Dicas de segurança e privacidade no Telegram

Saiba porque os chats secretos do Telegram são ótimos, e como configurar as opções de segurança e privacidade

O WhatsApp recentemente atualizou sua política de privacidade, fazendo com que muitos usuários insatisfeitos optassem por aplicativos concorrentes, entre eles o Telegram. Em grande parte graças a esse êxodo, o Telegram ganhou 25 milhões de novos usuários em apenas alguns dias, provocando um crescimento em sua base de usuários para 500 milhões.

Isso torna este o momento perfeito para falar sobre a segurança e privacidade do Telegram.

Criptografia de ponta a ponta não é a opção padrão no Telegram

A primeira coisa a saber sobre o Telegram é que os chats em nuvem , como o Telegram chama seus chats padrão, não são criptografados de ponta a ponta. (Veja por que a criptografia de ponta a ponta é importante para a privacidade.)

Em resumo, a ausência de criptografia ponta a ponta significa que o Telegram tem acesso não apenas aos metadados (para quem você escreveu, quando, com que frequência e assim por diante), como o WhatsApp faz, mas também ao conteúdo de chats padrão sem criptografia de ponta a ponta. De acordo com a política de privacidade do Telegram no momento da redação deste artigo, os dados não são usados para fins publicitários. No entanto, como sabemos por experiência, as políticas podem mudar.

Como habilitar criptografia de ponta a ponta para chats secretos no Telegram

O Telegram possui criptografia ponta a ponta – você só precisa habilitá-la. O Telegram identifica chats com criptografia ponta a ponta habilitada de chats secretos .

Nos chats secretos, as mensagens de texto, fotos, vídeos e todos os outros arquivos são enviados usando criptografia de ponta a ponta. Isso significa que apenas você e o destinatário têm a chave de descriptografia, portanto, o Telegram não pode acessar os dados.

Além disso, o conteúdo dos chats secretos não é armazenado nos servidores do Telegram. Como os chats secretos são salvos apenas nos dispositivos dos participantes do chat, eles não podem ser acessados de outro aparelho – e desaparecem quando você sai ou exclui o aplicativo.

Chats secretos estão disponíveis nos aplicativos Telegram nos dispositivos iOS, Android e macOS. A versão da Web e o aplicativo do Windows não oferecem suporte a chats secretos; eles não podem garantir o armazenamento seguro de chats no dispositivo.

Como iniciar um chat secreto no Telegram

As versões atuais dos aplicativos Telegram não facilitam a localização do recurso de chat secreto.

Para criar um chat secreto, você precisa abrir o perfil de seu destinatário, tocar ou clicar no botão de três pontos (às vezes chamado de Mais ) e selecionar Iniciar chat (ou bate-papo) secreto.

Como habilitar a criptografia de ponta a ponta no Telegram: iniciando um chat secreto

 

Com esses comandos, um chat no qual a criptografia de ponta a ponta é aplicada às mensagens (uma notificação com este alerta aparece na janela de chat no início) é iniciado. Você também pode definir o tempo após o qual as mensagens serão excluídas tocando ou clicando no ícone do relógio na caixa de entrada da mensagem.

Configure um cronômetro nos chats secretos do Telegram para excluir as mensagens automaticamente

Configure um cronômetro nos chats secretos do Telegram para excluir as mensagens automaticamente

Claro, a exclusão automática de mensagens não impede que a pessoa do outro lado da conversa tire prints, mas se o fizer, você será notificado sobre isso no próprio chat. A única exceção é se a outra pessoa estiver usando o aplicativo macOS; nesse caso, você não receberá uma notificação.

Aí vai outra dica útil: o Telegram permite vários chats secretos com a mesma pessoa. No entanto, os chats em grupo não podem ser secretos, ao contrário do WhatsApp, que aplica de maneira padrão a criptografia de ponta a ponta em todos os chats.

Como saber se um chat está criptografado de ponta a ponta: o ícone de cadeado

Como os chats do Telegram podem ser na nuvem ou secretos, em alguns casos é importante saber qual tipo você está usando. Se um chat contém informações confidenciais, deve ser secreto, certo?

Sim, claro. Mas os chats criptografados de ponta a ponta parecem quase idênticos aos sem este tipo de proteção. Para confirmar em qual o tipo de conversa você está, procure um ícone de cadeado ao lado do nome ou número de telefone da pessoa com quem você está conversando. Se estiver lá, o chat é secreto. Caso contrário, a criptografia de ponta a ponta está desativada; nesse caso, você deve criar um novo chat.

