O Fediverse: o que é, para que serve e como funciona?

Explicamos o que é o Fediverse, como ele funciona, onde você pode experimentá-lo hoje e o que esperar no futuro.

Depois que Elon Musk “quebrou” seu Twitter (agora conhecido como X) e Mark Zuckerberg lançou seus Threads , tem havido muita conversa na Internet sobre algo chamado Fediverse. Muitos veem isso como a última esperança da humanidade de escapar da atual bagunça da rede social.

Neste post, veremos o que é esse Fediverse, como ele funciona, o que ele oferece aos usuários no momento e o que pode mudar no futuro próximo.

O que há de errado com as redes sociais comuns?

Vamos começar com o motivo pelo qual o Fediverse é necessário em primeiro lugar. O principal problema com as redes sociais de hoje é que elas se tornaram muito fechadas e egocêntricas (sem mencionar que existem muitas delas). Muitas vezes, você nem consegue acessar uma parte significativa do conteúdo de uma rede social se não estiver registrado nela — e nem pensa em outras interações na plataforma.

Por exemplo, para curtir uma postagem no Twitter ou deixar um comentário em um vídeo do YouTube, você precisa estar registrado. Quando se trata de redes sociais que fazem parte do império de Mark Zuckerberg, é ainda pior: sem uma conta, você geralmente não consegue nem conhecer o conteúdo, muito menos gostar dele.

O segundo grande problema com as redes sociais é que elas não produzem nada por si mesmas. Os usuários criam todo o conteúdo nas redes sociais, dos quais as grandes e poderosas corporações por trás das redes lucram. E, é claro, as corporações não têm absolutamente nenhum respeito pela privacidade de seus usuários — coletando uma quantidade incrível de dados sobre eles. Isso já levou a grandes escândalos no passado e provavelmente resultará em um monte de problemas no futuro se nada mudar drasticamente.

Da forma como as coisas estão organizadas atualmente, há outro risco significativo associado à completa falta de controle do usuário sobre as plataformas que eles estão, de fato, criando. Vamos apenas imaginar uma enorme rede social, que por acaso desempenhou um papel significativo na política global, sendo tomada por uma pessoa com visões bastante peculiares. Seus usuários não têm escolha a não ser se adaptar – ou procurar outra plataforma com um proprietário mais razoável.

O Fediverse foi projetado para resolver todos esses problemas das redes sociais convencionais: centralização excessiva, total falta de responsabilidade, isolamento de conteúdo, coleta de dados do usuário e violação da privacidade do usuário.

O lado teórico: o que é o Fediverse e como ele funciona

O Fediverse (uma combinação de “federação” e “universo”) é uma associação de redes sociais independentes, que permite que os usuários interajam uns com os outros da mesma maneira que fariam em uma única plataforma. Ou seja, leia, assine/siga, curta, compartilhe conteúdo, comente e assim por diante.

E cada plataforma que participa do Fediverse é federada: consiste em uma comunidade de servidores independentes (referidas como “instâncias” dentro do Fediverse).

Uma característica essencial do Fediverse é, portanto, a descentralização. Cada instância dentro do Fediverse tem seus proprietários (que independentemente criam e mantêm o servidor e arcam com todas as despesas para sua operação), sua própria comunidade de usuários, regras, sistema de moderação e muitas vezes algum tipo de tema.

O protocolo ActivityPub especialmente projetado é usado para a interação entre todas essas instâncias independentes. O ActivityPub é desenvolvido pela organização especializada na criação de protocolos comuns nos quais a Internet é executada — o World Wide Web Consortium (W3C).

A maior instância do Mastodon

Mastodonte.social é a maior instância do Mastodon, a maior rede social do Fediverse

Qualquer pessoa pode criar sua própria instância dentro do Fediverse. Tudo o que você precisa fazer é:

  • Alugar ou configurar um servidor em casa;
  • Instale o software de servidor apropriado nele (geralmente de código aberto, gratuito);
  • Conecte-se à Internet;
  • Pague pelo domínio;
  • Crie uma comunidade e desenvolva suas regras, tema e assim por diante.

