Google Troca sua Privacidade por “Hangouts”

Recetemente escrevemos sobre a falta (suspeita) de discussões a respeito de privacidade na apresentação de Google na I/O Conference de San Francisco. Mesmo que o tema não tenha sido muito

Recetemente escrevemos sobre a falta (suspeita) de discussões a respeito de privacidade na apresentação de Google na I/O Conference de San Francisco. Mesmo que o tema não tenha sido muito debatido durante o evento, o comportamento de Google falou mais alto que seu silêncio quando a companhia lançou uma nova plataforma de mensagens instantâneas para substituir o antigo aplicativo “Talk”.

hangouts_title

Como apontado pelos ativistas de the Electronic Frontier Foundation, o plano de Google  de passar do antiquado “Talk” para a nova plataforma “Hangout” tem duas consequências: uma relacionada ao protocolo atual de serviços de mensagens (XMPP), ferramenta de comunicação open-source utilizada por Google e que perderá dramaticamente a utilidade a medida em que a marca implementa seu novo serviço de mensagens.

XMPP garantia que os usuários pudessem se comunicar através de várias plataformas, usando o Talk para enviar mensagens a  AOL Instant Messenger ou qualquer outro serviço de chats. Isto também garantia que o framework open-source de Google suportava criptografia  ‘não garavável’ (OTR). Hangouts não será compatível com a mesma.

A segunda consequência, aparentemente mais relevante (mas na verdade menos impactante) é que na nova plataforma de Hangout os usuários não terão mais opção “going of the record” para todas suas conversas. “Going off the Record” significa exatamente o que parece: fazer com que o historial de sua conversa não seja armazenado por Google. Usuários continuarão podendo não gravar seus conteúdos, mas a restrição se aplica apenas a outros usuários.

A explicação de Google:

“Fizemos mudanças nas configurações de historial de Google Chat e Google Talk. Você poderá colocar chats “off the records” individualmente, mas não terá mais a opção de deixar de gravar o historial de toda e qualquer conversa.”

Esta mudança trará mais do que pequenos incovenientes e nossa peorucpação se justifica apenas pela desconfiança de farsas online, certo? Mais ou menos, ao ser analisada com mais profundidade a interrupção de XMPP apresenta consequências mais sérias.

Como Parker Higgins da EFF apontou, usuários preocupados com privacidade que querem usar códigos OTR não poderão fazer isso. A ironia está no fato de que o código OTR é um protocolo de comunicações encriptadas e Google está terminantemente ignorado-o . “Na verdade OTR é um componente importante na segurança das comunicações online” Quando duas pessoas estão usando OTR, ninguém além delas poderá ter acesso ao conteúdo de suas comunicações, inclusive o provedor do serviço. O framework antigo do XMMPP permitia que os usuários tivessem seus próprios servidores de chats, habilitando a criptografia OTR para eles. Isto mudou.

“Os clientes deverão usar os servidores  de  chat de Google e se desconectar das  pessoas que não o fazem” escreveu Higgins. “O pior de tudo é  que os usuários de Google não receberão nenhum aviso sobre a mudança, seus amigos que usam jabber.orgmember.fsf.org, ou qualquer outro serviço de XMPP simplesmente nunca mais parecerão online no chat.”

O fato é que nenhum outro aplicativo de Google será compatível com OTR, os usuários serão mantidos com a abertura do framework XMPP. Em outras palavras, Google está trocando as condições de segurança e privacidade oferecidas pela plataforma open-source Talk pela nova plataforma de Hangouts, uma maneira discreta, competitiva e rápida da companhia unir outros aplicativos que anteriormente eram incompatíveis, como G-Chat, Google Voice e Google+ Hangouts (não se confunda com o serviços homônimo à mesma plataforma).

A grande maioria de nós ficará desapontada com Google, uma companhia que protegia seus usuários e está estabelecendo uma nova plataforma que não considera a privacidade.

Sejamos justos, Talk era ótimo há oito anos quando os serviços de mensagens de computador para computador eram novidade. Talk realmente revolucionou a maneira como os usuários se comunicavam entre as plataformas. Mas agora, com mensagens initerruptas enviadas a diferentes dispositivos e sistemas operativos para chats como os de What’s App, BlackBerry e Facebook que podem realmente acabar com as mensagens SMS e com os antigos sistemas de chat. The Verge publicou uma nota excelente e exclusiva (em inglês) detalhando a nova plataforma Hangouts de Google e explicando exatamente como Google, que parecia saber o que estava fazendo, ficou tão obsoleto no setor de mensagens para sistemas mobile. Definitivamente vale a pena ler.

Dicas