Como baixar o Windows 11 e evitar o malware

Golpistas estão distribuindo malware e adware fingindo ser instaladores do Windows 11.

A Microsoft ainda não lançou o Windows 11, mas o novo sistema operacional já está disponível para download e visualização. Os cibercriminosos, é claro, estão explorando isso, enviando malware para usuários que pensam que estão baixando o novo sistema operacional da Microsoft.

Por que baixar o Windows 11 agora?

Na verdade, a Microsoft afirmou que o 10 seria o último Windows e que a empresa apenas lançaria atualizações. Em 24 de junho deste ano, no entanto, a empresa revelou o Windows 11. E mesmo que por baixo seja basicamente o 10, o Windows 11 ainda é a maior atualização do sistema operacional em seis anos, com um número impressionante de novos recursos e modificações de interface.

Oficialmente, o Windows 11 estará disponível para o público em geral em 2021, mas muitas pessoas estão testando-o cedo, instalando uma compilação de pré-lançamento. Alguns entusiastas querem experimentar o novo sistema por sua novidade; outros, como repórteres de tecnologia, para informar os usuários sobre os novos recursos. Quanto aos desenvolvedores de software, precisam do sistema para realizar testes de compatibilidade com seus próprios produtos e corrigir quaisquer problemas antes do lançamento.

Embora a Microsoft tenha tornado o processo de download e instalação do Windows 11 de seu site oficial bastante simples, muitos ainda visitam outras fontes para baixar o software, que muitas vezes contém “recursos” não anunciados de cibercriminosos (e não é necessariamente o Windows 11).

Como golpistas enganam quem baixa o Windows 11

A forma mais direta com que os cibercriminosos enganam os usuários é inserindo algo extra (ou algo mais).

Um exemplo envolve um arquivo executável chamado 86307_windows 11 build 21996.1 x64 + activator.exe. Com um tamanho de 1,75 GB, certamente parece plausível. Na verdade, porém, a maior parte desse espaço consiste em um arquivo DLL que contém muitas informações inúteis.

Abrir o executável inicia o instalador, que se parece com um assistente de instalação comum do Windows

Abrir o executável inicia o instalador, que se parece com um assistente de instalação comum do Windows

 

Abrir o executável inicia o instalador, que se parece com um assistente de instalação comum do Windows. Seu principal objetivo é baixar e rodar outro. O segundo executável também é um instalador e ainda vem com um contrato de licença (que poucas pessoas lêem) chamando-o de “gerenciador de download para 86307_windows 11 build 21996.1 x64 + ativador” e observando que também instalaria algum software patrocinado. Se você aceitar o contrato, vários programas maliciosos serão instalados em sua máquina.

 

Nosso produtos já derrotaram várias centenas de tentativas de infecção que usaram esquemas semelhantes relacionados ao Windows 11. Uma grande parte dessas ameaças consiste em downloaders, cuja tarefa é baixar e executar outros programas.

Esses outros programas podem ser muito abrangentes – de adware relativamente inofensivo, que nossas soluções classificam como não-vírus, a cavalos de Tróia completos, ladrões de senhas, exploits e outras coisas desagradáveis.

Onde e como baixar o Windows 11 com segurança

Baixe o Windows 11 apenas de fontes oficiais, conforme a Microsoft aconselha. Até agora, está oficialmente disponível apenas para participantes do programa Windows Insider – ou seja, você precisa se registrar. Você também precisará de um dispositivo com o Windows 10 já instalado.

Para atualizar seu computador para Windows 11, vá para Configurações, clique em Atualização e segurança, selecione Programa Windows Insider e ative o Canal Dev para obter a atualização.

Não recomendamos executar a atualização em seu computador principal; pré-compilações podem ser instáveis.

Também aconselhamos você a usar uma solução de segurança confiável e nunca desativá-la, para que os cibercriminosos não possam obter acesso ao seu computador por meio de engenharia social ou vulnerabilidades no sistema que ainda não foi lançado oficialmente.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.