Usar Threads ou não? Uma questão de privacidade

Discutindo privacidade no Threads e se você deve se inscrever no clone do Twitter do Zuckerberg.

Como você provavelmente já ouviu falar, Mark Zuckerberg lançou uma aplicação para concorrer com o Twitter chamada Threads. Então, vamos dar uma olhada em como as coisas estão em termos de privacidade nessa nova mídia social.

O que é o Threads e como ele funciona?

O Threads não é uma rede social completamente independente. Tecnicamente, é uma continuação do Instagram, separada por aplicativos. Para usar a maioria dos recursos do Threads, você precisará de uma conta no Instagram: ela será a base do seu perfil no Threads.

O aplicativo Threads em si é surpreendentemente semelhante ao Twitter. Ao visualizar os dois apps lado a lado, é fácil confundi-los quando os ícones do pássaro azul ou o cadarço enrolado de Zuckerberg não estão na tela.

Comparação dos aplicativos do Twitter e Threads

Tente adivinhar qual é qual

Quanto às publicações, elas podem ser lidas no aplicativo Threads ou na versão web threads.net (não confundir com o site threads.com, que pertence aos desenvolvedores de um aplicativo corporativo de mensagens instantâneas semelhante ao Slack). No entanto, usar o site é, para dizer o mínimo, inconveniente: não há feed, nem busca e apenas há a opção de seguir links diretos para o perfil de alguém ou posts individuais (que você ainda precisa procurar). Basicamente, se você já tentou usar a versão web do Instagram, entenderá sobre o que estamos falando.

Não é possível postar no Threads sem o aplicativo. Em primeiro lugar, o site não tem um login independente; a página principal apresenta uma mensagem “Obtenha o aplicativo” e links para a Google Play e a App Store, além de um QR code. Portanto, sem o aplicativo e uma conta no Instagram, você não conseguirá fazer nada (pelo menos por enquanto – detalhamos mais sobre isso a seguir).

Página principal do Threads.net

Por enquanto, você precisa do aplicativo para usar o Threads

Os cibercriminosos já amam o Threads

Sendo um site tão modesto em termos de funcionalidade, o Threads é um presente para os golpistas. Nossos especialistas já descobriram páginas de phishing imitando a versão web da rede social e coletando os logins e senhas dos usuários – que coincidem pelo menos com os dados de login do Instagram.

Além disso, o chamado “Threads Coin” já está sendo vendido como criptomoeda na web. E parece que até mesmo seus criadores não entendem completamente o propósito dessas moedas, prometendo vagamente “conectar os usuários ao Metaverso”.

Por fim, outro golpe promete gerar milhares de seguidores para uma conta recém-criada no Threads. O resultado óbvio de participar de tais esquemas será apenas perder dinheiro e dados pessoais.

Quantos dados o Threads coleta?

Todos os projetos associados a Mark Zuckerberg são conhecidos por terem um apetite excessivo por dados. Talvez apenas o onipresente Google possa ser um rival à altura do império de Zuckerberg quando se trata de coletar informações pessoais.

Parece que o Threads não é exceção. Com base na descrição na App Store, a mídia social coleta todos os dados do usuário que consegue obter. No entanto, há alguns detalhes a serem observados. Primeiro: a lista de dados coletados é idêntica à do Instagram.

Comparação dos dados coletados pelos aplicativos do Instagram e do Threads

Categorias de dados coletados pelo Threads e Instagram

Segundo: essa lista é escrita pelos próprios desenvolvedores do aplicativo, então ela pode não ser 100% precisa. E aparentemente, por enquanto, algumas categorias de dados indicadas na listagem o Threads ainda não solicita acesso. Por exemplo, há a indicação de acesso à localização, mas, no momento da publicação, o aplicativo não solicita essa permissão. Isso pode mudar no futuro, mas por enquanto é assim que está.

Comparação entre as permissões do Instagram e Threads

Permissões dos aplicativos Threads e Instagram

E quanto ao Twitter?

