Como tornar o Youtube seguro para crianças

O recurso Safe Search no Youtube evita que as crianças esbarrem em conteúdos com violência, temáticas sexuais e outros assuntos indevidos.

As crianças amam assistir a vídeos online. Nada de errado com isso – afinal, o Youtube é um repositório com muitos conteúdos interessantes e úteis. Entretanto, além do entretenimento inofensivo, muitos vídeos impróprios estão na plataforma.

Adolescentes curiosos costumam assistir a qualquer coisa que aparece, de videoclipes e documentários a aventuras de vloggers bêbados. Pior, olhando para as proezas de outras pessoas, podem ficar com vontade de imitá-las. Em uma pesquisa recente mapeou que 14% dos pais afirmaram que os filhos assistiram a algum conteúdo impróprio online.

Como o YouTube lida com conteúdo desagradável

Na teoria, o YouTube permite proteger seus filhos de certos tipos de vídeo, pelo menos parcialmente. Por exemplo, a plataforma possui uma versão infantil, o YouTube Kids. No entanto, é voltado principalmente para bebês, por isso pode não satisfazer os interesses ou os requisitos de estudo de um adolescente. Na verdade, isso pode apenas incentivá-los a assistir a vídeos usando sua conta de adulto ou a mentir sobre a idade para criar suas credenciais de acesso, o que significa dar adeus a um ambiente seguro.

Você também pode filtrar o conteúdo no serviço principal do YouTube, usando o Modo restrito. No entanto, o Google admite que usá-lo não garante que vídeos impróprios para crianças serão bloqueados.

Kaspersky Safe Kids e Safe Search no YouTube

Para dar a seus filhos a liberdade de aproveitar ao máximo o YouTube, adicionamos o recurso Safe Search no YouTube ao Kaspersky Safe Kids. Está disponível para as versões pagas e gratuitas do produto. O recurso controla automaticamente as pesquisas do seu filho no YouTube em navegadores (no Windows, Android e iOS) ou no aplicativo Android.

Se uma pesquisa se enquadrar em uma das seis categorias proibidas (álcool, tabaco, drogas, palavrões, racismo, conteúdo adulto), em vez de vídeos, a criança verá uma imagem com um aviso de que o tópico não é seguro.

Kasperky Safe Kids adverte os jovens se tiverem acessando conteúdo inapropriado

Kaspersky Safe Kids adverte os jovens se tiverem acessando conteúdo inapropriado

Além disso, a versão paga do Kaspersky Safe Kids pode enviar notificações se o seu filho estiver procurando por algo inadequado no YouTube. Além disso, você pode visualizar o histórico de pesquisa conforme sua conveniência, sem que precise ficar vigiando permanentemente. Obviamente, se você quer usar essas notificações depende só de você.

Protegendo suas crianças online

A Internet é uma fonte inesgotável de conhecimento e especialmente útil em tempos de escolas fechadas. O objetivo é garantir que seu filho esteja protegido dos perigos que os espreitam por lá. O Safe Search no YouTube ajuda a transformar o serviço de vídeo em um ambiente muito mais seguro, preservando seus excelentes recursos educacionais. Você pode ler mais sobre o recurso na página do Kaspersky Safe Kids.

O Kaspersky Safe Kids foi testado recentemente por dois grandes laboratórios independentes. O AV-Comparatives concedeu ao Kaspersky Safe Kids para Windows seu Prêmio 2020 de Controle Parental Aprovado pela AV-Comparatives (dos cinco testados, apenas uma outra solução foi premiada da mesma forma). Além disso, o Kaspersky Safe Kids para Windows, iOS e Android foi reconhecido pelo AV-TEST como Software de Controle Parental Aprovado.

Dicas