É importante notar que uma parte significativa do Fediverse, pelo menos por enquanto, é baseada em puro entusiasmo e, às vezes, em doações de apoiadores ou alguns banners ocasionais. Não há atualmente nenhum modelo comercial sustentável aqui, e parece que não há intenção de implementar um ainda.

Como o Fediverse funciona para o usuário médio

Do ponto de vista de um usuário comum, eles se registram em um dos servidores que pertencem a uma determinada rede social que faz parte do Fediverse. Em seguida, com essa mesma conta, eles podem interagir com usuários de qualquer outro servidor dentro da rede Fediverse, como se você pudesse usar uma conta do Twitter para comentar em um vídeo do YouTube ou seguir alguém no Instagram. Isso remove os limites entre as diferentes redes sociais, juntamente com a necessidade de criar contas separadas em cada uma delas.

No entanto, na realidade, não é tão simples quanto parece: as instâncias Fediverse geralmente são comunidades bastante fechadas, não particularmente receptivas a pessoas de fora, e o registro muitas vezes pode ser inacessível. Fazer login em uma rede social com uma conta de outra geralmente não é possível. Além disso, não há como pesquisar entre instâncias no Fediverse.

Então, basicamente, sim, você pode realmente acessar o conteúdo de (quase) qualquer usuário do Fediverse sem sair da instância onde você está registrado. Você provavelmente pode até comentar, curtir ou republicar o conteúdo desse usuário, tudo isso mantendo o conforto e a familiaridade de sua própria instância. Mas há um problema — você precisa saber o endereço desse usuário. E saber que não é tão simples porque, como mencionado acima, não há função de pesquisa no Fediverse.

Um Instagram federado

]Pixelfed — Uma alternativa federada ao Instagram

Explicando o Fediverso por analogia

A maioria das pessoas usa a analogia do e-mail para explicar o Fediverse: não importa em qual servidor você está registrado, você ainda pode enviar um e-mail para qualquer pessoa; por exemplo, para a conta do Gmail de sua mãe a partir de seu endereço de trabalho em bigcorp.com. Mas, pessoalmente, acho que o e-mail não é a melhor analogia aqui – é muito simples e uniforme. Na minha opinião, é muito melhor descrever o Fediverse em termos do bom e velho sistema de telefonia.

O sistema de telefonia global integra várias tecnologias diferentes, desde telefones com discagem rotativa conectados a centrais de comutação analógicas, até smartphones na rede 5G de última geração, e de números de telefonia IP virtuais à comunicação via satélite. Para o usuário final, a solução tecnológica subjacente a qualquer rede específica é completamente sem importância. E pode haver qualquer número dessas redes. Todas elas suportam um protocolo único para interação básica, tornando-as compatíveis entre si — você pode ligar para qualquer número, seja virtual ou via satélite.

Da mesma forma, no Fediverse, seja uma plataforma baseada principalmente em texto, streaming de vídeo ou gráfico, ela pode participar do projeto e seus usuários podem “chamar” outras plataformas.

Uma das instâncias do Pleroma

É assim que uma das instâncias da plataforma de microblog Pleroma se parece. Fonte

No entanto, a compatibilidade das redes telefônicas está longe de ser completa. Cada rede pode ter seus próprios serviços e recursos especiais — tente enviar um emoji para o telefone fixo de sua bisavó. Além do endereçamento universal (o formato de número de telefone internacional), muitas vezes há algumas peculiaridades locais: todos aqueles 0s ou 00s em vez de um código de país normal, a possibilidade de não inserir nenhum código ao ligar dentro de uma rede específica (como uma rede de uma cidade ou escritório), formatos diferentes para registrar números (vários parenteses, colchetes e espaços, que podem facilmente confundir pessoas que não estão familiarizadas com as regras locais) e assim por diante.

Novamente, o mesmo vale para o Fediverse: embora suas plataformas sejam geralmente conectadas e compatíveis no nível superior, a experiência do usuário e a funcionalidade variam muito de uma plataforma para outra. Para descobrir como <s>fazer chamadas de longa distância</s> executar uma determinada ação em um determinado serviço, muitas vezes você precisa se aprofundar nas especificidades locais. Na verdade, pode ser impossível “ligar” para determinadas instâncias porque, embora elas suportem formalmente todas as tecnologias necessárias, elas decidiram se isolar do mundo exterior por algum motivo.

