O que fazer se seu telefone for roubado

Caso seu telefone caia nas mãos de criminosos, não entre em pânico. Temos dicas de como proteger seus dados.

Se você não conseguir encontrar seu telefone, não entre em pânico. Esgote suas boas opções – talvez você o tenha perdido ou emprestado a alguém, ou perdido embaixo de uma pilha de papéis – e então, infelizmente, presuma que foi roubado. Se você leu nosso post sobre como proteger seu smartphone e seus dados contra roubo e seguiu as dicas, então suas informações estão protegidas e pode restaurá-las em um novo telefone. Mas mesmo que você não tenha se preparado com antecedência, você pode reduzir os danos.

Melhor cenário
Pior cenário
o Bloqueie seu cartão SIM
o Avise seus parentes e amigos
o Bloqueie seu smartphone roubado
o Desvincule seus cartões do banco
o Bloqueie o número IMEI do smartphone
O que fazer agora?
o Entre em contato com a polícia
o Altere suas senhas
o Restaure seus dados
o Anime-se

Melhor Cenário

A tela do seu telefone estava bloqueada quando ele desapareceu, os dados nele estão criptografados e o cartão SIM está protegido por PIN. Nesse caso:
• Use o recurso Encontre seu smartphone (Android) ou Buscar Iphone (iOS) para marcar o telefone como perdido e fazer com que o dispositivo exiba uma mensagem na tela com o número de um amigo ou parente que pode entrar em contato com você caso alguém honesto encontre o dispositivo ;
• Depois de esperar o quanto se sentir confortável na primeira etapa, exclua remotamente todos os dados do dispositivo e entre em contato com sua operadora para bloquear o cartão SIM;
• Compre um novo smartphone e restaure seus dados de um backup.

Também recomendamos ficar atento após o roubo. Os cibercriminosos costumam tirar proveito dessas informações de contato, especialmente com dispositivos mais caros, e usam engenharia social para enganar o proprietário do dispositivo roubado, fazendo-o revelar a senha de sua conta do Google ou Apple ID. Se forem bem-sucedidos, podem desvincular o dispositivo da conta e ganhar mais dinheiro vendendo o telefone inteiro do que desmontando e vendendo as partes.
Resumindo, trate todas as mensagens de texto e chamadas relacionadas a um telefone roubado com a maior suspeita e não insira ou revele sua conta do Google ou credenciais do Apple ID.

Pior cenário

Se o smartphone cair nas mãos erradas e não estiver protegido, nem mesmo por um bloqueio de tela, o tempo é essencial. A primeira coisa de que você precisa é outro telefone para fazer várias chamadas. Peça aos atendentes de uma loja ou um restaurante para usar o telefone, ou faça sinal para um táxi e pegue o telefone do motorista emprestado.

Bloqueie seu cartão SIM

Sua primeira ligação é para sua operadora. Diga ao representante de suporte que você perdeu seu cartão SIM e peça para ele bloqueá-lo. Assim que o cartão SIM for bloqueado, o ladrão não poderá mais se passar por você (ligar do seu número ou receber uma mensagem de texto com um código de verificação para alterar a senha ou confirmar uma transação, por exemplo).

Avise seus parentes e amigos

Sua segunda chamada deve ser para um amigo ou parente. Explique que seu telefone foi roubado e peça a eles que avisem os contatos em comum que eles podem receber ligações ou mensagens de seu número com pedidos de dinheiro ou talvez algumas perguntas, que devem ser ignoradas. Você pode pedir a eles para postar um aviso nas redes sociais se você compartilhar muitos amigos lá.

Bloqueie seu smartphone roubado

Você precisará de acesso à Internet para bloquear seu smartphone roubado. Se possível, faça-o em um dispositivo seguro; você digitará sua senha.
Primeiro, faça login em sua conta do Google ou Apple ID. Se você estiver se conectando a partir do dispositivo de outra pessoa e tiver a autenticação de dois fatores configurada, isso pode ser difícil. Obviamente, você não pode obter um texto de verificação ou abrir um aplicativo autenticador móvel; seu telefone sumiu. Os usuários do Android podem alterar a senha sem verificação por mensagem de texto. Se isso se aplicar a você, você precisará inserir um dos códigos de backup que recebeu ao configurar a autenticação de dois fatores. Os usuários do iPhone podem recuperar o acesso à conta, enviando um código de verificação para um número de telefone ou dispositivo confiável.

