Nova solução da Kaspersky é o produto do ano segundo o AV-Comparatives

O AV-Comparatives escolheu o novo Kaspersky Standard como produto do ano. Esta é a maior honra conferida pelo renomado laboratório independente especializado no teste de soluções de segurança.

Ótimas notícias! A nossa última geração de soluções de segurança para usuários domésticos recebeu o prêmio de produto do ano de 2023. O resultado é fruto dos testes intensos nos mais variados estágios, realizados pelo laboratório de testes europeu independente AV-Comparatives ao longo de 2023. Foram examinadas e avaliadas 16 soluções de segurança de fornecedores populares. Entenda o significado desta conquista, sua essência, os procedimentos dos testes realizados e os demais prêmios que conquistamos.

O Kaspersky Standard é o produto do ano 2023 segundo o AV-Comparatives

Nossa solução de segurança Kaspersky Standard foi escolhida como o produto do ano 2023 após testes aprofundados feitos pelo AV-Comparatives

Mas o que significa receber o prêmio produto do ano?

Os testes foram realizados em nossa solução de segurança básica para usuários domésticos Kaspersky Standard. Porém, os excelentes resultados se aplicam igualmente a todos os nossos produtos de endpoint. O motivo é simples: todas as nossas soluções usam a mesma pilha de tecnologias de detecção e proteção exaustivamente testada pelo AV-Comparatives.

Portanto, a premiação máxima, produto do ano 2023, é igualmente aplicável às nossas soluções de proteção doméstica mais avançadas (Kaspersky Plus e Kaspersky Premium), além de nossos produtos comerciais, como o Kaspersky Endpoint Security for Business e Kaspersky Small Office Security.

Mas o que é preciso fazer para ganhar o cobiçado título de produto do ano?

Uma solução de segurança deve ser submetida a sete testes ao longo do ano, obtendo consistentemente a pontuação mais alta Advanced+ em cada um deles. Os testes avaliam a eficácia da proteção contra ameaças comuns e ataques direcionados, a resistência a falsos positivos e o impacto no desempenho geral do sistema. Essa tríade mágica constitui as métricas fundamentais para avaliar o desempenho da solução de segurança de forma abrangente.

Os testes realizados de forma contínua ao longo do ano são essenciais, pois os desenvolvedores de malware dificilmente ficam parados, e novas ameaças surgem o tempo todo, ao passo que as ameaças existentes evoluem com uma velocidade impressionante. Assim, os desenvolvedores de soluções de segurança devem continuar avançando no mesmo ritmo. Por essa razão, avaliar o desempenho de forma pontual pode não trazer um resultado real. Para saber realmente se uma solução é eficaz, é essencial realizar testes rigorosos e repetidos ao longo de todo o ano. É aí que entra o AV-Comparatives.

O AV-Comparatives examinou 16 soluções de segurança dos maiores fornecedores em seus testes. Ganhar um prêmio tão importante demonstra claramente a proteção de alto nível dos nossos produtos.

Participantes do teste AV-Comparatives 2023

Participantes do teste AV-Comparatives 2023

As sete rodadas de testes, algumas delas com duração de vários meses, das quais nossa proteção participou para ganhar o prêmio de produto do ano, foram as seguintes:

  1. Março de 2023: série de primavera do teste de proteção contra malwares
  2. Abril de 2023: série de primavera do teste de desempenho
  3. Fevereiro a maio de 2023: primeira série do teste de proteção no mundo real
  4. Setembro de 2023: série de outono do teste de proteção contra malwares
  5. Setembro a outubro de 2023: teste de proteção contra ameaças avançadas
  6. Outubro de 2023: série de outono do teste de desempenho
  7. Julho a outubro de 2023: segunda série do teste de proteção no mundo real

Para ganhar o prêmio de produto do ano do AV-Comparatives, uma solução de segurança precisa obter a pontuação mais elevada em cada uma das etapas. E nosso produto deu conta do recado! Em cada um dos testes listados acima, Kaspersky Standard obteve a pontuação máxima Advanced+.

Prêmios AV-Comparatives recebidos pela Kaspersky nos testes parciais de 2023

O Kaspersky Standard recebeu o prêmio de Produto do Ano por obter as pontuações mais altas nos sete testes realizados pelo AV-Comparatives em 2023

Como o AV-Comparatives testa as soluções de segurança

Vamos analisar mais profundamente a metodologia de teste do AV-Comparatives. Os diferentes testes avaliam os diferentes recursos das soluções de segurança participantes.

Teste de proteção contra malwares

Prêmios AV-Comparatives recebidos pela Kaspersky nos testes parciais de proteção contra malwares de 2023

Este teste examina a capacidade da solução de detectar um malware predominante. Na primeira fase do teste, os arquivos maliciosos (o AV-Comparatives testa pouco mais de 10 mil amostras de malware) são gravados na unidade do computador. Depois eles são verificados pela solução de segurança testada, inicialmente off-line, e em seguida, on-line. Todos os arquivos maliciosos não detectados pela solução de proteção durante a verificação estática são então executados. Se o produto não conseguir impedir ou reverter todas as ações do malware dentro de um tempo determinado, a ameaça será considerada como não detectada. De acordo com o número de ameaças não detectadas, o AV-Comparatives atribui uma pontuação de proteção à solução.

Além disso, durante esse teste, as soluções de segurança são avaliadas quanto a falsos positivos. A proteção de alta qualidade não deve sinalizar por engano os aplicativos legítimos ou atividades seguras. Afinal, se isso acontecer frequentemente, o usuário começará a ignorar os avisos e, mais cedo ou mais tarde, o malware atacará. Sem falar que os alarmes falsos são extremamente irritantes.

