Como evitar golpes de recrutamento online em 2023

Recebeu uma oferta de emprego atraente de um estranho? Tome cuidado! Pode ser um golpe…

Empregos falsos existem há séculos. Até o próprio Sherlock Holmes os encontrou em The Red-Headed League, de Arthur Conan Doyle. Os verdadeiros fraudadores são tão sofisticados quanto os personagens literários, portanto, qualquer oferta de emprego que você receber deve ser analisada com cuidado para evitar que perca dinheiro.

A internet, as redes sociais, as criptomoedas e, ultimamente, o aumento do trabalho remoto: tudo isso dá aos criminosos as ferramentas de que precisam para aplicar golpes por meio de fraudes de recrutamento. Neste artigo, listaremos os esquemas mais comuns e os sinais de alerta a serem observados ao se candidatar em processos seletivos online.

Os principais esquemas de fraude

Os golpistas geralmente tentam imitar as ofertas legítimas do mercado de trabalho. As vagas podem ser disponibilizadas em sites de busca de empregos (CareerBuilder, Headhunter, etc.), redes sociais (LinkedIn) ou e-mail. Entrevistas via Zoom ou Teams, preenchimento de formulários em um “site do empregador”, ou um “primeiro dia de trabalho” no Slack ou Bitrix24 podem parecer convincentes, pelo menos a princípio – e não muito diferentes de um trabalho real. Em alguns casos, você até é “contratado” por grandes marcas! Mas, mais cedo ou mais tarde, algo mais do que experiência e horas de trabalho serão exigidas para ocupar o cargo efetivamente.

Treinamentos pagos

Se um trabalho envolver o uso de um aplicativo ou ferramenta específica, você pode ser obrigado a pagar para fazer um curso de treinamento obrigatório antes de começar, e receber um link para ele. O “empregador” pode até dar garantias de reembolsar esse dinheiro em seu primeiro contracheque, mas na verdade o seu relacionamento profissional vai acabar assim que você concluir o “treinamento”. Para ser convincente, a “plataforma de treinamento” pode parecer independente e não relacionada a um determinado empregador, mas faz parte do mesmo esquema. A necessidade de investir seu próprio dinheiro em treinamento é um alerta vermelho. Um empregador honesto avisaria sobre as habilidades críticas e as certificações necessárias antes de contratar e simplesmente não o contrataria se você não tivesse os requisitos certos.

Certificações e preparações

Uma variação do esquema anterior simula a contratação de um intermediário para um trabalho real e honesto. Se o trabalho exigir uma certificação específica ou um teste admissional obrigatório, os golpistas garantem emprego para um trabalho específico depois da realização desses “cursos de treinamento”. Você paga pelo treinamento e pode até aprender alguma coisa, mas não recebe ajuda para encontrar um emprego e nem garantias depois. Este esquema é especialmente popular nos EUA para empregos no governo.

Ajuda para encontrar uma vaga

Outro esquema popular é criar uma agência de recrutamento, de aparência plausível, que encontra pessoas que realmente estão procurando trabalho e promete encontrar o empregador ideal em um curto período – cobrando uma quantia para isso. Às vezes, eles voltam com um trabalho atraente e pedem para pagar por apenas mais uma coisinha – para lhe dizer o nome da empresa contratante. Nem faz sentido entrar nos detalhes da oferta. As especificidades do mercado de recrutamento são tais que é sempre o empregador quem paga a procura, não o empregado. Se o “recrutador” está pedindo dinheiro a um candidato, provavelmente é uma farsa.

Compra de ferramentas, acessórios, etc.

Você é informado de que foi contratado para um trabalho. Mas para fazer isso, você precisa de uma ferramenta específica, máquina ou um laptop exclusivo para o trabalho. Você tem que comprá-lo em um determinado site, e o dinheiro será reembolsado no seu primeiro pagamento. É claro que, se você cair nesse truque, não receberá nem um laptop nem um contracheque.

É possível que haja um esquema ainda mais elaborado. Recentemente, no LinkedIn, um especialista em marketing contou como, após um processo de recrutamento convincente — com as respetivas entrevistas online, uma reunião online com um profissional de RH e ainda o acesso a uma treinamento pago no novo emprego — foi designado para fazer pesquisa de mercado no mercado de criptomoedas, que primeiro exigia a compra de Bitcoin de uma bolsa online específica. Quando ele suspeitava que algo estava errado, ele foi instruído a fazer uma pausa e, enquanto isso, escolher um laptop de trabalho. Depois de receber um documento sobre o pagamento do laptop com seu próprio dinheiro, o autor finalmente se convenceu de que estava lidando com golpistas.

Envio de mercadorias

Também pode ser oferecido a você uma simples vaga de trabalho remoto, onde você recebe mercadorias, faz as devidas verificações e as envia de volta. Muitas vezes é necessário retirar parte da embalagem e vários documentos que a acompanham. Nesse esquema, as vítimas são usadas como engrenagens em outro golpe – a revenda de mercadorias compradas ilegalmente pagas com cartões de crédito roubados, por exemplo. No final do mês, o funcionário não recebe nada e as encomendas também param de chegar. E, no futuro, a polícia pode bater à sua porta, porque o endereço de entrega é uma das principais evidências para a investigação de compras fraudulentas.

