Como configurar o Safe Money

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Os dias em que os hackers criavam vírus só por diversão passaram. Hoje em dia, os cibercriminosos modernos têm motivos sórdidos, tal como tirar proveito econômico de golpes e fraudes. O alvo mais popular é a informação do cartão de crédito dos usuários. Para atingir esses objetivos, eles nem precisam infectar os computadores das vítimas com vírus de qualquer espécie, basta contar com umas estratégias de engenharia social e links falsos. Por isso, a Kaspersky Lab está sempre atenta às novas ações dos fraudadores online e protege os usuários destes ataques com uma ferramenta especial: Safe Money (Dinheiro Seguro).

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O componente Safe Money da Kaspersky Lab foi criado em 2012 e se tornou no melhor sucessor de nossa antiga função: Modo Seguro para sites. Nós já discutimos o objetivo desse recurso nos artigos do nosso blog. Por isso, hoje, não vamos falar sobre como o componente de Safe Money funciona, e sim vamos nos enfocar em explicar para você em quais circunstâncias a função pode não funcionar e como resolver este problema.

Muito provavelmente, você tem pelo menos uma conta online que permite realizar diversas operações. Por exemplo, pode ser a sua conta bancária online. Se você tem um produto da Kaspersky Lab instalado, a página será aberta em um modo protegido por padrão, como a maioria dos bancos populares, sistemas de pagamento e sites de compras online que estão incluídos no nosso banco de dados. Se você está tentando se logar e não há nenhuma notificação do Safe Money ou uma moldura verde em torno da página, isso significa que você não está protegido contra os fraudadores. Neste caso, eu aconselho que você feche a página antes de introduzir qualquer dado pessoal e só retorne após você adicionar manualmente o endereço à ferramenta Safe Money. Você pode ler como fazer isso na nossa Base de Conhecimento.

No entanto, é importante ressaltar que isto ocorrer com você, não quer dizer necessariamente que a página que você está tentando acessar seja perigosa. Só significa que esse serviço (banco ou site)  não está presente no nosso banco de dados.

Se você está tentando se logar e não há nenhuma notificação do Safe Money não quer dizer necessariamente que a página da web é perigosa. Só significa que esse serviço (banco ou site) não está presente no nosso banco de dados.

E se a página ainda seguir abrindo em uma janela normal do navegador depois de ter adicionado o endereço no banco de dados do Safe Money? Muito provavelmente, você adicionou o domínio do banco (por exemplo, https://seubanco.com), mas a sua conta pessoal tem um domínio diferente (por exemplo, https://seuperfil.seubanco.com). Nesse sentido, configurar o componente para cada variação possível é muito complicado. Há uma maneira muito mais fácil: você pode adicionar uma máscara em vez de um endereço completo do site. Use um símbolo do asterisco (‘*’), que é utilizado para representar qualquer sequência de símbolos em muitas linguagens de programação:

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Adicione seu banco à ferramenta Safe Money usando este método e sua página de conta pessoal será sempre aberta em uma janela protegida. Para economizar o seu tempo, você pode abrir rapidamente a página com apenas um clique a partir da janela Safe Money sem abrir o navegador e digitar o endereço. Se você olhar para a parte inferior da janela, você pode perceber que o aplicativo recomenda que abra sempre os sites desta maneira:

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Há um erro que os usuários cometem muitas vezes ao usar o Safe Money. Se a página não abrir de imediato, não há necessidade de clicar no link de novo e de novo. Pode haver um pequeno atraso por causa das várias verificações de segurança realizadas pelo componente. Deixe que o aplicativo tome seu tempo para poder proporcionar uma proteção sólida para suas transações. Caso contrário, seu desktop será coberto por um grande número de páginas semelhantes ou mensagens de erros.

Além disso, na hora de agregar bancos ou sites novos à base de dados, você deve ingressar o endereço correto (URL) e não somente o nome do banco.

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O Safe Money se integra nos vanegadores web através de plug-ins. Se você tem a versão mais recente do navegador e ele não suporta algumas extensões, é possível que o componente não funcione. Eu recomendo o uso do Internet Explorer para transações financeiras e compras online, uma vez que raramente é atualizado em relação aos outros navegadores. Se você é um usuário do Google Chrome, não se preocupe se não o Safe Money não funcionar. Este componente está incluído no plug-in do Kaspersky Protection, que é compatível com o Google Chrome. Para saber mais informações sobre isto, leia este artigo. 

A maioria dos bancos populares, sistemas de pagamento e sites de compras online estão incluídos no banco de dados do Kaspersky Internet Security

Note-se que o plug-in deve ser ativado de forma manual. A primeira vez que você abrir o navegador, depois de ter instalado o produto Kaspersky, o aplicativo vai perguntar se você quer instalar a extensão. Por padrão, a caixa de seleção não estará marcada, para ativar o componente você precisa aceitar a instalação. e os usuários muitas vezes ignorá-lo.

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Caso você tenha perdido a caixa de seleção e o plug-in não foi instalado, você pode habilitá-lo a qualquer momento nas configurações do navegador. Você pode encontrar informações detalhadas sobre como fazer isso neste artigo.

Os fraudadores costumam usar diversos truques para enganar os usuários: links para páginas bancárias falsas são muito comuns em e-mails de phishing. Para aprender a identificar a ameaça e proteger-se contra ela, leia o artigo do SecureList sobre como evitar fraudes no e-mail. Lembre-se que o antivírus não vai proteger você de todas as ameaças que existem (entre elas fraudes e golpes online) e, por isso, é necessário que você esteja sempre informado e muito atento aos links e sites suspeitos.

Tradução: Juliana Costa Santos Dias