Como ficar seguro enquanto viaja para o exterior

Smartphones e tablets permitem que os viajantes a negócios permaneçam conectados às suas redes corporativas enquanto estão em trânsito como nunca antes. Mas, assim como qualquer outra plataforma, essas tecnologias

Smartphones e tablets permitem que os viajantes a negócios permaneçam conectados às suas redes corporativas enquanto estão em trânsito como nunca antes. Mas, assim como qualquer outra plataforma, essas tecnologias móveis ficam também vulneráveis a hackers, ou seja, é importante se proteger (e proteger seus dispositivos) enquanto está em trânsito. Estas oito dicas o ajudarão a fazer exatamente isso.

 

  1. Fale com o seu departamento de TI: eles terão algumas ferramentas e estratégias que lhe permitirão acessar os documentos corporativos mais importantes (e às vezes mais confidenciais) sem expô-los aos invasores. Não se esqueça de marcar uma reunião com eles antes de sua viagem, visto que essas soluções alternativas levam tempo para serem preparadas.
  2. Deixe seu telefone em casa: isso pode parecer um contrassenso, mas seu dispositivo móvel muito provavelmente contém dados confidenciais. Telefones pré-pagos, preferivelmente aqueles que não armazenam dados, são uma alternativa mais barata e mais segura.
  3. Troque seu cartão SIM: o cartão SIM é o chip removível no seu telefone que armazena todas as suas informações pessoais (e confidenciais). Comprar um novo para usar durante a viagem (a maioria dos aeroportos internacionais tem quiosques que os vendem) protegerá alguns de seus dados em caso de perda ou roubo de seu telefone. Entretanto, boa parte dos dados do aparelho é mantida no armazenamento interno, portanto, isso não protegerá essas informações.
  4. Não confie na rede Wi-Fi: evite conexões Wi-Fi abertas ou públicas a todo custo; redes de hotéis e públicas são presas fáceis de hackers que procuram roubar informações ou monitorar a comunicação. Se uma conexão de Internet for essencial, peça à sua empresa que configure uma VPN (rede privada virtual) que o conectará a um servidor da empresa (consulte a Etapa 1) ou um cartão 4G para o seu notebook.
  5. Experimente o Google Voice: o uso de uma conexão de VOIP gratuita (Voice Over IP – também conhecido como telefone pela Internet) oferece a segurança que a comunicação digital em outro país não pode oferecer. O Google Voice é uma excelente opção, e ter as suas conversas gerenciadas na estrutura dele é muito mais seguro do que em uma rede de telecomunicações estrangeira, que pode estar sujeita a ataques ou vigilância. É sabido que alguns governos usam o Skype para espiar usuários também.
  6. Observe o sinal: se estiver viajando em um país que tenha o serviço 3G e seu dispositivo móvel repentinamente mudar para 2G, você pode estar em perigo. Isso porque o 2G é muito mais fácil de espionar, e os hackers de plantão geralmente tentarão forçar um telefone em uma comunicação 2G para roubar dados.
  7. Feche suas portas: nada supera a segurança física. Sempre se certifique de trancar a porta do seu quarto no hotel e, quando possível, guarde itens de valor no cofre. Quando os hackers conseguem se apossar de um dispositivo, é o fim da linha, a menos que você tenha softwares de segurança como o Kaspersky Mobile Security ou o Kaspersky Tablet Security. Os dois têm capacidade de remotamente bloquear e limpar aparelhos roubados.
  8. Seja dissimulado: para uma verdadeira paranoia, é preciso ser criativo em suas conversas telefônicas. Perguntar “como estão as crianças?” pode ser uma forma mais inteligente de perguntar “como está indo o novo projeto do protótipo de microprocessador supersecreto?” e deixar qualquer espião sem entender nada. Mas o seu cientista ultrassecreto está atuando.

 

Dicas