A pontuação final é baseada nessas duas métricas. Uma pontuação Advanced+ significa proteção confiável com um mínimo de falsos positivos.

Teste de proteção no mundo real

Prêmios AV-Comparatives recebidos pela Kaspersky nos testes parciais de proteção no mundo real de 2023

Este teste se concentra na proteção contra as ameaças mais recentes hospedadas na Web no momento do teste. Os malwares, que incluem arquivos maliciosos e exploits da Web, podem ser encontrados na Internet, e as soluções testadas podem empregar todas as tecnologias de segurança disponíveis para detectar essas ameaças. A identificação e a interrupção de uma ameaça, seguidas pela reversão de todas as alterações, podem ocorrer em diferentes estágios, como ao abrir um link perigoso, ao fazer o download e salvar um arquivo malicioso, ou mesmo quando o malware já está em execução. Em qualquer um desses casos, a solução é marcada como bem-sucedida.

Como aconteceu anteriormente, são levados em consideração para a pontuação final o número de ameaças não detectadas e o número de falsos positivos. Advanced+ é concedido aos produtos que minimizam essas duas métricas.

Teste de proteção contra ameaças avançadas

Prêmios AV-Comparatives recebidos pela Kaspersky no teste de proteção avançada contra ameaças de 2023

Este teste avalia a capacidade da solução de resistir a ataques direcionados. Para isso, o AV-Comparatives desenvolve e lança 15 ataques para simular os ataques do mundo real, usando diversas ferramentas, táticas e técnicas, com várias condições iniciais e diferentes vetores.

Um teste para falsos positivos também é realizado. Ele verifica se a solução bloqueia qualquer atividade potencialmente arriscada, mas não necessariamente perigosa (como abrir anexos de e-mail), o que aumenta o nível de proteção prejudicando a conveniência e produtividade do usuário.

Teste de desempenho

Prêmios AV-Comparatives recebidos pela Kaspersky em 2023 nos testes parciais de desempenho

Prêmios AV-Comparatives recebidos pela Kaspersky em 2023 nos testes parciais de desempenho

Outro aspecto crítico da avaliação de uma solução de segurança é seu impacto no desempenho do sistema. Aqui, os engenheiros do laboratório emulam vários cenários de usuário típicos para avaliar como a solução em teste afeta o tempo de execução. A lista de cenários inclui:

  • Copiar e recopiar arquivos
  • Arquivar e descompactar arquivos
  • Instalar e desinstalar programas
  • Iniciar e reiniciar programas
  • Baixar arquivos da Internet
  • Navegação na Web

Além disso, as quedas no desempenho do sistema são medidas em relação ao benchmark PCMark 10.

Com essas medições, o AV-Comparatives calcula o impacto total de cada solução no desempenho do sistema (quanto menor essa métrica, melhor), depois aplica um modelo estatístico para atribuir uma pontuação final aos produtos: Advanced+, Advanced, Standard, Tested, Not passed. Naturalmente, Advanced+ significa um impacto mínimo no desempenho do computador.

Que outros prêmios do AV-Comparatives a Kaspersky conquistou em 2023?

Além de Kaspersky Standard ter sido escolhido como produto do ano, recebemos vários outros prêmios importantes de acordo com os testes do AV-Comparatives em 2023:

  • Real World Protection 2023 Silver
  • Malware Protection 2023 Silver
  • Advanced Threat Protection Consumer 2023 Silver
  • Best Overall Speed 2023 Bronze
  • Lowest False Positives 2023 Bronze
  • Certified Advanced Threat Protection 2023
  • Strategic Leader 2023 for Endpoint Prevention and Response Test 2023
  • Approved Enterprise Business Security 2023

Temos o compromisso de usar pesquisas independentes de laboratórios de teste reconhecidos para avaliar imparcialmente a qualidade das nossas soluções e aprimorar nossas tecnologias com base nos pontos fracos identificados. Há 20 anos, o laboratório de testes independente AV-Comparatives testa nossas soluções, confirmando repetidamente nossa qualidade de proteção e conferindo uma infinidade de prêmios.

Ao longo de duas décadas, recebemos sete vezes o prêmio mais elevado de produto do ano. Nenhum outro fornecedor de soluções de segurança teve tantas vitórias. Se contarmos todos os prêmios de produto excepcional e melhor classificação também recebidos ao longo dos anos, constatamos que as soluções de segurança da Kaspersky receberam os principais reconhecimentos dos especialistas do AV-Comparatives em 16 vezes ao longo de 20 anos!

Além disso, também recebemos os seguintes prêmios do AV-Comparatives:

  • 57 prêmios Gold, Silver e Bronze em uma variedade de testes especializados
  • Dois prêmios consecutivos de líder estratégico, em 2022 e 2023, pelos altos resultados obtidos pela solução Kaspersky EDR Expert na proteção contra ataques direcionados
  • Confirmação de 100% de proteção anti-tampering (teste anti-tampering 2023)
  • Confirmação de 100% de proteção contra os ataques LSASS (teste de dumping de credenciais LSASS 2022)
  • Confirmação da proteção para armazenamento de arranjo de rede de alta qualidade (teste de solução AV para armazenamento)
  • e muitos outros prêmios

Saiba mais sobre os prêmios que recebemos e confira nossa dinâmica de desempenho em testes independentes ocorridos ano a ano visitando nossa página das 3 métricas principais.

Dicas