Implicações de segurança do uso de tethering em seu celular

Digamos que você esteja em um espaço público e deseja utilizar seu notebook para acessar a Internet, mas o recurso WiFi não está disponível. Bem, se você tem celular, pode

Digamos que você esteja em um espaço público e deseja utilizar seu notebook para acessar a Internet, mas o recurso WiFi não está disponível. Bem, se você tem celular, pode plugá-lo ao seu notebook para se conectar à Internet.

É conhecido como tethering esse processo de utilizar o celular como um modem para seu notebook, conectando-os por um cabo USB ou por uma conexão Bluetooth ou WiFi.

E o recurso de tethering não deve ser usado apenas quando não há um ponto wireless próximo de você — ele pode ser uma alternativa mais segura do que redes WiFi públicas. Em geral, os hackers ficam escondidos nas redes Wi-Fi públicas desprotegidas esperando a chance de explorar as informações que estão sendo enviadas por elas, por isso seus dados ficarão muito mais protegidos se forem enviados diretamente do seu celular habilitado com o recurso de tethering.

Se você conseguirá conectar seu celular ao seu notebook pelo recurso de tethering e o quanto você pagará por isso dependerão da sua operadora. A maioria das principais operadoras cobra tarifas únicas ou tarifas proporcionais baseadas no uso adicional de dados, ou não autoriza o uso de tethering. Não surpreende que a relutância dessas grandes operadoras em permitir o uso de tethering vem sendo sempre discutida nos tribunais federais nos últimos anos, mas as barreiras estão sendo lentamente quebradas por ordem judicial.

Contudo, existe uma grande chance de você precisar pagar uma taxa única à sua operadora para que ela autorize o uso de tethering, e essas taxas às vezes permitirão o uso adicional de dados. Em muitos casos, se você não precisar pagar essa taxa única, perderá muito rapidamente vários dados distribuídos segundo os termos do seu contrato e terá de pagar por dados adicionais.

De qualquer modo, você provavelmente desejará explorar o mundo de aplicativos que permitem o recurso de tethering. Para Android existem vários deles gratuitos, enquanto o iPhone oferece uma opção por US$ 30 vendida fora da loja da Apple.

Além das possíveis cobranças extras envolvidas com o recurso tethering, existem outras desvantagens. A primeira delas é que sua conexão com a Internet pode não ser tão rápida pelo celular, principalmente se você estiver se conectando no modo sem fio. A segunda desvantagem é que a bateria do seu celular se esgota com mais rapidez, a menos que ela fique conectada a uma fonte de energia.

Apesar de tudo, o recurso de tethering é uma ferramenta valiosa, principalmente para pessoas que viajam com frequência e sempre precisam de uma conexão segura com a Internet enquanto se deslocam.

 

 

Dicas