Em geral, comparado ao e-mail, o Fediverse é uma coleção muito mais diversificada e menos padronizada de instâncias relativamente únicas. Mas, apesar dessa singularidade, essas instâncias permitem que seus usuários interajam até certo ponto, uma vez que todas suportam um protocolo comum.

Lemmy, o Fediverse Reddit análogo

Lemmy — um dos Reddit análogos  no Fediverse

O lado prático: quais serviços são compatíveis com o Fediverse agora e quais serão no futuro

Agora vamos voltar para o lado prático da questão – quais redes sociais já estão operando dentro do Fediverse. Aqui está uma lista dos mais significativos:

  • Mastodon — A maior e mais popular plataforma social dentro do Fediverse, respondendo por cerca de metade de seus usuários ativos. É uma rede social de microblogging — um análogo direto do Twitter.
  • Misskey e Pleroma — Duas outras plataformas de microblog que atraem usuários com sua atmosfera e interface acolhedora. Misskey foi criada no Japão, o que garantiu sua alta popularidade entre os fãs de anime e tópicos relacionados.
Misskey, a plataforma de microblogging japonesa

Misskey — microblogging com um toque japonês

  • PixelFed — Uma plataforma de rede social para postar imagens. É uma versão Fediverse do Instagram, mas com foco na fotografia de paisagens, em vez de selfies douradas glamourosas à beira da piscina.
  • PeerTube — Um serviço de streaming de vídeo. Eu gostaria de dizer que é o equivalente local do YouTube. No entanto, como a criação de conteúdo de vídeo é tão cara, essa analogia não se sustenta completamente na realidade.
  • Funkwhale — Um serviço de streaming de áudio. Pode ser considerada uma versão local do Soundcloud ou Spotify — com a mesma ressalva do PeerTube.
  • Lemmy e Kbin — Plataformas sociais para agregar links e discuti-los em fóruns. Parece complicado, mas são basicamente versões federadas do Reddit.

Claro, essas não são todas as plataformas dentro do Fediverse. Você pode encontrar uma lista mais abrangente aqui .

Um vislumbre do futuro global do Fediverse

Outro serviço que vale a pena mencionar que atualmente suporta o protocolo ActivityPub é o sistema de gerenciamento de conteúdo WordPress. Algum tempo atrás, um desenvolvedor independente criou um plugin para o WordPress para garantir a compatibilidade com este protocolo.

Recentemente, a Automattic, a empresa proprietária do WordPress e do Tumblr, adquiriu o plugin e contratou seu desenvolvedor. Enquanto isso, no final do ano passado, o Tumblr também anunciou o suporte futuro para o ActivityPub . Aparentemente, a Automattic realmente acredita no potencial do Fediverse. Mozilla , Medium e Flipboard também estão agora mostrando um grande interesse no Fediverse.

Mas o desenvolvimento mais importante — e bastante inesperado — para a federação de redes sociais descentralizadas foi a promessa feita pela empresa de Mark Zuckerberg de adicionar suporte ao ActivityPub à rede social Threads recentemente lançada . Ainda não foi especificado quando exatamente isso acontecerá ou de que forma; no entanto, se ou quando isso acontecer, várias centenas de milhões de pessoas do Threads/Instagram podem repentinamente se juntar aos poucos milhões de usuários existentes do Fediverse.

A que essa popularidade repentina levará? Esta não é uma pergunta tão simples . Muitos usuários de longa data do Fediverse estão visivelmente preocupados com uma possível invasão de “turistas” e como esses recém-chegados – acostumados ao barulho das “grandes” redes sociais – impactarão as comunidades que foram cuidadosamente cultivadas dentro do projeto.

Como o Fediverse lidará com essas mudanças repentinas? Só o tempo dirá. Mas uma coisa é certa: o desenvolvimento e a evolução do Fediverse serão muito interessantes de assistir…

Dicas