Alerta aéreo: 8 incidentes perigosos envolvendo drones

Pequenos drones podem causar grandes problemas. Nós relatamos alguns incidentes de arrepiar os cabelos.

Os Veículos aéreos não-tripulados (VANTS) civis são usados ​​com uma frequência cada vez maior para registro de fotos e vídeos, entrega de cargas, operações de busca e salvamento e outros fins. No âmbito da segurança – tanto dos drones, quanto de seus arredores – alguns países já promulgaram leis e restrições ao uso. Infelizmente, nem todos os proprietários de VANTS conhecem ou seguem essas normas. E, como qualquer dispositivo eletrônico, os drones às vezes podem ficar fora de controle. Quais são as possíveis consequências? Aqui estão alguns exemplos.

Queda na Casa Branca?

Em janeiro de 2015, um drone caiu no gramado em frente à Casa Branca, em Washington, DC. Um oficial do governo embriagado havia voado com um drone, decolando de um apartamento localizado perto da residência oficial do presidente dos EUA e perdeu o controle. De acordo com o New York Times, ele mandou uma mensagem para seus amigos, preocupado que o drone tivesse caído nos terrenos da Casa Branca, e então … foi dormir. Ao ouvir as notícias de um incidente na Casa Branca na manhã seguinte, o encrenqueiro confessou.

Ele teve sorte: a investigação mostrou que, antes do acidente, o drone estava em voo não controlado, de modo que a promotoria não apresentou acusações contra o piloto. No entanto, o incidente destacou uma questão de segurança da Casa Branca. O pequeno drone passou despercebido por radares projetados para detectar aeronaves e mísseis tradicionais – e suas intenções poderiam facilmente ter sido mais contraditórias.

Logo após o incidente, o fabricante do drone lançou uma atualização de firmware para o modelo, para impedir que ele voasse dentro de um raio de 25 km (cerca de 15,5 milhas) da Casa Branca. Também se tornam inoperantes nas proximidades de aeroportos, usinas de energia e outras instalações críticas. Mas nem todos os drones possuem essas proteções embutidas.

Caos no aeroporto

Em dezembro de 2018, drones paralisaram o aeroporto de Gatwick, em Londres. Os aviões ficaram em solo por mais de um dia devido à relatos de drones no aeroporto, que apareceram misteriosamente sempre que o aeroporto tentava reabrir. O incidente afetou 140 mil passageiros. Cerca de mil voos tiveram de ser cancelados.

Além disso, os culpados nunca foram encontrados, levando à especulação de que eles nem existiam. Os relatos vieram exclusivamente de testemunhas oculares. Os sistemas de segurança de Gatwick, como no caso da Casa Branca, não detectaram nada. Além disso, para investigar o incidente, a polícia enviou seus próprios drones, o que poderia ter provocado mais testemunhas oculares.

Acidente no céu

Em outro acidente ocorrido em 2017, na província canadense de Quebec, não havia testemunhas oculares para impedir uma colisão de um avião com um drone. Durante o procedimento de pouso, uma aeronave de pequeno porte colidiu com um drone a uma altitude de 450 metros (cerca de 1.500 pés) – cinco vezes mais alto que o permitido. Felizmente, a aeronave com oito pessoas a bordo sofreu apenas pequenos danos e aterrissou com segurança.

As consequências poderiam ter sido muito mais graves. Como pesquisadores da Universidade de Dayton demonstraram no ano passado, mesmo um drone leve pode causar danos significativos a um avião.

Drones vs. Arranha-céus

Um acidente com um drone no topo da torre de observação da Space Needle em Seattle quase levou a uma tragédia. Era véspera de Ano Novo em 2016 e os técnicos responsáveis pela queima de fogos de artifício estavam preparando a comemoração. As lâminas do VANT, que continuaram girando por algum tempo após o acidente, estavam perigosamente perto de um cabo que passava pelo sistema de lançamento. Felizmente, os trabalhadores foram capazes de imobilizar o drone.

 

Após algum esforço, o proprietário do drone foi pego e multado. Mesmo assistindo ao vídeo da câmera do drone para determinar o local de decolagem, foi o número de série do drone que ajudou a localizar o culpado.

Exercício de treinamento

O famoso Flying Scotsman, um trem de passageiros que circula entre as capitais da Inglaterra e da Escócia, também teve um encontro íntimo com um drone. Em 2016, um mês após uma longa reforma, o trem foi danificado por um VANT. Um drone que filmava o trem pegou uma árvore na beira da pista e sua câmera voou para um dos vagões. Ninguém ficou ferido, mas os passageiros levaram um susto pelo barulho.

E em abril deste ano, outro drone escapou por pouco de uma colisão com o Scotsman. Se Lady Luck não tivesse intervindo, o estrondo provavelmente teria acompanhado danos a equipamentos vitais e ferimentos graves.

Um drone na roda

Os ciclistas também estão em risco. Em 2017, um drone aéreo que filmava o Golden State Race Series, em Rancho Cordova, Califórnia, colidiu com uma árvore e caiu na pista. Um fragmento de drone foi parar na roda dianteira de um dos ciclistas, fazendo com que ele passasse por cima do guidão. Felizmente, o ciclista praticamente não se machucou e o dono do drone prometeu comprar-lhe roda e capacetes novos como compensação.

 

Apagão de três horas

Na cidade de West Hollywood, perto de Los Angeles, um drone foi responsável por um apagão de três horas em centenas de casas. Por ironia do destino, o drone voou para a linha de energia apenas algumas semanas após o Conselho da Cidade de LA ter reforçado suas normativas sobre estes dispositivos.

Embora o acidente tenha acontecido durante o dia e as pessoas estivessem na rua, não houve vítimas, apesar de cerca de 650 moradores de West Hollywood tenham sido afetados, tendo que esperar até que a energia fosse reparada. Os bombeiros também bloquearam duas faixas do Sunset Boulevard, onde ocorreu a colisão.

O drone abatido

Mesmo que o operador esteja no controle e o drone em boas condições, o voo ainda pode terminar em tragédia. Na Nova Zelândia, por exemplo, um morador local abateu um drone que sobrevoou seu terreno e quase foi preso.

Segundo a polícia e o operador do drone, o dispositivo não estava filmando ilegalmente propriedades particulares, mas capturando um vídeo de um lote à venda do outro lado da rua, fazendo uma visão aérea. No entanto, os demandantes não conseguiram provar ao tribunal que o drone não havia voado fora do curso. Como resultado, o fotógrafo foi absolvido.

Espaço aéreo seguro

Como você pode ver, os drones não são apenas uma ferramenta conveniente para a gravação de fotos, vídeos e outras tarefas, mas também podem ser um risco potencialmente sério para a saúde e a propriedade humana. Felizmente, existem tecnologias para a detecção e neutralização oportuna desses equipamentos rebeldes. Com isso em mente, leia este post para saber detalhes de nossa solução antidrone.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.