Streamings de Game of Thrones são campo minado de vírus

Já pensou em assistir à GoT de graça? Cuidado, você pode acabar pagando com suas informações de cartão de crédito e suas senhas.

Já parou para pensar nos usuários que baixam conteúdo pago como a série Game of Thrones da HBO? Embora muitos apenas tentem “assistir online” um programa sem pagar por ele, outros vivem em regiões que não transmitem esses episódios ou procuram capítulos sem censura que não podem encontrar legitimamente. O problema é que os cibercriminosos não se importam com o motivo, só enxergam possíveis vítimas.

De fato, apesar dos preços do serviço premium oferecido pela HBO, a estreia desta temporada bateu todos os recordes de públicoe inundou as mídias sociais (possivelmente encorajando outros usuários a assistir). Tudo isso resultou em cerca de dez milhões de downloads e visualizações ilegais -e para os golpistas não há nada mais atraente do que um grupo de usuários procurando desesperadamente por conteúdo ilegal.

Quer assistir os episódios de Game of Thrones de graça? Tenha cuidado

Imediatamente após a estreia da oitava temporada, milhares de pessoas correram para encontrar os episódios online. Se você quiser ver o capítulo legitimamente, tem de pagar, mas parece que os golpistas oferecem uma alternativa que parece muito atraente.
Tudo começa em um site que promete ao usuário o capítulo completo de Game of Thrones: Winterfell.
Site que promete a exibição completa de Game of ThronesO capítulo começa sem incidentes, dando ao usuário uma falsa sensação de segurança. Mas, logo depois, aparece uma mensagem que solicita a criação de uma conta “gratuita”.
Falsas páginas de streaming de Game of Thrones pedem que os usuários criem uma conta
Apenas um pequeno detalhe está faltando: o e-mail do usuário pois, logicamente, precisam gerar uma senha.
Para criar uma conta em um site de streaming falso, você deve digitar um e-mail e uma senhaNo entanto, depois de clicar em Continuar, o usuário percebe que isso não é tudo. A conta deve ser validada e, para isso, o site solicita as informações de pagamento e do cartão de crédito, incluindo o código CVC impresso no verso.
Depois de criar a conta em um site de streaming falso de Game of Thrones, o usuário deve inserir as informações de seu cartão de crédito
O site garante que as informações serão usadas exclusivamente para verificar que o usuário pertence a um país no qual o site “tem permissão para distribuir” o conteúdo. Além disso, afirma que nenhuma cobrança será feita.

Já tão perto do episódio, o usuário se vê tentado a introduzir seus dados e usufruir.

O problema é que mesmo depois de inserir esse monte de informações, o usuário não conseguirá assistir ao capítulo, na verdade, os poucos segundos que os cibercriminosos mostram pertencem ao episódio anterior. Então é oficial: todos os dados fornecidos para fazer essa conta vão diretamente para as mãos dos golpistas.

Criar uma conta nesses sites também pode ser perigoso

O fato de um site solicitar suas informações de cobrança online pode parecer suspeito, e é por isso que muitos visitantes saem da página quando precisam adicionar os dados do cartão de crédito. No entanto, é apenas a cereja do bolo, pois os golpistas já têm um endereço de e-mail e uma senha.

Infelizmente, o problema é que a maioria dos usuários usa a mesma senha para diferentes contas digitais. Portanto, é muito provável que pelo menos algumas combinações de e-mail e senha recolhidas pelos cibercriminosos coincidam com as credenciais da conta de outros sites: lojas, serviços de streaming ou jogos, contas de e-mail, redes sociais etc.

Ou seja, todas essas contas estão disponíveis para os cibercriminosos e, portanto, podem ser usadas para roubar dinheiro ou outros valores digitais, lavar fundos e itens roubados ou, no mínimo, enviar spam.

Game of Thrones é um imã para cibercriminosos

O golpe que acabamos de descrever não é, de longe, a única ameaça que tira proveito da popularidade de Game of Thrones. Desde a estreia da oitava temporada, observamos um aumento das atividades cibercriminosas associadas à série. Como você pode ver no gráfico a seguir, o número de ataques relacionados a Game of thrones detectados por nossos produtos quase quadruplicaram desde seu início:

Como se manter a salvo desse tipo de golpe online?

Ver uma série de sucesso sem pagar pode ser muito tentador e os golpistas sabem disso, então eles esperam encontrar um público tão ávido por conteúdo gratuito que esteja disposto a fazer qualquer coisa. Para se manter seguro, lembre-se de prestar atenção redobrada e conhecer as ameaças mais recentes.

  • Uma grande parte do que pode ser encontrado online é falsa, não confiável ou mesmo totalmente maliciosa.
  • Não insira informações sensíveis, especialmente as de seus cartões de crédito, em sites que não sejam de sua confiança.
  • Pare de usar a mesma senha para diferentes serviços online. Memorizar muitas senhas únicas e seguras pode ser complicado, mas, lembre-se, um gerenciador de senhas pode facilitar as coisas.
  • Utilize um antivírus confiável que o proteja contra os golpes online e phishing.
Dicas