O antivírus deixa os jogos lentos?

Um novo estudo sobre o impacto do antivírus na jogabilidade.

Muitos jogadores acreditam que a execução de um software antivírus causa lentidão no jogo. Mas isso é bastante complicado de verificar, pois os métodos tradicionais de análise de desempenho tendem a se concentrar no impacto que o jogo em si tem nos recursos de computação. Estudar a interação do jogo e do antivírus (dois processos não relacionados) é uma tarefa muito mais complicada.

Mas isso não impediu nossa equipe, que criou um método bastante interessante para fazer isso. Eles pegaram um PC para jogos e cinco jogos com uso intensivo de recursos e examinaram o impacto de três soluções de segurança no processo de jogo em diversos cenários de uso.

Metodologia de pesquisa

Eles escolheram um PC para jogos bastante moderno: Intel Core i7-12700K com Nvidia RTX 2070, SSD Samsung 850 Evo de 250 GB e 2 módulos G Skill Intl F4-3200C14-16GTZKW de 16 GB cada em uma placa-mãe Asus TUF GAMING Z690-PLUS WIFI D4. Em seguida, eles montaram uma “imagem de ouro” — uma cópia primária do disco rígido com um sistema Windows 10 recém-instalado e cinco jogos. Após cada série de testes, eles restauraram o estado da unidade da imagem de ouro para que cada execução fosse realizada nas mesmas condições, em um sistema operacional novo, sem artefatos deixados por instalações de software anteriores.

A primeira série de testes foi realizada em um sistema limpo sem solução de segurança; pelo menos — tanto quanto isso foi possível, pois se um antivírus externo não estiver instalado no Windows 10, a proteção Windows Defender integrado é ativada automaticamente. Assim, o experimento envolveu:

  • Windows Defender
  • Kaspersky Internet Security
  • Norton 360 para Gamers

Os jogos selecionados foram:

  • Red Dead Redemption 2 (ação-aventura)
  • Far Cry 5 (tiro em primeira pessoa)
  • Dota 2 (arena de batalha online multijogador)
  • Shadow of the Tomb Raider (ação-aventura)
  • Counter-Strike: Global Offensive (jogo de tiro tático em primeira pessoa para vários jogadores)

Esses jogos têm benchmarks integrados: cenários predefinidos que carregam automaticamente os recursos do computador para verificar a compatibilidade com a máquina. Ou seja, eles mostram o desempenho relativo do jogo em um hardware específico em um ambiente específico.

Os benchmarks integrados garantiram que o mecanismo do jogo tivesse o mesmo desempenho em cada teste. No caso da participação de jogadores reais no estudo, seria impossível obter o mesmo impacto no dispositivo em cada teste.

Os testes foram realizados em diferentes condições: jogo simples, jogo com gravação de stream de vídeo em disco e no modo streaming online. Os pesquisadores mediram a taxa de quadros por segundo (FPS) para ver qual impacto as soluções de segurança da configuração padrão tiveram nos jogos.

O veredito

Acontece que o software antivírus praticamente não tem efeito algum na jogabilidade. Nas palavras dos pesquisadores, “os testes não revelaram nenhum impacto no processo de jogo”. Todos os desvios registrados caíram dentro da margem de erro da medição.

Além disso, os testes produziram os mesmos resultados tanto para o nosso produto (destinado a usuários domésticos em geral) quanto para uma solução que é uma edição especial jogos de nossos concorrentes. Aqui está a conclusão palavra por palavra:

Norton 360 for Gamers, Kaspersky Internet Security e Windows Defender tiveram desempenho igual em 4 dos 5 jogos testados e não apresentaram quedas de quadro por segundo.

Em que mais o antivírus pode interferir?

Portanto, o software antivírus não torna os jogos mais lentos, mas e quanto a outros efeitos negativos? Jogadores experientes sabem que uma solução de segurança executada em segundo plano pode decepcioná-los num momento crítico:

  • Iniciar uma atualização de banco de dados. E se, durante uma sessão online, o antivírus resolver atualizar seus bancos de dados, sobrecarregando o canal da internet? Isso causará uma desaceleração, que pode ser fatal para os jogos online.
  • Mostrar notificações sobre ameaças interceptadas. Seu antivírus pode de repente decidir se gabar de interromper uma ameaça. E, boom, quando você está prestes a matar o chefe final, uma notificação aparece.
  • Verificação do disco rígido. Você está tão absorto em um jogo que não percebe o tempo voando. Mas, cuidadosamente agendado para as 7h, uma verificação completa do disco rígido entra em ação e estraga tudo.

Você pode perguntar com razão: por que nossos pesquisadores não consideraram o impacto do antivírus na jogabilidade nesses cenários também? A resposta é simples: Os produtos Kaspersky apresentam um modo de jogo especial. Ativado automaticamente quando você começa a jogar, ele adia as atualizações do banco de dados de antivírus, notificações e verificações regulares da unidade (incluindo as agendadas) até o término da sessão.

Ao mesmo tempo, fornece proteção ininterrupta (e imperceptível) em segundo plano. Isso significa:

  • O sistema está totalmente protegido contra qualquer ataque de malware — seja pelo bom e velho ransomware ou mesmo por malware sem arquivo.
  • Os links nos quais você clica em uma sala de bate-papo são imediatamente verificados em busca de golpes, phishing e outras ameaças online.
  • Seus dados pessoais são continuamente monitorados quanto a vazamentos, inclusive na dark web.
  • Todas as senhas e chaves são armazenadas com segurança em formato criptografado, protegendo suas contas e todo o seu conteúdo (seja criptomoeda ou skins) contra invasão.
  • Uma conexão VPN oculta seu endereço IP, protege os dados em trânsito e melhora o ping/latência — se você escolher o servidor mais rápido (a VPN não está disponível para download ou ativação na Bielo-Rússia, China, Arábia Saudita, Irã, Omã, Paquistão e Catar).
  • Seu Wi-Fi doméstico fica protegido contra intrusos.
  • Registro, carregamento automático e outros parâmetros do sistema são otimizados para jogos, para que você não perca um único milissegundo.

Além disso, o Kaspersky Premium fornece acesso a serviços exclusivos, como Linha de Suporte Prioritário, Verificação de Integridade do PC e Serviços Remotos de TI. Também permite otimizar o desempenho do seu PC limpando arquivos duplicados e grandes, gerenciando aplicativos e atividades e muito mais.

Dicas