Depois de fazer login em sua conta do Google ou Apple ID, veja o que fazer:

• Encontre seu smartphone perdido na lista de dispositivos em Segurança (para telefones Android) ou no aplicativo Buscar (para iPhones) e encontre o smartphone ausente na lista de dispositivos;
• Observe a localização do smartphone no mapa. Se o telefone estiver ligado e a geolocalização ativa, seu ícone de localização deve aparecer. No entanto, mesmo que o caminho do ladrão esteja claro, não tente persegui-lo. Em vez disso, peça ajuda à polícia;
• Selecione Modo perdido . O sistema se oferecerá para inserir uma mensagem para a tela de bloqueio e um número de backup para entrar em contato com você. O smartphone agora exibirá essa mensagem e nada mais. Se o telefone foi simplesmente extraviado, e não roubado, o localizador poderá ligar para você. Cuidado com as mensagens e chamadas de phishing; os criminosos podem se passar por representantes de suporte e entrar em contato com você para tentar obter a senha da conta;
• Se o seu dispositivo contiver informações importantes e confidenciais, considere a medida drástica de apagá-las remotamente. No entanto, lembre-se de que essa opção é irrevogável – e também significa desistir da capacidade de localizar o telefone remotamente.

Desvincule seus cartões do banco

Quando você bloqueia seu smartphone com Buscar ou Find My Device , respectivamente, a Apple ou o Google podem sugerir desvincular todos os cartões associados, mas caso isso não aconteça, desvincule os cartões bancários do seu dispositivo manualmente nas configurações da conta. A menos que tenham sido roubados junto com o telefone, você não precisa bloquear os cartões.

Para dispositivos Android:

• Faça login em sua conta do Google;
• Na seção Pagamentos e assinaturas , selecione Configurações de pagamento ;
• Remova seus cartões.

Para iPhone:

• Faça login em sua conta Apple ID;
• Na seção Dispositivos , encontre o iPhone ausente e selecione Remover todos os cartões .

Bloqueie o número IMEI do smartphone

Em alguns países, além de ter o cartão SIM bloqueado, você pode adicionar um número de identificação de telefone roubado (IMEI) à lista de bloqueio da operadora. Para fazer isso, você precisa fornecer esse número à operadora. Se você tiver a caixa na qual o telefone veio, poderá encontrar o número nela.

O Android permite que você use o recurso Find My Device para encontrar o IMEI: Clique no “i” circundado ao lado da imagem do seu telefone e o código IMEI aparecerá.

Os usuários do iPhone podem encontrar o seu em appleid.apple.com ao fazer login com o Apple ID usado no dispositivo roubado, rolar para baixo até Dispositivos e selecionar o iPhone para ver seu IMEI.

Em teoria, uma vez que a operadora adiciona o IMEI à lista de bloqueio, o smartphone não conseguirá se conectar à rede móvel mesmo com um cartão SIM diferente. Este recurso funciona nos Estados Unidos, Reino Unido, Turquia, Letônia e alguns países da América Latina.

O que fazer agora?

Depois de tomar medidas prudentes para proteger você e seus dados, é hora de começar a mitigar outras consequências potenciais.

Entre em contato com a Polícia

Denuncie o roubo, dando detalhes da polícia, como operadora e número de telefone Por menor que seja, ainda há uma chance de ter seu smartphone de volta. Às vezes, os telefones são devolvidos mesmo depois de anos de desaparecimento.

Mude sua senha

Altere o máximo de senhas que puder em seus aplicativos e navegadores. Depois de substituir as senhas, configure a autenticação de dois fatores.

Restaure seus dados

Se você habilitou o backup no dispositivo enquanto ainda o tinha, poderá recuperar todas as informações, até mensagens de texto, em seu novo smartphone.

Aqui estão as etapas para fazer isso no Android e no iPhone.

Anime-se

A perda de um smartphone certamente traz um grande estresse e é uma ameaça aos seus dados. No entanto, se você seguir as etapas acima e fizer backup de seus dados com antecedência, poderá reduzir suas perdas. Não se desespere porque seu dispositivo foi perdido ou roubado – sua segurança pessoal é a prioridade.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.