Se você a linha de tempo do Facebook, cuidado: Plugins de remoção de linha de tempo podem rastrear toda a sua atividade na web

Se o seu navegador é o Google Chrome e você detesta o novo layout da Linha de tempo do Facebook, os invasores estão de olho em você. Milhares de pessoas

Se o seu navegador é o Google Chrome e você detesta o novo layout da Linha de tempo do Facebook, os invasores estão de olho em você.

Milhares de pessoas se queixaram da Linha de tempo desde sua introdução no Facebook, no final de 2011 (e, em seguida, a adotaram), entretanto, usuário do Chrome, cuidado: se você usa um plugin do Chrome que afirma anular o recurso Linha de tempo, talvez você esteja compartilhando muito mais informações pessoais do que supõe.

Isso porque pelo menos três dos seis plugins do Chrome que afirmam reverter o perfil da Linha de tempo o fazem acessando e rastreando dados em todos os sites visitados pelos usuários, segundo a empresa de segurança Barracuda Networks. Como alternativa, os três plugins ‘bons’ acessam apenas dados dos usuários do Facebook.

O objetivo principal desses plugins questionáveis parece ser a disseminação nas máquinas de outros usuários. Eles fazem isso anunciando na sua página do Facebook que você os instalou, estimulando também os usuários a preencher uma falsa pesquisa e participar de um evento fictício do Facebook. O que é ainda mais suspeito é que dois em cada três desses aplicativos questionáveis são hospedados em sites que ocultam informações sobre os autores desses plugins.

Até aqui, as coisas têm corrido bem para os farsantes: no momento da postagem da Barracuda sobre a situação no final de agosto, mais de 90 mil usuários do Chrome haviam instalado os plugins, e é provável que esse número hoje tenha superado os 100 mil.

A boa notícia é que, até aqui, aparentemente esses plugins não roubaram credenciais confidenciais de outros sites visitados pelos usuários, mas a Barracuda deixa claro que isso não significa que esses aplicativos não o farão no futuro.

Embora haja alguns desses plugins de reversão da Linha de tempo no Chrome cujo comportamento não é tão dúbio, a Barracuda recomenda enfaticamente que os se previnam evitando todos os aplicativos desse tipo. Ou seja, pelo menos por ora, o mais provável é que a melhor escolha seja mesmo você adotar a Linha de tempo do Facebook.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.