Windows 8 Store: é seguro?

Sim, esta é a versão mais segura de todas do Windows Store. Claro, é a primeira versão do Windows Store, mas a Microsoft sabe que a mecânica básica do Windows

Sim, esta é a versão mais segura de todas do Windows Store. Claro, é a primeira versão do Windows Store, mas a Microsoft sabe que a mecânica básica do Windows Store é capaz de oferecer um nível muito alto de segurança para os usuários. Você pode amá-lo ou odiá-lo, mas com o conceito Win8Store, a Microsoft está seguindo os passos altamente bem-sucedidos da iTunes App Store da Apple.

A ideia principal com o Windows Store é que todos os aplicativos enviados à loja serão aprovados pela Microsoft e terão de atender a padrões de segurança e privacidade. A Microsoft já divulgou alguns desses padrões, e parecem ser um bom começo para proteger os dados e a privacidade dos usuários. Alguns exemplos:

  • exige que os desenvolvedores sigam requisitos de privacidade específicos do usuário
  • protege os usuários contra transferências de dados não autorizadas
  • é iniciado em 5 segundos ou menos, etc.  – a lista completa de requisitos pode ser encontrada aqui

A ideia principal é minimizar o número de aplicativos com malwares ocultos ou funcionalidades não documentadas que possam prejudicar a privacidade dos usuários ou coletar dados sem seu conhecimento. Assim como a Apple fez com o iTunes App Store, o Windows Store usa um sistema de assinaturas digitais que garante que o sistema saiba quais aplicativos estão instalados no seu PC e, o mais importante, suas principais características. Quando qualquer aplicativo é modificado por malware, o código e a assinatura desse aplicativo são alterados. Assim, o Windows impede que tal aplicativo seja executado e faz o download de uma versão limpa do Store. Esse é um bom recurso de segurança, mas não significa que você está 100% protegido.

Em primeiro lugar, os criminosos virtuais sempre tentam burlar ferramentas de segurança, quer seja um antivírus ou uma assinatura digital. E é possível que descubram uma forma de contornar esse recurso mais cedo ou mais tarde. Uma forma poderia ser monitorar as contas dos desenvolvedores e fornecer ao Store um código de aplicativo modificado. Os ataques e as ferramentas de segurança não são estáticas, estão sempre mudando e evoluindo, pois essa é a batalha entre os invasores e os defensores. Nós fazemos o melhor para ganhar. Mas, os criminosos também são dedicados.

Dicas