Kaspersky Safe Kids recebe certificado de controle parental pela AV-TEST

De acordo com o certificado, o software de segurança para crianças consegue bloquear até 100% de sites com conteúdo para adultos no Windows

Como resultado do desempenho em 2021, o Kaspersky Safe Kids acaba de ser reconhecido pela AV-TEST como dotado de recursos completos necessários para proteger crianças em qualquer dispositivo: Android, Windows e iOS. A AV-TEST destaca a ótima categorização de sites e capacidade de gerenciar seus acessos. Os resultados dos testes também mostram um nível confiável para restringir páginas com conteúdo inadequados, o que proporciona uma navegação segura para as crianças.

De acordo com a pesquisa Crianças Digitais, da Kaspersky com a consultoria Corpa, mais de 70% das crianças brasileiras ganham seu dispositivo móvel antes dos 10 anos. Para garantir a proteção e segurança de suas experiências digitais, os pais estão recorrendo a aplicativos de controle parental. Esses programas ajudam a proteger crianças de conteúdo inadequado on-line, limitando o tempo de uso dos dispositivos e até mostrando a localização desses usuários, caso o aparelho tenha essa função disponível.

Dentre os melhores recursos do Kaspersky Safe Kids, a AV-TEST indicou especificamente o alto nível de proteção na navegação. O Kaspersky Safe Kids bloqueou em média 90% dos endereços potencialmente inadequados[1] quando usado em um computador Windows, e 85% em um celular Android[2]. O melhor resultado entre as categorias de bloqueio de sites ocorreu em “conteúdo para adultos”, com 100% dos links bloqueados no Windows[3]. Vale notar que o Kaspersky Safe Kids bloqueia sites de 14 categorias diferentes[4] em 15 idiomas[5].

Os testes em laboratório também revelaram que a taxa de detecção de bloqueio excessivo diminuiu em 2021: no Windows, era de 9% em 2020, caindo para 6,7% no ano seguinte. No Android, foi de 8% a 6% no período.

Em relação aos outros recursos do Kaspersky Safe Kids, a AV-TEST indica o controle de aplicativos. Ele permite que os pais bloqueiem apps por categoria no Android e no Windows. Em dispositivos iOS, essa opção funciona usando a configuração de critério de idade na App Store. Por exemplo, os pais podem limitar o acesso a todos os aplicativos de redes sociais ou a um programa específico, além de restringir o tempo que as crianças podem usá-lo.

De acordo com o teste, o Kaspersky Safe Kids também tem um recurso de relatórios amplo e informativo. Eles mostram resultados detalhados de pesquisas e a atividade em redes sociais, além de destacar o conteúdo online acessado e se houve alguma tentativa de evitar o aplicativo de controle parental. Esses relatórios podem ajudar a monitorar efetivamente a atividade digital das crianças e também entender melhor seus passatempos e interesses.

Outros recursos que chamaram a atenção da AV-TEST foram o monitoramento em sites de pesquisa (que garante o acesso apenas a conteúdos adequados), o geofencing (criação de uma área em que a criança pode circular sem ser monitorada) e a localização do aparelho da criança. Também foram destaque o monitoramento de bateria do aparelho e os alertas de baixo nível de bateria, além das restrições de tempo ou de período para cultivar uma vida online equilibrada.

“Em 2021, a AV-TEST testou o Kaspersky Safe Kids pela sexta vez. O programa de controle de pais da Kaspersky está melhorando regularmente a cada ano em que é avaliado. Os novos recursos de proteção são ampliados, e os existentes, aprimorados. Ele oferece proteção muito abrangente e é capaz de dar segurança aos pais para que possam deixar as crianças on-line, além de proporcionar algumas proteções no mundo off-line”, afirma David Walkiewicz, diretor de pesquisa de testes da AV-Test.

Os aplicativos de controle de pais vão além de proporcionar uma experiência digital segura para as crianças. Também permitem que os adultos administrem qual conteúdo pode ser acessado. Com a ajuda desses programas, os pais também podem incitar uma boa relação das crianças com seus dispositivos, estabelecendo determinados hábitos. Estamos muito satisfeitos pelo Kaspersky Safe Kids ter sido reconhecido por fornecer ferramentas de proteção abrangentes para esses usuários, além da qualidade crescente da categorização de sites“, afirma Claudio Martinelli, diretor-executivo da Kaspersky para a América Latina.

O relatório completo “Kaspersky Safe Kids: teste de certificação de controle parental de 2021” está disponível neste link.

Para saber mais sobre o Kaspersky Safe Kids, acesse aqui.

Proteja o que mais importa

 

Dicas