Revenda de mercadorias

Você pode não receber uma oferta de emprego, mas sim a participação em uma pequena empresa! Você comprará eletrônicos caros ou outros itens populares pela metade do preço e poderá vendê-los pelo preço total. É tudo muito simples. Após a primeira compra (com um pagamento antecipado, é claro), você não ganha nada ou recebe imitações muito fajutas.

Phishing comum

Às vezes, o processo de contratação é simplesmente usado para induzi-lo a fornecer seus dados pessoais, que podem ser usados ​​em outros esquemas fraudulentos. Aqui, após uma entrevista, você é informado de que foi contratado e recebe um formulário de emprego padrão. Ele pede informações pessoais detalhadas, incluindo seu endereço residencial, informações de contato, CPF e informações bancárias para enviar seu “salário”. Depois de enviar este formulário, você nunca mais verá ou ouvirá falar do seu suposto “empregador”.

Como identificar golpes relacionados a vagas de emprego

  • Contratantes honestos não pedem dinheiro aos funcionários
    Esta é a regra fundamental e mais importante. Não importa como o pagamento é chamado – pré-pagamento de equipamentos, taxas de treinamento, compra de materiais de certificação, taxa de registro ou depósito de segurança – a exigência de investir seu próprio dinheiro é o maior e mais claro sinal de que você está sendo “contratado” por cibercriminosos.
  • Empregadores honestos são bastante exigentes

Se você conseguiu um emprego relativamente desafiador e bem remunerado em sua primeira entrevista, há evidências para pensar duas vezes. Prazos de contratação e integração extremamente apertados também são suspeitos. E é igualmente estranho que um bom emprego não tenha requisitos significativos para a senioridade, experiência e qualificações do candidato.

  • Os golpistas podem se passar por marcas famosas

Talvez uma empresa de recrutamento ou consultoria esteja contratando para vagas em uma empresa grande e de prestígio ou até mesmo para um departamento governamental. Isso acontece, mas é importante verificar se os recrutadores realmente trabalham na empresa e se pelo menos uma entrevista envolve funcionários da própria empresa.

Vale a pena conferir a reputação do empregador e do recrutador. Você pode pesquisar na internet por uma combinação de “nome do recrutador” + “golpista” ou “empresa empregadora” + “fraude de recrutamento” ou “nome da empresa de recrutamento” + “avaliações”.

Também faz sentido consultar a secção de empregos do site oficial da marca. O trabalho que lhe ofereceram está lá?

  • Os golpistas usam phishing com frequência
    Nossas dicas antiphishing mais simples podem ajudá-lo a reconhecer uma situação em que um questionário de emprego ou o próprio anúncio de emprego é publicado em um site fraudulento que imita um site oficial da marca. Não é incomum que falsos funcionários de RH se correspondam usando contas que se assemelham a endereços corporativos, mas que na verdade estão hospedadas em domínios de phishing ou e-mail gratuito como o Gmail.

Claro, é difícil ficar constantemente alerta e verificar links e endereços, principalmente quando você já está ficando encantado com esse “emprego dos sonhos”. É por isso que você deve delegar [placeholder To Premium] a tarefa de rastrear links de phishing para uma ferramenta especializada[/placeholder] que irá avisá-lo se você estiver tentando seguir um link malicioso e bloqueá-lo.

  • Como o empregador encontrou você?

A resposta a essa pergunta também é importante, pois uma oferta de emprego atraente e inesperada recebida quando você não está procurando por uma é suspeita por si só. Se você está realmente procurando trabalho, coloca seu currículo e informações de contato em sites de empregos, golpistas podem estar batendo à sua porta ao lado de empregadores honestos. Fique atento.

  • Não forneça informações pessoais com antecedência

O contrato de trabalho costuma ser assinado no primeiro dia de trabalho. Se você for solicitado a fornecer informações pessoais detalhadas com antecedência, incluindo dados bancários, é melhor simplesmente não fornecê-las.

  • Consulte alguém de sua confiança

Mostre a vaga e a correspondência do recrutador para alguém de sua confiança. Eles podem notar algo que você não percebeu. Uma segunda opinião é sempre bem-vinda – mesmo que haja apenas um pingo de dúvida em sua mente.

  • Tente fazer uma dupla verificação de seu futuro contratante

Talvez você conheça alguém que já trabalha para a contratante. Pergunte sobre a empresa e converse com as pessoas que tem contato. Se elas não conhecem seu “recrutador” ou se a empresa não está contratando para a vaga que você foi entrevistado, redobre sua vigilância.

Este último conselho é extremamente importante porque os golpistas estão constantemente aprimorando suas técnicas. Você pode encontrar uma vaga descrita de forma convincente em um conhecido site de oportunidades de empregos, passar por três rodadas de entrevistas e ainda assim acabar com um emprego falso. Portanto, vigilância, bom senso e verificação por meio de contatos pessoais é a maneira mais confiável de se proteger de surpresas desagradáveis.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.