Kaspersky Next: um novo portfólio de soluções de segurança

Vamos falar sobre nossa linha atualizada de soluções de segurança corporativa.

Em 2024, decidimos revisar nosso portfólio para torná-lo mais objetivo e adaptado para as necessidades dos clientes. Este post explica exatamente as mudanças e os por quês.

Evolução da proteção

Vamos começar destacando que, à medida que o cenário de ameaças está em constante mudança, também estão as necessidades de segurança corporativa. Apenas uma década atrás, a única ferramenta necessária para proteger uma empresa contra a maioria dos ciberataques era uma plataforma de proteção de endpoint (EPP). Desde então, os métodos dos cibercriminosos se tornaram cada vez mais sofisticados — ao ponto de simplesmente monitorar as estações de trabalho e os servidores não ser mais suficiente para detectar atividades maliciosas.

Os ciberataques atuais podem ser realizados emulando processos legítimos, sem o uso de nenhum malware. Cada vez mais, ameaças em massa estão começando a usar táticas e técnicas anteriormente associadas apenas a ataques direcionados. Para detectar tais atividades e proporcionar uma investigação de incidentes adequada, as empresas agora devem coletar e correlacionar dados de endpoints, identificar atividades suspeitas na infraestrutura e, mais importante, tomar contramedidas imediatas: isolar arquivos suspeitos, interromper processos maliciosos e cortar conexões de rede. Para responder adequadamente à crescente complexidade das ameaças, outras ferramentas são agora indispensáveis: Detecção e Resposta de Endpoint (EDR) torna-se o essencial, idealmente com Detecção e Resposta Estendidas (XDR).

No entanto, a EDR não substitui a EPP. São soluções complementares que resolvem problemas diferentes. Para uma proteção assertiva da infraestrutura, elas devem trabalhar em conjunto. Por isso, os clientes se viram tendo que adquirir várias ferramentas para garantir um nível adequado de segurança da informação. Decidimos simplificar esse processo lançando uma nova linha de produtos que oferecem os processos de segurança necessários para o mundo de hoje, com funcionalidades associadas de EDR e XDR.

Linha de produtos simplificada

Outro motivo para repensar a linha de produtos é a ampla gama de soluções que oferecemos. Os clientes tinham que analisar muitas opções no processo de aquisição, demandando um investimento de tempo significativo. Portanto, decidimos simplificar e garantir que as variações na linha da Kaspersky Next cubram as principais necessidades de um determinado grupo de usuários corporativos. Essa abordagem é eficiente e nos permite usar recursos para desenvolver as ferramentas necessárias para implementar a estratégia XDR — ampliando um único console para produtos que protegem diferentes ativos, expandindo as funcionalidades para integrações necessárias para a detecção complementar de ameaças, bem como para lançar novos produtos, aprimorando ainda mais nosso XDR.

A nova abordagem em nosso portfólio da Kaspersky Next garante máxima transparência das funcionalidades de nossos produtos. Conhecendo as ameaças relevantes para sua empresa e o nível de maturidade da sua equipe de segurança, você pode escolher uma das três opções que compõem a Kaspersky Next, uma solução básica, e depois estender a abrangência com produtos e serviços adicionais que cubram vetores de ataque específicos e forneçam assistência especializada quando sua equipe interna precisar.

E quanto às licenças antigas?

Nossa proposta atual não visa descontinuar o suporte de nosso portfólio de produtos anterior. Também não planejamos parar de vender licenças imediatamente. Pelo menos até o final deste ano, as empresas têm a opção de adquirir as duas abordagens de nossas soluções. Com o tempo, deixaremos de vender novas licenças, mas entendemos que uma migração abrupta para novo software pode impactar nos fluxos de trabalho das empresas, então continuaremos a renovar as licenças já adquiridas, conforme necessário. A aposentadoria final dos produtos legados não ocorrerá a curto prazo.

Para saber mais sobre Kaspersky Next, visite nossa página oficial.

 

Dicas