MWC 2021: Não há lugar para tecnófobos

Crachás digitais, testes de COVID a cada 72 horas, máscaras FFP2 obrigatórias e outros sinais do novo normal no MWC21.

Após um intervalo de mais de dois anos, a feira Mobile World Congress voltou no final de junho gerando opiniões variadas. Antes da pandemia, todos os oito pavilhões de exposições principais estavam lotados, mas este ano apenas três deles se aproximaram da capacidade total. Muitas empresas importantes decidiram ignorar a MWC21. Os anúncios de novos produtos não foram os mais interessantes de todos os tempos, e com a Espanha ainda lutando para lidar com seus novos casos de COVID-19, alguns acharam que eventos de grande escala deveriam esperar.

A lista de críticas ao evento é longa e justificada. A MWC21 realmente esteve muito longe das colossais conferências Mobile World Congress do passado. No entanto, o evento deste ano ainda foi interessante e importante. Em primeiro lugar, e talvez principalmente, simbolizava um retorno a alguma aparência de normalidade pós-pandêmica, embora não se assemelhe ao que se teria considerado normal alguns anos atrás.

Em segundo lugar, a MWC21 também deu uma prévia de como outras grandes conferências e eventos semelhantes com grandes grupos poderiam ser realizados em um futuro próximo. As extensas medidas de segurança podem ter sido o aspecto mais interessante do evento. Gostemos ou não, essas tecnologias vão se tornar parte de nossas vidas diárias se quisermos fazer algo offline.

Uma estranhamente deserta Fira Gran Via Barcelona

No post sobre a MWC2 do Eugene Kaspersky tem muito mais fotos do evento

Sem smartphone, não entra

Grandes eventos já têm usado apps há algum tempo. Antes uma conveniência para os visitantes (por exemplo, para ver a programação ou se registrar para uma sessão), os aplicativos de conferência como um requisito de entrada são uma novidade.

Tendo renunciado aos conhecidos crachás de eventos físicos, a conferência exigiu um smartphone moderno com uma versão recente do Android (ou plataforma não-totalmente-Android da Huawei) ou iOS para executar seu aplicativo. A discriminação contra usuários de telefones mais antigos é provavelmente compreensível devido ao tema do Mobile World Congress. Mas o mesmo sistema está fadado a se tornar comum até mesmo em eventos de baixa tecnologia.

Os visitantes precisavam de um resultado negativo do teste COVID-19 para entrar no local e, uma vez estando lá, vacinados ou não, tinham que repetir o teste a cada 72 horas e usar o mesmo aplicativo para atualizar seus resultados. Eles também tinham que preencher uma declaração de saúde diária.

Os testes no local foram realizados em um grande salão que lembra o controle de fronteira de um aeroporto. A exigência de distância de 1,5 metro entre as pessoas que esperavam na fila era impossível de cumprir, mas todos entravam e saíam em menos de uma hora.

Para dar vislumbre do nosso futuro, o local usou o reconhecimento facial na entrada para confirmar as identidades dos portadores do crachá digital. (Os visitantes podem optar pela verificação manual de identificação, mas isso levará mais tempo.)

O sistema biométrico reconheceu a maioria dos visitantes, mesmo se eles usassem uma máscara – e estamos falando sobre as máscaras FFP2 que o local exigia, que cobrem mais da metade do rosto. Embora, quando isso não aconteceu, os funcionários na entrada tiveram que pedir a algumas pessoas para baixarem as máscaras. É difícil dizer o quanto essa operação complexa realmente protegeu contra possíveis contágios, mas parecia o adequado a se fazer.

Obviamente, o programa da MWC também foi parcialmente híbrido, com muitos participantes e expositores optando por não correr o risco de comparecer ao evento pessoalmente. Algumas sessões, como nossa coletiva de imprensa sobre questões de segurança cibernética em aplicativos de namoro, foram transmitidas do local para os telespectadores online. Alguns reverteram o fluxo, com o locutor projetado em uma tela para uma audiência ao vivo no corredor. E algumas das apresentações foram pré-gravadas.

Lições para o futuro

É improvável que as conferências e feiras de negócios continuem ou sejam retomadas em sua escala anterior. Isso já não é uma surpresa, mas depois da MWC21, é inegável. Seis meses atrás, alguns esperavam que a vacinação em massa traria a vida de volta ao normal no verão ou outono, mas essa esperança agora parece fora da realidade.

Por enquanto, pelo menos, é melhor que os tecnófobos fiquem em casa. Aplicativos móveis, biometria e outras formas de microchip 5G serão inevitáveis em grandes eventos em um futuro previsível. Dito isso, a vida continua. No final, aconteceu a MWC21, o que é bastante impressionante.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.