Seus dados e smartphone à prova de roubo

Ninguém está imune a roubos de smartphones, mas você pode ter certeza de que nenhum ladrão conseguirá nem mesmo um byte de seus dados importantes.

Se o seu smartphone for roubado, o dano pode se estender além da perda do próprio dispositivo; um ladrão pode causar muito mais problemas ao acessar seus aplicativos bancários, documentos importantes, fotos e vídeos pessoais. Se você reforçar suas defesas de forma proativa, os criminosos acabarão com um “tijolo” inútil e sem nenhuma maneira de extrair suas informações pessoais dele. Vamos começar.

O que um ladrão pode fazer com um telefone?
o Vender por peças
o Sacar dinheiro de um banco
o Formatar e revender
o Usar informações pessoais para chantagem e extorsão ou simplesmente divulgá-las online
Prepare-se: como tornar a vida dos ladrões mais difícil
o Defina o bloqueio de tela
o Defina um PIN do cartão SIM
o Criptografe seus dados
o Use aplicativos e notificações protegidos por senha
o Configure o backup de dados
o Ative o Encontre Meu Dispositivo

O que um ladrão pode fazer com um telefone?

Primeiro, vamos considerar o que pode realmente acontecer com um telefone roubado e por que você deve se preocupar em protegê-lo.

Vender por peças

No cenário mais comum, o smartphone é vendido simplesmente por peças, especialmente se o ladrão o encontrar bloqueado. Se o objetivo era apenas roubar um telefone, não machucá-lo especificamente, é provável que o ladrão não tente hackea-lo propositalmente. Manipular um dispositivo ligado e conectado à Internet de qualquer forma aumenta o risco de ser pego.

Retirar dinheiro de um banco

Em algumas situações, a tentação de ganhar mais dinheiro pode superar a cautela. Este cenário diz respeito principalmente a telefones desbloqueados – por exemplo, que um ladrão roubou das mãos do proprietário ou foi encontrado sem supervisão. Se um aplicativo de banco estiver aberto, o ladrão pode sacar dinheiro em poucos instantes ou até mesmo fazer um empréstimo.
Alguns bancos permitem que os usuários transfiram dinheiro enviando mensagens de texto para determinados números de telefone. Isso torna o roubo de dinheiro ainda mais fácil; todos os códigos de verificação serão enviados para o telefone roubado.

Formatar e revender

Se um ladrão consegue – normalmente com a ajuda da engenharia social – fazer login em sua conta do Google ou Apple ID e alterar sua senha, você perderá a capacidade de bloquear o dispositivo remotamente e o ladrão poderá redefini-lo para obter um smartphone que funcione, que poderá vender lucrando mais do que se a venda fosse apenas das peças.

Usar informações pessoais para chantagem e extorsão ou simplesmente divulgá-las online

Os ladrões podem exigir resgate se encontrarem documentos importantes em seu smartphone, ameaçando excluí-los ou enviá-los para seus contatos. O mesmo vale para arquivos pessoais que podem comprometer você ou outra pessoa. Um criminoso pode copiar e analisar informações do aplicativo “Arquivos” em um iPhone (principalmente todo o conteúdo do iCloud), toda a memória do smartphone no Android e unidades de nuvem às quais seu telefone tem acesso.

Além disso, um ladrão pode vasculhar conversas, começando com mensagens instantâneas, em busca de material de interesse ou tentar hackear suas contas do Facebook ou Instagram e começar a pedir dinheiro a seus amigos e conhecidos. Também em teoria, o ladrão pode tentar vincular sua conta bancária a outro dispositivo, mas esse é um cenário improvável. O ladrão teria que manter o telefone ligado, aumentando assim o risco de ser pego.

Nossas dicas ajudarão a limitar as opções de um ladrão a apenas vender peças do seu telefone, frustrando quaisquer outros planos que ele possa ter.

Prepare-se: como tornar a vida dos ladrões mais difícil

Veja como proteger suas informações e também garantir sua capacidade de restaurá-las em um novo dispositivo, se necessário.