Como verificar se um chat no Telegram está criptografado de ponta a ponta: Procure um ícone de cadeado

 

Você também pode tocar ou clicar no ícone de seu parceiro de chat e, se a criptografia de ponta a ponta estiver ativada, as palavras Chave criptográfica aparecerão na parte inferior da janela que é aberta em seguida.

Como configurar a segurança e a privacidade no Telegram

Já que estamos aqui, vamos reservar um tempinho para configurar a segurança e a privacidade do aplicativo. Clique no botão Configurações no canto inferior direito da tela e selecione Privacidade e segurança .

Configurações de segurança do Telegram

A primeira etapa é garantir que ninguém possa ler seus chats se você deixar o dispositivo desbloqueado acidentalmente e sem supervisão. Para fazer isso, selecione Senha , toque ou clique em Ativar senha , pense em um código PIN que você não esquecerá, defina-o e confirme.

Em seguida, selecione Bloqueio automático e defina um valor baixo – 1 ou 5 minutos. Se o seu dispositivo tiver habilitado as opções de impressão digital ou reconhecimento de rosto, você pode ativá-las aqui.

Como configurar a segurança no Telegram

Como configurar a segurança no Telegram

 

A próxima etapa é configurar a autenticação de dois fatores para proteger sua conta contra invasão. O método de login principal usa um código único enviado por texto, então o Telegram permite que você defina uma senha como o segundo fator.

Para fazer isso, na guia Privacidade e segurança , selecione Verificação em duas etapas (termo do telegrama para 2FA) e defina uma combinação de senha forte. Lembre-se de que raramente você digitará essa senha, por isso é muito fácil esquecê-la; armazene-a em algum lugar seguro, como em um gerenciador de senhas.

O que acontecerá se você esquecer essa senha adicional? Você terá que redefinir sua conta. Basicamente, isso significa enviar uma solicitação para remover completamente sua conta, que você terá que esperar sete dias. Após uma semana, a conta será excluída (incluindo contatos associados, chats na nuvem e assinaturas de canais) e você pode criar uma nova conta completamente vazia usando o mesmo número de telefone.

Configurações de privacidade

Para não compartilhar detalhes desnecessários com todos os mais de 500 milhões de usuários do Telegram, configure a privacidade do seu perfil apropriadamente. Para fazer isso, vá até as configurações de Privacidade do Telegram, alterando os valores definidos – todas as opções e dados estão disponíveis para todos por padrão. Recomendamos o seguinte:

Número de telefone → Quem pode ver meu número de telefoneNinguém.

Número de telefone → Quem pode ver meu número de telefoneContatos.

Último acesso & Online → Quem pode ver meu visto por últimoNinguém.

Foto de perfil → Quem pode ver minha foto de perfil Contatos.

Chamadas → Quem pode me ligarContatos (ou Ninguém, se preferir).

Chamadas→ Ponta a ponta Contatos (ou Ninguém, se preferir não compartilhar seu endereço de IP).

Mensagens encaminhadas → Quem pode adicionar um link para minha conta ao encaminhar minhas mensagensContatos.

Grupos & Canais → Quem pode me adicionarContatos.

como configurar a privacidade do seu Telegram

Como configurar a privacidade do seu Telegram

 

É um ótimo momento para dar uma olhada em Privacidade e segurança → Configurações de dados e excluir do armazenamento do Telegram qualquer informação que você não deseja que esteja lá.

Segurança no Telegram para os extremamente cautelosos

As dicas acima devem ser suficientes para a maioria dos usuários, mas aqui estão mais algumas para os mais cautelosos:

• Use um número de telefone separado para entrar no Telegram – ou até mesmo um número de telefone virtual em vez de um número de celular real. No entanto, certifique-se de não usar um número único, ou outra pessoa poderá acessar sua conta.

• Use uma VPN para ocultar seu endereço IP (que o Telegram pode divulgar a pedido de autoridades policiais, por exemplo).

• Considere o uso de outro aplicativo – um mais adequado para comunicação segura e privada, como Signal ou Threema. Ao contrário do Telegram, eles criptografam todos os chats por padrão e têm várias opções de privacidade extras. Por outro lado, são menos populares e carecem de alguns dos recursos que atraem os usuários ao Telegram.

Lembre-se de que até o aplicativo de mensagens mais seguro fica indefeso se alguém tiver acesso ao seu dispositivo, seja fisicamente ou remotamente. Com isso em mente, recomendamos sempre bloquear todos os seus dispositivos com uma senha ou um código PIN, atualizando regularmente todos os aplicativos e sistemas operacionais instalados neles e usando uma solução antivírus confiávelpara proteger contra possíveis malware.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.