Proteção contra ameaças de primeira classe

Os produtos Kaspersky ficaram em primeiro lugar na maioria dos testes independentes em 2021.

Como você pode escolher a melhor solução de segurança para uma empresa ou uma residência, considerando que as avaliações dos usuários podem ser incompletas ou tendenciosas, e os anúncios estão sempre tentando te empurrar uma opção qualquer? Felizmente, existe uma fonte confiável de informação na forma de laboratórios respeitáveis ​​especializados em testar soluções de cibersegurança. Por um lado, eles têm a expertise e a experiência necessárias para uma avaliação especializada. Por outro lado, eles atuam com independência em relação aos participantes do teste. Esses laboratórios publicam regularmente os resultados de seus estudos, e vamos ajudar a compreendê-los.

Melhor que mil palavras

Existem muitos laboratórios de teste bem conceituados por aí, cada um realizando dezenas de estudos todos os anos. Consequentemente a quantidade de informações disponíveis é considerável – o suficiente para inundar a cabeça daqueles com menos conhecimento sobre o tema. Para facilitar as coisas, compilamos nosso próprio resumo anual dos testes realizados por AV-Test, AV-Comparatives, MRG Effitas, SE Labs e outros grandes players. Cobrimos estudos abrangentes e com foco restrito – por exemplo, como as soluções de diferentes fornecedores lidam com ransomware ou spyware.

Com os resultados compilados, reunimos em nosso gráfico TOP3. Este infográfico classifica os desenvolvedores de segurança em três critérios simultaneamente: (i) quão ativamente eles participaram dos testes (eixo horizontal), (ii) quantas vezes eles chegaram ao Top 3 (eixo vertical) e (iii) quantas vezes eles conseguiram o primeiro lugar (diâmetro do respectivo círculo).

Assim, o resultado geral é fácil de entender: quanto maior o círculo com o nome do fornecedor, e quanto mais para a direita e para cima estiver, melhor o desempenho de seus produtos no ano passado. No total, participamos de 75 testes independentes em 2021; em 84% deles ficamos entre os 3 primeiros, e em 57 testes, nossos produtos ficaram em primeiro lugar.

Quanto maior o círculo, maior a frequência das soluções da empresa terem ficado em primeiro lugar nos testes independentes

 

Em 2021, as soluções da Kaspersky estavam no Top 3 dos principais produtos antivírus e de segurança mais testados. Nossas soluções alcançaram mais pódios do que qualquer outra. Conquistamos também o maior número de primeiros lugares. Isso significa que os laboratórios de teste mais especializados reconhecem o alto desempenho de nossas soluções — tanto corporativas quanto domésticas.

Tudo checado!

Outra razão pela qual garantimos que nossos produtos participem do maior número possível de testes é porque as ciberameaças se tornaram muito diversas para um estudo completo. Aqui estão apenas alguns dos testes especializados que nossas soluções de segurança foram aprovadas.

Ransomware

Durante os testes, os antivírus participantes enfrentam várias famílias de ransomware em máquinas corporativas e domésticas. Esses testes podem ser bastante exigentes – tanto que dedicamos um artigo separado a um deles.

Fileless

Ataques sem arquivo, ou Fileless, como o próprio nome sugere, eliminam arquivos nos dispositivos do usuário e, portanto, são difíceis de detectar. Os testes avaliam não apenas a taxa de sucesso, mas também o tempo necessário para detectar esse tipo de ataque.

Vulnerabilidades e exploits

Os cibercriminosos usam exploits para atacar um sistema por meio de vulnerabilidades, portanto, os testes avaliam a velocidade de detecção e eliminação deles.

Ataques APT

Para atingir um alvo importante, os cibercriminosos às vezes realizam ataques em vários estágios e criam ferramentas exclusivas. Nos testes de defesa APT, os pesquisadores testam a capacidade das soluções de detectar e bloquear ameaças desconhecidas e novas.

Phishing

Durante os testes de phishing, os especialistas simulam o comportamento de usuários online comuns e avaliam a rapidez e a eficácia da proteção contra ladrões de dados.

Stalkerware

Stalkerware são aplicativos de rastreamento semilegais que qualquer pessoa pode comprar online. As pessoas geralmente os instalam secretamente no dispositivo de um parceiro ou cônjuge para monitorar sua localização, ler seus contatos e mensagens, ver suas fotos e assim por diante.

Devido ao seu status semilegal, o stalkerware não pode ser formalmente classificado como malware. Por esse motivo, alguns desenvolvedores de segurança preferem fechar os olhos e não prestar a devida atenção à proteção contra essa classe de programas. Mas nós discordamos: consideramos importante proteger nossos clientes contra aplicativos de rastreamento e fazemos o possível para garantir que nossos produtos detectem efetivamente o stalkerware e avisem as vítimas.

Falsos Positivos

Uma boa solução de segurança não apenas elimina as ameaças, mas também evita incomodar o usuário com problemas insignificantes. Não subestime o quão importante isso é: se seu antivírus

Observe também que alguns desenvolvedores de segurança tentam compensar suas tecnologias menos que perfeitas soando o alarme na menor possibilidade de uma ameaça. Portanto, o número de falsos positivos costuma ser um bom indicador da verdadeira qualidade da proteção: quanto menos, melhor. Como tal, a maioria dos testes independentes normalmente lista o número de falsos positivos juntamente com a capacidade de detecção de ameaças.

A opinião dos especialistas

Para recapitular, em 2021, os produtos Kaspersky passaram em vários testes com louvor, e especialistas independentes confirmaram mais uma vez a liderança da empresa no mercado de soluções de segurança. Obviamente, não temos intenção de descansar graças aos nossos méritos passados; continuaremos desenvolvendo nossas tecnologias para manter seus dispositivos totalmente protegidos contra todas as ameaças. Tenha uma navegação online segura!

Mais testado Mais premiado

Dicas