Defina o bloqueio de tela

Primeiro, certifique-se de que seu telefone bloqueia a tela automaticamente. Os usuários do Android podem encontrar essa opção em “Configurações” em “Segurança”. Lembre-se de que a maioria dos fabricantes de dispositivos Android personaliza suas interfaces, portanto, as configurações podem variar um pouco de um telefone para outro. Para esta publicação, usamos o Android 11 em um Google Pixel porque ele tem uma implementação muito comum. Em iPhones, a opção está na seção “Face ID e Código” (ou Touch ID e senha para iPhone 8 e versões anteriores).

Nem todas as maneiras de bloquear a tela de um telefone são igualmente confiáveis. Por exemplo, no caso do Android, você não deve confiar muito no reconhecimento facial; algumas implementações são relativamente fáceis de enganar com uma simples foto. O Face ID do iPhone é muito mais robusto. Uma senha por padrão gráfico é muito fácil de roubar só olhando por cima do ombro; além disso, as pessoas tendem a desenhar padrões previsíveis. Senhas longas e um leitor de impressão digital são os mais seguros. Embora seja possível falsificar uma impressão digital, os batedores de carteira comuns não têm acesso a esse tipo de tecnologia.

Dito isso, o mais importante é bloquear o telefone, então use o método de sua preferência.

Defina um PIN do cartão SIM

Inserir um PIN do cartão SIM toda vez que você reinicia seu dispositivo ou compra um novo é um pouco incômodo, mas não acontece com muita frequência, e a segurança adicional vale o esforço. Se um SIM não estiver bloqueado com um PIN, o ladrão pode simplesmente inseri-lo em qualquer outro telefone e ligar para si mesmo para descobrir o seu número – e sabendo disso, eles poderão fazer login em certos sites, passe dois -Fator de autenticação e usar mensagens de texto para transferir dinheiro de cartões bancários. Nem é preciso dizer que o PIN do SIM deve ser diferente daquele que você usa para desbloquear o telefone.

Como definir um PIN para um cartão SIM no Android:

• Vá para as configurações do telefone e selecione Segurança ;
• Clique em Bloquear cartão SIM e ative Bloquear cartão SIM ;
• Insira um PIN e confirme.

Como definir um PIN para um cartão SIM no iOS:

• Vá para Ajustes e abra Celular ;
• Selecione PIN do SIM e o ative;
• Insira um PIN e confirme.

Criptografe seus dados

A criptografia de disco completo (FDE, sigla em inglês) é outro recurso que protege suas informações. Quando ativado, todos os arquivos armazenados no smartphone serão criptografados por padrão e não haverá maneira de lê-los sem desbloquear o smartphone. Em iPhones e smartphones com Android 5 e superior, a criptografia de dados é habilitada por padrão. Em versões anteriores do Android, ele precisa ser ativado manualmente.

Como ativar a criptografia de disco completo no Android:

• Vá para as configurações do telefone e selecione Segurança ;
• Clique em Criptografia e credenciais e toque em Criptografar telefone . Siga as instruções.

Use aplicativos e notificações protegidos por senha

Configure uma senha separada, PIN ou chave por padrão para aplicativos essenciais. Em seguida, desative as notificações desses aplicativos, especialmente aqueles que aparecem na tela de bloqueio. Fazer isso torna a leitura de alertas e mensagens de texto um pouco menos conveniente, mas também torna a interceptação de seus códigos de autenticação única ou a transferência de seu dinheiro para outra conta, quase impossível para estranhos.

As configurações de privacidade podem ser diferentes entre os modelos de smartphone Android. Você pode encontrar instruções específicas para seu modelo no site do fabricante, e aqui está um esboço geral:

• Abra Configurações e acesse Segurança ou Privacidade ;
• Toque em Bloqueio de aplicativo ;
• Selecione os aplicativos que você deseja bloquear. O dispositivo agora pedirá o PIN antes de abrir esses aplicativos.

Infelizmente, nem todos os fabricantes oferecem o recurso de bloqueio de aplicativo. Se você não conseguir encontrá-lo em suas configurações, tente verificar se há soluções no Google Play ou simplesmente instale o Kaspersky Internet Security para Android, que tem esse recurso.

