Não deixe o golpe do Airbnb estragar suas férias

Fraudes com páginas falsas de viagens, se passando pelo Airbnb, por exemplo, foram automatizadas e otimizadas.

Como a maioria já sabe, mas nunca é demais repetir: os cibercriminosos trabalham o ano todo. Porém a temporada de férias é a favorita para uma atuação mais ativa. Apesar do aumento dos preços, os turistas continuam ávidos por passagens aéreas e reservas em hotéis que acabam rapidamente, o que obriga muito dos viajantes a correrem desesperados para agências de turismo online na esperança de encontrarem acomodação e seus bilhetes por preços razoáveis.

Isso não quer dizer que a vida dos golpistas será fácil. Para colocar o plano em prática, eles precisam de um número considerável de pessoas, o que significa não apenas a publicação, mas o gerenciamento eficiente de um grande número de anúncios e listagens fraudulentas ao mesmo tempo. Nessa temporada, eles têm uma nova e poderosa ferramenta à disposição: Land Lordz.

O que éLand Lordz?

O Land Lordz é um serviço de subscrição para golpistas que ajuda a automatizar a criação e o gerenciamento de listas de propriedades fraudulentas e páginas falsas com um design professional, mesmo reproduzindo sites legítimos como o Airbnb. Recentemente, conseguimos alguns exemplos deste tipo de fraude que foi aplicada ao Airbnb, e suspeitamos que possa ser estendido a outros sites de viagens no futuro.

O pacote básico custa U$ 550 por mês e, por esse preço, o cibercriminoso pode gerenciar mais de 500 contas falsas simultaneamente e interagir com até 100 convidados.

Entenda como funciona o golpe

Os cibercriminosos aproveitam o Land Lordz para criar e enviar ofertas de propriedades muito atrativas no Airbnb. Elas geralmente são baseadas em nomes e imagens de sites e catálogos legítimos que incluem, por padrão, uma ampla variedade de avaliações positivas, embora falsas. Todos os anúncios insistem que o pagamento será feito por meio do Airbnb, como normalmente acontece, o que dá mais segurança ao usuário, pois o site legítimo assegura a proteção do cliente e a possibilidade de reembolso.

Como a posição na lista parece boa demais, o mais seguro é entrar em contato com o anfitrião para obter mais informações. A resposta é imediata e inclui um link para um site falso com um design muito profissional semelhante ao Airbnb. Então, o site pede para você fazer o login.

Se você fizer isso, suas credenciais acabarão nas mãos dos golpistas. Mas a história não termina aí: lembre-se de que o serviço Land Lordz ajuda os cibercriminosos a rastrear todas as mensagens com vítimas em potencial. Por isso, solicitam imediatamente um depósito para confirmar a reserva. Mas, logo após receber o dinheiro, os responsáveis pela fraude cortam toda a comunicação.

Como evitar esses tipos de golpes em sites de viagens

  • Se a oferta é boa demais para ser verdade, desconfie. Para evitar decepções, leia nossa publicação sobre os perigos do planejamento de férias.
  • Desconfie do seu futuro anfitrião, especialmente se solicitar pagamento antecipado.
  • Sempre verifique a barra de endereços do navegador para ter certeza de que você está no site legítimo. E, utilize um gerenciador de senhas confiável: se não for, pode haver inserção automática no campo da senha, tendo grandes chances do site ser falso.
  • Utilize sempre uma solução antivírus de confiança que alerta quando um link leva para um site de phishing ou conteúdo malicioso.
Dicas