Como se tornar um jogador mais seguro

A realidade é que, no final das contas, a segurança para jogadores e jogos não é tão diferente das melhores práticas adotadas para as atividades normais de rede social on-line.

A realidade é que, no final das contas, a segurança para jogadores e jogos não é tão diferente das melhores práticas adotadas para as atividades normais de rede social on-line.

Você tem que manter senhas fortes e ser cuidadoso quanto ao local em que armazena suas informações.

Como qualquer pessoa on-line, os jogadores são vítimas de violações de dados, perdas de contas e diversas falsificações de phishing e engenharia social, mas, além disso, eles sofrem a ansiedade de proteger os personagens específicos dos jogos e seus perfis, que podem ser roubados por bugs, aplicativos externos ou outras ações mal-intencionadas.

O espaço dos jogos ainda não sofreu o tipo de ataque em massa experimentado pela Microsoft e pelo Windows na década passada ou o tipo que o Android e outras plataformas móveis estão testemunhando agora. No entanto, isso não quer dizer que plataformas de jogos são exemplos de retidão de segurança.

Na verdade, os jogadores já tiveram sua parcela de dor de cabeça. Invasores comprometeram a Sony e sua rede de PlayStation (PSN) no que foi considerado uma das maiores violações de dados jamais vista, afetando quase 100 milhões de pessoas. O comprometimento da PSN foi tão sério que a Sony teve que desativar sua plataforma de jogos on-line por mais de um mês. Além do fiasco amplamente divulgado da Sony, a conhecida plataforma de jogos Steam e seu mercado também enfrentaram problemas em outubro, quando se descobriu que a plataforma Steam era vulnerável a explorações remotas, pondo mais de 50 milhões de usuários em risco. Proprietários do XBOX também já tiveram suas contas roubadas. Usuários de jogos baseados em dispositivos móveis foram alvo de aplicativos maliciosos que se disfarçavam de jogos legítimos, especialmente na véspera de lançamentos altamente aguardados (como spinoffs do Angry Birds). Além desses, houve incontáveis incidentes isolados que afetaram games individuais.

Os jogadores teriam se saído bem se tivessem seguido os avisos dos especialistas em segurança sobre como ficar seguro on-line. Stephen Toulouse, consultor do setor e diretor de longa data de política e gerenciamento na XBOX Live, aconselhou os usuários que adotassem algum tipo de autenticação secundária disponível para seus perfis de jogos, quer fossem baseados em SMS, quer em outro mecanismo de autenticação secundário. Toulouse também é favorável ao uso de quaisquer ferramentas disponibilizadas pelos serviços de jogos para delatar e ajudar a rastrear trapaceiros, desonestos ou qualquer pessoa que faça ameaças on-line.

Toulouse alertou especificamente sobre phishers e engenheiros sociais, que se alastram no espaço de jogos, recomendando aos jogadores muita cautela com os supostos moderadores ou reguladores que pedem credenciais de login e alegam que uma determinada conta recebeu reclamações e está sendo bloqueada. Enfim, os jogadores devem desconfiar de qualquer pessoa ou coisa que ofereça prêmios gratuitos ou créditos, que geralmente fazem parte de uma farsa maior.

Dicas