O mundo não é suficiente

Seis mapas interativos com visualizações úteis ou peculiares

Precisa representar os dados de uma forma que realmente chame a atenção?  Isso exige um infográfico.  De preferência interativo.  De preferência global.  E o mais preferível de tudo, abrangendo todo o planeta.  Aqui estão seis mapas mundiais que podem prendê-lo por horas (portanto, não os abra se tiver negócios urgentes para resolver). Sejam todos bem-vindos à nossa lista dos principais “globos” da Internet.

Google Earth: O único

https://earth.google.com/

Google Earth: o único

É assustador pensar que o Google lançou seu projeto Earth há 20 anos. O mapa cresceu e mudou, tornou-se popular e depois pareceu sair de moda – injustamente, é preciso dizer. A versão atual não só permite que você vasculhe qualquer pedaço de terra para encontrar sua casa, mas também agora apresenta modelos 3D dos principais monumentos arquitetônicos e maravilhas geográficas do planeta. Qualquer pessoa cansada de contemplar a Sydney Opera House ou a Torre Eiffel pode fazer um voo gerado por computador sobre os Alpes ou o Himalaia. O aplicativo inclui passeios virtuais para quem está preso em casa por causa da pandemia, bem como ferramentas úteis para medir distâncias e calcular áreas.

LeoLabs: tudo em órbita

https://platform.leolabs.space/visualization

LeoLabs: Tudo em órbita

 Este mapa atrairá profetas da desgraça, fãs de teorias de conspiração e espionagem: ele rastreia todos os satélites (e no que eles estão se transformando, ou seja, detritos espaciais) orbitando atualmente nosso planeta. Você pode aumentar o zoom e passar o cursor do mouse sobre qualquer objeto para descobrir seu nome e tipo (satélite, destroços ou qualquer outra coisa). Infelizmente, não são fornecidas informações detalhadas sobre o satélite, mas você pode fazer sua própria pesquisa online com base nos nomes.

Ventusky: o clima ao seu alcance

https://www.ventusky.com/

Ventusky: o clima ao seu alcance]

Está sem assunto? É para isso que serve o clima! Este mapa fornece visualizações em tempo real de dados meteorológicos para qualquer local da Terra. No lado esquerdo, você pode selecionar temperatura, cobertura de nuvens, pressão, precipitação, umidade, qualidade do ar – tudo o que acontece do lado de fora. À direita, você pode alterar as unidades de medida para não lutar com polegadas versus centímetros ou Fahrenheit versus Celsius. A linha do tempo na parte inferior oferece uma previsão do tempo rudimentar. Nosso passatempo favorito no momento é verificar a temperatura em Verkhoyansk, aquele conhecido local de férias e um excelente ponto de dados para quem reclama “está um pouco frio hoje”.

Flightradar24: Tudo sobre aeronaves

https://www.flightradar24.com/

Flightradar24:Tudo sobre aeronaves

Para aqueles frustrados com a falta de dados detalhados de satélite na visualização do LeoLabs, bem-vindo ao Flightradar24. Aqui você pode encontrar informações sobre quase todas as aeronaves atualmente em voo ou prestes a decolar, em tempo real. Isso inclui informações sobre a companhia aérea, local de partida e destino, modelo, altitude, velocidade e progresso da rota. Além de incrivelmente interessante, o serviço traz benefícios práticos para quem gosta de manter tudo sob controle. Digamos que você precisa buscar alguém no aeroporto: basta inserir o número do voo no Flightradar24 para saber o horário preciso de pouso do avião. As informações sobre voos no site do aeroporto são para fracos.

Os assinantes podem ver um histórico de voo mais abrangente, com número de série da aeronave, velocidade vertical, temperatura do motor de popa e um monte de outras estatísticas para verdadeiros geeks da aviação. A propósito, existe um mapa semelhante para navios de mar. E mesmo que o bloqueio do Ever Given tenha sido resolvido, ainda é fascinante observar o tráfego marítimo através do Canal de Suez.

TheTrueSize: Qual é maior, Groenlândia ou Índia?

https://thetruesize.com/

TheTrueSize: Qual é maior, Groenlândia ou Índia?]

O maior ilusionista de todos os tempos não é David Blaine ou o gerente do seu banco, mas Gerardus Mercator. Existem outras maneiras de projetar uma esfera em um plano, mas o mapa-múndi familiar a todos desde a infância é dele. Imprima o mapa e tente colá-lo uniformemente em um globo, não é assim tão fácil – e conforme você se aproxima dos pólos, a diferença de tamanho só aumenta. O truque é que, com a projeção de Mercator, as dimensões horizontais nas latitudes extremas do norte e do sul precisam ser esticadas, o que faz com que a Groenlândia e a África pareçam quase iguais em tamanho.

TheTrueSize permite que você pegue qualquer país – daquela mesma projeção Mercator – e arraste-o pelo mapa para fazer comparações objetivas. Basta digitar o nome de um país na barra de pesquisa e, quando estiver destacado no mapa, arraste-o para uma parte diferente do mundo para ver, por exemplo, o tamanho real do México em relação à Europa ou da República Democrática do Congo ao Alasca. Não recomendado para usuários da Groenlândia.

Earth 2050: Vislumbre do Futuro

https://2050.earth/

Earth 2050: Vislumbre o futuro

São nossas próprias previsões do futuro, tudo em um globo interativo. Escolha um horizonte de planejamento (para 2030, 2040 ou 2050) e descubra quais frutos do progresso amadurecerão. Verifique quando as primeiras fazendas subaquáticas, apartamentos transformadores e colônias marcianas – ou mesmo como em  Half-Life 3 – aparecerão. Algumas previsões vêm de futurólogos profissionais, outras de usuários. Portanto, se você sentir que está faltando alguma coisa no mapa, encorajamos você a compartilhar sua visão. Observe que os envios são moderados, portanto, tente mantê-los dentro das leis da física.

 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.