Aprenda a falar a língua dos seus filhos

Estudar as pesquisas mais populares entre as crianças ajudará você a começar a falar o idioma do seu filho.

Primeiro foi o Minecraft e o Fortnite. Depois, meu caçula se apaixonou por acrobacias de patinetes – “spots”, “rampas” e várias marcas e nomes de truques apareceram em seu vocabulário, alguns dos quais eram extremamente difíceis de decifrar. Quer um exemplo? Fácil: tente descobrir o que é 540.

Agora ele está no grafite. Espero que suas “peças”, “tags” e “marcas” nas paredes de prédios abandonados acabem dando lugar ao reino mais sereno da caligrafia e do design. Mas, por enquanto, tenho que ficar de olho nas “latas” e “recargas” que marcam meu apartamento também, além de ouvir as reflexões do meu filho sobre vários tipos de estilos, pinceladas e estilos de street art. Muitas palavras novas.

Claro, a melhor maneira de se envolver com uma criança e aprender sobre seus interesses e problemas é por meio de atividades conjuntas. Eu mesmo amo desenhar, então encontrar uma linguagem comum com o meu filho mais novo não é difícil. Mas nem sempre é assim. Os hobbies das crianças de hoje são, muitas vezes, muito diferentes dos de seus pais. E não é fácil liberar tempo suficiente para atividades conjuntas. Estresses no trabalho, sobrecarga nas tarefas domésticas, e agora minha filha esconde timidamente sua tela de iPad de mim, na qual algumas figurinhas elegantemente vestidas com cabeças enormes estão fazendo uma dancinha.

O que é isso? Apenas algum desenho animado ou uma comunidade online que certamente não é para crianças? Perguntar diretamente não é a melhor estratégia. Nessa idade, os adolescentes são cautelosos sobre o que gostam, mesmo que seja tudo perfeitamente inocente. Eles querem ter seus próprios segredos em uma zona livre de adultos.

É uma história diferente se você mostrar conhecimento e apreciação do tópico. Gacha Life? Claro, eu sei tudo sobre isso! (tendo pesquisado no Google depois de ouvir minha filha ao telefone). E foi assim que encontramos uma linguagem comum. O que levou a um diálogo construtivo.

Onde descobrir tais palavras

No meu caso, a palavra-chave veio da boca da minha filha. Mas como você descobre os interesses do seu filho se eles nunca os mencionam em voz alta? Uma maneira é olhar para o que eles estão procurando online e pesquisar quaisquer termos desconhecidos.

Se você tem acesso ao navegador que seu filho usa, ou se ele usa seu computador, você pode simplesmente ver o histórico de navegação. Essa vigilância, é claro, será desagradável para seus filhos se você for pego fazendo isso – e eles tomarão medidas para evitar que isso aconteça novamente (eles geralmente descobrem coisas assim muito rapidamente).

Outra opção é usar um software de controle parental que respeita a privacidade do seu filho, mas pode enviar relatórios resumidos sobre seus interesses online, bem como avisos se eles começarem a procurar algo inapropriado. Como antes, você pode usar essas informações para pesquisar palavras desconhecidas no Google e usar seu conhecimento recém-descoberto para abordar o assunto delicado dos interesses de seu filho.

Um terceiro caminho é ler quais pesquisas infantis estão em alta no momento. Por exemplo, nosso relatório Kaspersky Safe Kids fornece um resumo das principais “febres” do ano. Sabemos, é claro, que seu pequeno Johnny é único. Mas mesmo a criança mais perfeita não está imune à atração da cultura popular (admita, você também não está).

Portanto, munido de algumas palavras em alta, você provavelmente poderá espiar sob os interstícios do mundo interior de seu filho. Mesmo que a resposta seja: “Você o quê? Gacha?! Isso é para bebês. Estou mais interessado em…” E eis aí a sua chance de se envolver em um novo assunto…

Proteja o que mais importa

 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.