A rede social de Zuckerberg está tentando mudar o comportamento de coletar dados dos usuários sem qualquer cerimônia. Quem diria?! Aqui está a comparação com o aplicativo do Twitter, gentilmente fornecida mais uma vez pela App Store. Dê uma olhada nas solicitações:

Categorias de dados coletados pelo Twitter

Categorias de dados coletados pelo Twitter

Em uma observação separada, devemos mencionar que o Twitter tem se esforçado nos últimos anos para complicar a interação para os usuários que não fazem login. Atualmente, para ler os tweets de outras pessoas, é aconselhável ter sua própria conta no Twitter – então, nesse sentido, a rede com o passarinho azul de Musk não é melhor do que a com o rabisco de Zuckerberg.

No entanto, o Twitter ainda leva vantagem (por enquanto) – uma versão web totalmente funcional, que oferece a oportunidade de se proteger de algumas práticas de coleta de dados usando navegadores privados.

Usuários do Instagram devem criar perfis no Threads?

Como dissemos acima, o Threads e o Instagram têm a mesma lista de permissões. Portanto, se você já usa o Instagram e não se importa muito com a quantidade de dados que Zuckerberg coleta sobre você, não se preocupe: o aplicativo Threads não coletará novos tipos de informações. No entanto, ele ainda lerá seus posts.

Nos últimos dias, estão circulando muitas histórias assustadoras de que, se os usuários do Threads quiserem sair, também perderão sua conta no Instagram. Caso contrário, supostamente, não será possível excluir a conta do análogo do Twitter. No entanto, é importante entender que não existem contas do Threads (excluir algo que não existe pode ser realmente complicado) – apenas perfis do Threads vinculados a contas do Instagram. Você não pode excluir seu perfil, mas pode desativá-lo. Depois disso, todas as informações inseridas no aplicativo não serão mais visíveis para outros usuários. Em termos práticos, isso difere pouco da exclusão.

Resumindo, se você já usa o Instagram, não há motivo para temer a criação de um perfil no Threads. Se você não gosta do aplicativo por algum motivo, pode desativar seu perfil e tudo o que você publicou lá será ocultado. 

Vale a pena se inscrever no Instagram para usar o Threads?

Se você não tem uma conta no Instagram, mas decidiu criar uma para usar o Threads, pode querer reconsiderar, especialmente se sua principal razão para ficar longe do Instagram até agora tem sido a privacidade.

A questão é que o Threads promete a oportunidade de entrar no Fediverse (uma associação descentralizada de redes sociais independentes) usando o protocolo ActivityPub. Essa funcionalidade ainda não está disponível, mas os desenvolvedores do Threads planejam adicioná-la à plataforma.

Isso significa que você poderá postar no Threads não apenas sem criar um perfil, mas sem ter uma conta no Instagram ou até mesmo instalar qualquer aplicativo criado por uma empresa de Zuckerberg. Em vez disso, você poderá usar uma conta alternativa em uma rede social menos ávida por dados. Mas você precisará esperar pela implementação dessa funcionalidade.

Alternativas ao Twitter e Threads

A principal alternativa ao Threads e Twitter é o Mastodon. Essa rede social já faz parte do Fediverse e oferece suporte ao ActivityPub (portanto, no futuro, será possível ler e escrever postagens no Threads por meio dele). Outra vantagem importante é que o aplicativo do Mastodon coleta poucos dados do usuário. Além disso, existem diversas outras aplicações associadas ao Mastodon disponíveis para você escolher.

Além disso, os jornalistas da revista Wired sugerem outras alternativas ao Twitter e Threads: Bluesky, Hive Social e Spill. Todas essas plataformas de microblog coletam significativamente menos dados do que o Threads ou o Twitter. No entanto, elas não oferecem suporte ao ActivityPub.

Em nosso próximo post, falaremos sobre como você pode melhorar a sua privacidade no potencial concorrente do Twitter de Zuckerberg para aqueles que decidirem experimentar o Threads. Além disso, para garantir sua segurança ao navegar na internet, recomendamos o uso de uma VPN confiável.

Dicas