpes 

Cinco coisas que devem ser consideradas na hora de escolher um jogo grátis para seu computador.  

De modo geral, você não deve baixar qualquer coisa grátis que encontrar pela frente ou abrir links que prometem brindes. Algo que parece de graça pode custar caro, mesmo que seu bom humor seja o único preço. Mas se mesmo assim você optar por buscar este tipo de itens, compartilhamos algumas dicas sobre como escolher um jogo para que não se decepcione depois. 

Baixe jogos de fontes confiáveis 

Cada vez mais plataformas de jogos aparecem a cada ano: a posição dominante da Steam no mercado estimulou OriginuPlayEpic Games Store e outras a tentarem desenvolver as suas próprias opções. E muitos desenvolvedores independentes querem vender jogos diretamente em seus próprios sites para evitar o pagamento de comissões de vendas às lojas. Portanto, alguns jogadores se acostumaram com a ideia de que não há nada de errado em baixar um jogo diretamente de um site aleatório, mesmo que não tenha referência ou conheça.  

Classificar uma gama tão diversa de ofertas pode ser difícil, uma situação que os golpistas da Internet exploram. Por exemplo, eles atraem os jogadores para sites de phishing, onde distribuem malwares feitos para se parecerem com novos jogos ou títulos gratuitos conhecidos, como Fortnite. 

Portanto, se você for solicitado a baixar algo de um site desconhecido, resista à tentação. (Além disso, nunca clique em links de estranhos; mesmo um único clique em uma URL pode fazer o download de algumas coisas desagradáveis.) 

Insira manualmente em seu navegador o endereço da loja de jogos

Links que afirmam levar a sites oficiais nem sempre o levarão até lá. Se alguém escrever uma postagem em um fórum alegando que você pode baixar a coleção de Battlefield gratuitamente na loja Origin, tome cuidado antes de inserir seu nome de usuário e senha em qualquer página em que o link abrir. O site pode muito bem ser falso, hospedado em um endereço muito semelhante ao da loja real. Os hackers desejam coletar suas informações de login e roubar sua conta. 

De modo geral, mesmo que uma oferta em um fórum não pareça excessivamente generosa, ainda pode ser umtruque. É melhor usar os clientes oficiais das lojas de jogos ou inserir a URL na barra de endereço do seu navegador manualmente. 

Procure por desenvolvedores e distribuidores verificados

Mesmo pequenos estúdios podem lançar jogos que se tornam sucessos globais, então os gamers seguem novos desenvolvedores tão de perto quanto as grandes distribuidoras estabelecidas. Os cibercriminosos que disfarçam malwares como se fossem os últimos lançamentos independentes, com acesso antecipado, estão procurando explorar esse comportamento.

Portanto, antes de baixar qualquer coisa, você deve primeiro pesquisar as informações sobre o projeto na Internet. Se o desenvolvedor encontrou algum problema de segurança, provavelmente você encontrará histórias sobre ele na mídia especializada em jogos e em fóruns. O que nos leva à nossa próxima dica… 

Leia as avaliações de outros jogadores 

Em 2018, os desenvolvedores do jogo Abstractism, que passou pela moderação da Steamforam pegos secretamente minerando criptomoedas nos computadores dos usuários. Foram os jogadores que expuseram o esquema, percebendo que o programa consumia muitos recursos. Mesmo antes de os administradores da plataforma perceberem o golpe, as avaliações deixadas por jogadores irritados derrubaram a classificação do jogo.

Portanto, certifique-se de ler as análises antes de instalar um jogo. Se um game recebeu muitas críticas, isso deve fazer você pensar duas vezes. 

Não desative sua proteção 

É muito difícil estar alerta constantemente. Se, por algum motivo, você clicar distraidamente em um link, no entanto, pode contar com uma solução confiável de segurança para combater malwares e golpistas. O software antivírus pode detectar um site fraudulento antes que ele cause qualquer dano, verificar arquivos de instalação, bloquear atividades suspeitas e proteger seus dados mais valiosos. 

Alguns jogadores desativam suas proteções porque acham que isso ajudará a maximizar o desempenho do jogo. Na verdade, isso é uma má ideia, principalmente porque, no momento em que você desativa sua solução antivírus, a proteção integrada do Windows entrará em ação e consumirá alguns dos recursos do seu computador. Por outro lado, outras soluções, como o Kaspersky Security Cloud, oferecem um modo de jogo no qual o software antivírus diminui sua carga na CPU durante o jogo. O Microsoft Defender não oferece esse recurso. 

Jogue gratuitamente e com segurança 

Os jogos grátis podem oferecer tanta diversão e qualidade quanto os produtos pagos. Os exemplos de Dota 2, League of LegendsFortnite e vários projetos de desenvolvimento indie na Steam provam isso. No entanto, pensar em segurança deve ser prioridade.  

  • Baixe jogos apenas de fontes oficiais. Se você não está familiarizado com um site, como sabe se o estranho que postou o instalador do jogo não adicionou nada a ele? 
  • Verifique a reputação do desenvolvedor e do editor antes de baixar um jogo: se já foi descoberto que eles agiram de forma antiética no passado, você deve evitar este lançamento. 
  • Explorcomentários e impressões de outros usuários sobre o jogo. Se for uma fraude, outras vítimas podem já ter escrito uma crítica furiosa. 
  • Proteja-se com uma solução de segurança. Se você usa nossos produtos, não precisa se preocupar com o desempenho; nosso modo de jogo minimiza o consumo de recursos. 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.