O iOS não possui um recurso de bloqueio de aplicativo, mas você pode proteger seus aplicativos definindo um limite de tempo de tela. Para fazer isso:

• Abra Ajustes e clique em Tempo de Uso;
• Toque em Usar Código do Tempo de Uso e defina uma senha;
• Acesse Limites de Apps e selecione uma categoria de aplicativo desejada;
• Defina um limite selecionando Adicionar limite ;
• Especifique um limite de tempo, digamos, 2 minutos ;
• Confirme sua escolha tocando em Adicionar.

Quando o tempo acabar, o aplicativo será bloqueado e a pessoa que estiver usando o telefone não poderá continuar a menos que saiba a senha.

Configure o backup de dados

Se você fizer backup de seus dados regularmente, mesmo que perca seu telefone para sempre, não perderá seus contatos e outras informações. Você simplesmente fará o download de uma cópia de backup dos dados em seu novo dispositivo.

Como configurar o backup no Android:

• Localize a opção Sistema nas configurações;
• Selecione Backup ;
• Ative o backup do Google Drive ou acesse um computador ou outra mídia externa como destino, se o seu dispositivo oferecer essa opção.

Com um iPhone, você tem duas opções de backup. O caminho mais fácil é usar o backup automático do iCloud:

• Ative o Backup do iCloud:
• Abra Ajustes -> [nome da conta] -> iCloud ;
• Selecione Backup .

• Conecte seu telefone ao carregador e ao Wi-Fi com um plano ilimitado (o upload inicial consome muita energia e dados);
• Verifique quanto espaço de armazenamento você deixou. Todos os usuários do iCloud têm 5GB de espaço de armazenamento gratuito, mas se precisar de mais, você pode comprar uma assinatura da Apple ou usar uma alternativa gratuita;
• Bloqueie a tela para não interromper o processo com um toque aleatório.

Se você preferir não usar a nuvem, experimente o backup do computador – a Apple oferece um guia detalhado em seu site.

Ative o Encontre Meu Dispositivo

Encontre meu dispositivo (Android) e Buscar iPhone (iOS) podem rastrear a localização de um smartphone perdido ou roubado por meio de uma conta do Google ou Apple ID. Você pode usar esses recursos para bloquear remotamente o dispositivo ou até mesmo apagar completamente todos os dados nele. No entanto, o recurso deve estar ativo no momento em que o dispositivo é roubado ou perdido – você precisa habilitá-lo agora.

Como ativar Encontre Meu Dispositivo no Android:

• Abra Configurações e vá para Segurança ;
• Ative a chave Encontre Meu Dispositivo .

Como ativar Buscar iPhone:

• Abra Ajustes e toque em seu nome;
• Selecione Buscar e ative Buscar iPhone ;

Em seguida, vá para a seção “Segurança” em sua conta do Google ou no aplicativo “Buscar iPhone” ou iPad e encontre seu dispositivo na lista. Você verá opções para bloquear e apagar o dispositivo. Eles serão úteis se o telefone for roubado e tiver desbloqueado, contendo informações confidenciais.

Você pode definir uma mensagem e um número de contato de backup para serem exibidos na tela quando você bloquear o telefone remotamente. Isso dá a qualquer pessoa que estiver com seu telefone a opção de encontrá-lo e devolvê-lo. No entanto, você precisará estar mais vigilante do que o normal; ladrões podem usar seu número de contato de backup para golpes de phishing – por exemplo, para enviar notificações de suporte falsas tentando obter a senha de sua conta do Google ou Apple ID para que possam desvincular seu dispositivo. Nesse caso, mantenha a cabeça tranquila e evite seguir links suspeitos, muito menos inserir dados confidenciais nesses sites.

Perder ou ter um smartphone roubado não é uma situação fácil; simplesmente não há maneira de contornar isso. Mas tomar precauções para proteger seus dados e fazer backup em caso de roubo pode transformar esse desastre em um inconveniente direto. Certamente esperamos que isso nunca aconteça, mas recomendamos que você dedique alguns minutos para se preparar.

Dicas