Como manter a sanidade quando você está trabalhando em casa

Você pode criar uma zona de conforto digital de onde não vai querer sair. 

Quando grande parte do mundo entrou em confinamento, muitos pensamos que depois de um mês ou dois sentados em casa, a vida retornaria ao normal. Passaram um mês ou dois, depois um terceiro e um quarto, mas a normalidade ainda não voltou a lugar algum. 

Claro, muitas empresas reabriram recentemente, mas ainda somos cautelosos em relação a salas lotadas; muitos escritórios e outras instalações ainda estão fechados; e poucos estão dispostos a pegar um avião ou até mesmo trem. Alguns estão trabalhando em casa e outros infelizmente estão sem trabalho. 

Obviamente, ainda esperamos que as nuvens escuras passem em breve. Uma vacina eficaz, imunidade coletiva, avanços no tratamento, certamente algo mudará para melhor. Afinal, a humanidade já lidou com problemas sérios antes. 

A duração incerta dessa fase está prejudicando o otimismo, no entanto. “Um mês ou dois” pode se estender por anos – e isso exigirá uma mudança de mentalidade, não apenas uma cadeira mais confortável. As pessoas podem precisar se adaptar e moldar suas vidas em torno da nova realidade. 

Para ser mais seguro, o novo normal pode exigir uma redução nos escritórios em plano aberto, nos serviços de transporte público e em eventos e reuniões lotados, além de passar mais tempo em casa, no carro ou ao ar livre (se o clima permitir). É importante organizar os espaços usados com frequência para garantir o máximo conforto e produtividade. 

Antes, você pode ter deixado passar problemas em sua casa – afinal, a vida real acontece no escritório, no bar, na academia e em qualquer outro lugar em que você gaste seu tempo livre. Só que agora, quando a vida profissional e social se mudaram para nossas casas, a situação é diferente. 

Os membros da família podem trabalhar juntos pacificamente na sala de estar? Caso contrário, o Wi-Fi na cozinha é confiável? Seu computador aguenta firma ou atualiza e trava continuamente? Sua webcam dá conta do recado? Seus filhos, que não estão longe da sua vista na escola, passam horas assistindo ao YouTube no volume máximo? Com tudo o que está acontecendo, é possível focar no seu trabalho ou você está preocupado em perdê-lo por causa de tudo isso – e mais? 

Talvez seja reconfortante saber que você não está sozinho em suas preocupações e problemas. Estamos todos no mesmo barco virtual e todos precisamos fazer algo a respeito. 

Comprar uma casa nova e enorme, com vários escritórios e uma academia em casa, resolveria alguns desses problemas. Mas existem medidas menos radicais e mais plausíveis que podem alegrar sua visão e espírito sem esgotar todos os recursos que você tem (e mais alguns). 

Pronto? Vamos lá. 

Tempo e espaço

Talvez a dor de cabeça número um para os trabalhadores em casa seja o apagamento do limite entre  tempo e espaço de trabalho e pessoal. Se você ainda não definiu as linhas de demarcação com todos os membros da família, agora é a hora. 

Por exemplo, em nossa empresa, temos um período de parada definido, após o qual trabalhamos apenas se algo for uma emergência. (As emergências não acontecem mais de uma vez por mês; se algo acontece com mais frequência do que isso, é uma ocorrência regular; portanto, se está fazendo com que as pessoas trabalhem tarde demais, precisamos ajustá-lo – durante o horário normal de trabalho!) A família controla quem fica com a mesa boa na sala de estar em que dias. Na minha casa, não permitimos trabalho na cozinha depois das 21:00. Já dá para ter uma entendeu a ideia. 

Se simplesmente não for possível para todos os ocupantes trabalharem em harmonia em uma casa, em dias especialmente agitados, você poderá alugar um espaço de escritório em um hotel próximo. Muitos já estão fazendo isso. 

Paz e tranquilidade

Quando sua casa é seu escritório, minimizar o ruído das informações é fundamental. Isso significa desativar as notificações push desnecessárias nos navegadores e silenciar ou desativar as notificações de emailmessengers e todos os outros aplicativos e serviços que lutam por sua atenção. 

Enquanto você  faz isso, configure as redes sociais para vazar o mínimo de informações possível. Para ajudá-lo, oferecemos um site de privacidade especializado. 

Também recomendamos o uso de fones de ouvido para videoconferência e atividades de vídeo para sanidade de outros membros da família. 

Internet 

Em 2020, ter Internet de alta qualidade em casa pode ser literalmente uma questão de vida ou morte. Para isso, você precisa de um provedor confiável, de uma opção de backup em caso de falha na comunicação e de uma boa cobertura Wi-Fi em toda a casa. 

Não podemos ajudar aqui com a escolha do provedor – as opções variam de acordo com o local. Mas você pode conferir o nosso guia para um ótimo Wi-Fi doméstico – desde a análise dos sinais dos vizinhos até a construção de uma moderna rede em malha. E para matar dois coelhos com um roteador sóconfigure o Wi-Fi para visitantes ao mesmo tempo. Apesar do nome, uma rede para visitantes é menos para convidados do que para o número crescente de dispositivos inteligentes da casa. Por motivos de segurança, é melhor mover seu zoológico digital para uma rede separada. 

Hardware e software 

Alguns investimentos de capital podem ser necessários. Um escritório em casa semipermanente precisa de uma cadeira confortável, uma mesa de bom tamanho e uma tela de alta qualidade. Tratar dor nas costas, cansaço visual e síndrome do túnel do carpo será mais caro a longo prazo. 

Para proteger seus nervos, corrija os atrasos irritantes do computador. Se o seu hardware estiver em condições razoáveis, ele vai merecer uma atualização um dia, mas você pode adiar isso e começar ajustando o software. Geralmente, todos os desempenhos são beneficiados por melhorar o desempenho dos jogos, por isso recomendamos começar por aí. 

Para maximizar os recursos disponíveis, retire o lixo eletrônico do armário e veja se você pode adaptá-lo às circunstâncias. Por exemplo, um smartphone antigo pode virar uma webcam decente e um iPad pode ser suficiente como um leitor eletrônico, moldura para foto ou, se não for muito antigo, uma tela adicional. 

Segurança 

Dificilmente poderíamos pular esse tópico, certo? Nosso guia sobre como tornar sua vida digital à prova d’água, escrito por um especialista em infosec de renome, vale cada segundo do tempo de leitura. E enquanto você faz isso, vasculhe suas contas on-line e exclua as não utilizadas (eis o porquê). Além disso, organize suas senhas – todo mundo sempre as perde ou esquece. 

Planejamos continuar reabastecendo nossa coleção de postagens sobre como encontrar sua zona de conforto digital. Os artigos sobre o assunto aparecerão sob essa tag; portanto, verifique com frequência para saber mais sobre como uma reforma digital pode tornar a vida melhor e mais simples, mesmo depois que o coronavírus atual ficar para trás. 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.