O que é e como funciona o Kaspersky Antidrone?

Criminosos e causadores de confusão podem utilizar drones para prejudicar os negócios. Veja como o protegemos contra essa ameaça em potencial.

Hoje, centenas de modelos de drones civis estão disponíveis para venda – de brinquedos bastante simples a aeronaves impressionantes construídas para suportar um peso substancial. A maioria é usada para entretenimento ou vídeo aéreo. Mas, como é o caso de quase todas as tecnologias, mais cedo ou mais tarde alguém as subverte, utilizando-as para o mal. Isso cria demanda por sistemas para neutralizarem a presença aérea indesejada. A demanda, por sua vez, gera oferta e nossos entusiastas desenvolveram uma solução chamada Kaspersky Antidrone.

Como alguém pode ser prejudicado por um drone?

Para começar, qualquer veículo aéreo não tripulado (VANT) de uso civil é, acima de tudo, uma câmera controlada remotamente. O mundo já presenciou relatos de drones usados ​​por ladrões para identificar alvos em potencial e pesquisar sistemas de defesa. Inclusive, os caçadores de manchetes os usam para obter filmagens de cenários de gravações de episódios inéditos como de Game of Thrones; já algumas pessoas “controversas”, para espiar a vida privada dos moradores de St. Louis.

Os drones também podem transportar cargas e, portanto, servir como veículos de contrabando. É verdade que a capacidade de levantamento de peso continua pequena até momento, mas não é necessária uma grande capacidade para carregar grande volume de peso de certas substâncias. De fato, de acordo com o The Washington Times, os narcotraficantes mexicanos usam drones extensivamente para contrabandear drogas através da fronteira com os EUA. Potencialmente, também podem ser utilizados ​​para roubar materiais caros (como platina ou diamantes) de instalações protegidas.

E, finalmente, um drone é um pedaço de metal que pode repentinamente colidir com algo. Não estou nem me referindo a ataques intencionais. Existem muitos relatos de acidentes com drones que levaram a consequências bastante indesejadas.

Como combater drones

Outras empresas propuseram uma variedade de métodos de resposta de VANT. Alguns deles oferecem sistemas de detecção que apenas alertam o usuário sobre a aproximação de drones, mas outros tentam combater essa ameaça aérea de maneira mais ativa.

Alguns sugeriram o uso de redes; outros treinariam aves predadoras para servir como interceptadores. Outros sistemas usam um sinal GPS falso para desorientar o dispositivo. Mas a maioria das soluções antidrone representa variações em um canhão eletromagnético projetado para derrubar o drone, que acreditamos ser fundamentalmente errado – sem mencionar, nem sempre legal -, assim como tentativas de hackear as comunicações entre o aparelho e sua unidade de controle remoto. Preferimos o método menos invasivo de todos: supressão direcionada de comunicações entre a unidade de controle remoto e o drone.

Assim que o sinal de controle for perdido, um VANT normal iniciará imediatamente o procedimento de pouso ou tentará retornar ao local de lançamento. Alguns modelos são programados para pairar ou voar para um local diferente nesses casos, mas são exceção.

Mas pousar um drone é apenas metade do caminho. No coração da nossa solução está um sistema para detecção e classificação automáticas de objetos aéreos.

O princípio por trás do nosso método

Como você pode imaginar, não fabricamos nenhum hardware de interferência ou detecção. Somos uma empresa de software. Portanto, nossos especialistas desenvolveram um software que usa dados de várias fontes para detectar a aproximação de um drone, mirar antenas de interferência e forçá-lo a pousar. A solução é adaptada às necessidades e configurações reais do cliente por nossos parceiros de integração de sistemas.

Detecção primária

Para entender que um VANT está se aproximando da área protegida, o módulo de detecção primária é usado. Ele é praticamente qualquer dispositivo capaz de escanear o espaço aéreo em seu perímetro – uma câmera, radar ou um sensor acústico. De fato, mesmo as câmeras IPTV podem fornecer dados ao nosso sistema (desde que cubram o espaço aéreo suficientemente).

Cada método tem prós e contras. Nossa configuração de teste usa um lidar – um dispositivo que detecta objetos e mede a distância usando emissão monocromática de luz (neste caso, um laser). É verdade que ele pode detectar um objeto no ar a uma distância menor do que, digamos, o radar. E também pode distinguir um zangão de um pássaro de muito mais longe. E, não está sujeito ao licenciamento especializado (em alguns países é quase impossível obter aprovação para o uso de radar em uma área povoada. Ele emite sinais de rádio que podem entrar em conflito com outros equipamentos).

Classificação

Depois de ver (ou ouvir) a presença aérea, o módulo de detecção primário transmite as coordenadas aproximadas do objeto ao servidor e ao módulo de classificação e interferência. Este módulo direciona uma câmera de alta precisão para o objeto voador e o coloca em foco. A imagem é enviada para o servidor, onde a classificação real ocorre.

Graças aos algoritmos de aprendizado de máquina, nosso sistema pode não apenas distinguir pássaros e drones, mas também determinar o modelo real de drones. Assim que o programa confirma que o objeto é um VANT, ele ativa a geração de ruído direcionada. É verdade que os invasores podem tentar disfarçar o drone, mas ele simplesmente será classificado como um OVNI – e o sistema responderá a um OVNI da maneira como é programado pelo usuário. Para garantir a segurança, é melhor congestionar toda a faixa de frequência disponível.

Equipamento necessário

Basicamente, tudo depende das necessidades e recursos do cliente, bem como do integrador. Os componentes essenciais são o equipamento de interferência que cobre as frequências usadas pelos fabricantes de drones, um servidor para executar nosso software e uma câmera de alta precisão. Qualquer dispositivo de detecção primária pode ser usado e combinado para melhorar a precisão ou o alcance.

Um módulo de interferência pode rastrear um alvo. Normalmente, isso é mais do que suficiente, mas, se você antecipar ser atacado por bandos de drones, o sistema é facilmente escalável. O servidor simplesmente precisa ser poderoso o suficiente para processar os dados recebidos.

Se necessário, uma solução móvel pode ser projetada para ser montada em um carro – não para operação enquanto estiver em movimento (isso é possível, mas exigiria uma pequena atualização de software e, até agora, não detectamos essa demanda), mas para uso em campo. Essa é exatamente a modificação para responder às necessidades da indústria cinematográfica de impedir fotos não autorizadas de cenários de filmes.

Saiba mais, entre em contato com os desenvolvedores da solução e solicite uma demonstração no site da Kaspersky Antidrone.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.