Queda da Bolsa após Ataque em Twitter

Muitos cidadãos americanos consideram o Dow Jones como o referencial da economia do país. Qualquer criança na educação primária pode calcular o índice criado em 1896. E o fato de

Muitos cidadãos americanos consideram o Dow Jones como o referencial da economia do país. Qualquer criança na educação primária pode calcular o índice criado em 1896. E o fato de que um simples tweet tenha afetado a sólida bolsa  de Nova Iorque não é nada reconfortante. 

dj_blog_title

Este foi o ataque a Twitter com maior impacto até hoje. O mundo tomou um susto quando a conta de notícias políticas da Fox foi hackeada e anunciou a morte do presidente Barack Obama. Este tipo de ataques é comum, mas na maioria das vezes as consequências se resumem a humilhação e vergonha aos donos dos perfis.

Diferente do caso desta semana, depois do ataque as ações cairam e pessoas começaram a perder dinheiro, em muitos casos sem chance de ser recuperado. Assim é Wall Street, sorte que Twitter e a associação de imprensa americana esclareceram os fatos com rapidez. Se a notícia ficasse online por mais tempo os efeitos poderiam haver sido ainda mais devastadores.

A rede social Twitter pode ser realmente perigosa, inclusive em um mundo onde não existam roubos de perfis.

O Twitter pode ser realmente perigoso, mesmo em um mundo onde não existam roubo de de perfis. Por isso aconselhamos, uma vez mais, a comprovar a informação publicada neste meio.Não seria a primeira vez que um canal publica uma notícia falsa.

CNN e outros meios se pronunciaram a respeito dos perigos de Twitter (e do jornalismo pouco qualificado), depois da publicação de notícias falsas na semana seguinte ao atentado de Boston. Ainda acham que Twitter é seguro? Perguntem ao político americano Anthony Weiner, quem arruinou sua carreira profissional depois de enviar fotografias inapropriadas a uma mulher que não era sua esposa, via Twitter. Weiner alegou que sua conta tinha sido hackeada, infelizmente não era verdade.

Outro grande problema é que Twitter, diferente de Google, Facebook ou Apple, não oferece o sistema de verificação de identidade. Em tal sistema o usuário deve colocar sua senha e depois um código que foi enviado por SMS a seu celular. Este método possui várias versões.  Algumas incluem um token físico ou identificação biométrica. Mesmo assim o sistema de SMS (como o que usa Google e Facebook) dificultaria o trabalho dos hackers na hora de invadir uma conta de Twitter.

Apesar de tudo isso, continuamos acreditando que Twitter é uma ferramenta útil, ainda que potencialmente destrutiva dependendo das mãos em que caia.

Podemos continuar twitteando, mas com cuidado. Felizmente os investigadores de Kaspersky Lab disponibilizaram no blog Virulist, uma lista de medidas para ter em consideração antes de abrir uma conta em Twitter.

Os usuários deveriam instalar uma solução de segurança que inclua firewall, proteção antivirus e tecnologia avançada para identificação e prevenção de exploits. Além disso, é essencial atualizar os sistemas operativos, navegadores e softwares. Não podemos esquecer de usar conexões codificadas (HTTPS) na hora de enviar informações confidenciais. Lembre-se de usar senhas fortes e únicas. Por fim, devemos evitar acessar a rede social através de WiFi público e não dar suas senhas a ninguém.

 Acredita-se que o grupo de hackers Syrian Electronic Army, responsável por ataques na Rádio Pública Nacional (EUA), Reuters, Fifa, Qatar Foundation e Universidade de Harvard, tenha participado do caso Twitter. Os hackitivistas são defensores do Bashar-al-Assad e temos certeza de que escutaremos mais notícias a respeito deles no futuro.
Dicas