Guia para Armazenamento em Nuvens de Dados

As nuvens de informação são o assunto do momento, mas ao armazenarmos informação pessoal e professional em servidores externos é essencial ter em consideração que nada é 100% seguro. Em

As nuvens de informação são o assunto do momento, mas ao armazenarmos informação pessoal e professional em servidores externos é essencial ter em consideração que nada é 100% seguro.

Em primeiro lugar, os agressores podem invadir até servidores razoavelmente seguros das maiores companhias para roubar  informação dos usuários, pergunte a Evernote, Yahoo ou Dropbox. Mas o maior perigo vem dos ataques mais simples que se aproveitam de informações acessíveis como endereços de e-mail ou residenciais para criar senhas e invadir uma conta; depois disso é apenas um passo para invadir muitas outras contas e roubar sua informação pessoal, profissional e financeira, atingindo sua reputação, destruindo e eliminando suas contas online.

Os maiores danos são ocasionados pelos ataques mais simples, que se aproveitam de informações acessíveis como endereços residenciais ou de e mail para criar senhas para uma conta.

 

Claro que é melhor guardar informação em nuvens do que ter que armazenar emails, músicas, fotos e etc, em nossos discos rígidos.  Mas as falhas de segurança nas nuvens são severas, como as apontadas no realatório do pesquisador da Kaspersky Lab Costin Raiu.

“O risco de que sua informação seja roubada ou perdida para sempre é iminente” e diz ainda “Quem rouba isso pode usar a informação para todos os tipos de maldades”.

Como você pode proteger tudo que armazena com tantos riscos ameaçando as nuvens?

-Use a autenticação em dois passos sempre que possível. Google, Facebook e Twitter e cada vez mais sites a oferecem. Não é a maneira  mais rápida de acessar sua informação, mas protege muito mais tudo aquilo que você valoriza.
 -Use senhas diferentes para cada uma de suas contas. Pode ser difícil decorá-las, mas você pode usar um password manager para te ajudar a guardá-las.
-Use logins diferentes. Não use logins muito simples, como o primeiro nome ou sobrenome seguido de @gmail.com ou @yahoo.com para diferentes contas.
-Crie emails com finalidades financeiras e recupere informação. Crie um email para qualquer conta que tenha informações financeiras ou de cartão de crédito. Crie contas separadas para login e recuperação de informação.
-Faça backups físicos de sua informação. As nuvens falharão no meio do caminho, qualquer coisa essencial deve ser armazenada regularmente em vários drives e lugares. Guarde esta informação em seu PC e também em HDs externos e mantenha estes discos externos em lugares seguros fora de sua casa, no escritório na casa de parentes, por exemplo, para que esta informação não se perca mesmo em casos de incêndio ou qualquer outro tipo de desastre.
-Tome precauções extras com informação específica. Existem três níveis de proteção para informação específica.

  • O mais básico é proteger documentos específicos de Word ou Excel com senhas, para fazer isso clique em “Ferramentas”  depois em “Proteger Documento” e então crie a senha.
  • A próxima medida  de segurança é encriptar e comprimir arquivos a formatos RAR ou Zip para protegê-los.
  •  O próximo passo  de proteção, ainda mais efetivo, é usar programas de encryption inlcuidos em suítes de de segurança completos como PURE 3.0  desenolvidos para manter sua informação em segurança.

 

-Senhas, senhas, senhas. A maneira mais simples de proteger toda e  qualquer informação é por meio de senhas extremamente fortes (e não usá-las para diferentes contas). Não  use palavras que podem ser encontradas no dicionário. Também evite datas ou nomes. Crie senhas longas, com mais de 18 caracteres que variam entre números, letras e símbolos não alfa numéricos. Decorá-las pode ser complicado no começo, mas password managers podem te ajudar.

-Proteja todos seus equipamentos – Certifique-se que todos seus aparelhos estejam igualmente seguros pelas soluções  mais inovadoras. Use Kaspersky Mobile Security em Androids e  Find My iPhone para aparelhos Apple. Também é importante tomar medidas de segurança extra como uma senha PIN para bloquear seus dispositivos móveis.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.