Como tornar o trabalho híbrido eficaz e seguro em casa e no escritório

Dicas de segurança e produtividade para quem trabalha em casa ou no escritório.

Após um ano de trabalho remoto, algumas empresas finalmente perceberam que nem todos precisam estar fisicamente presentes no escritório durante todas as horas de trabalho e, por isso, introduziram o chamado trabalho híbrido, permitindo que os funcionários passassem alguns dias de trabalho em seus escritórios domésticos.

A proposta de trabalho híbrido tem prós e contras. Muitos trabalhadores acham difícil alternar entre trabalhar em casa e no escritório, e alguns enfrentam desafios técnicos — e isso antes mesmo de falarmos dos desafios que envolvem a segurança das informações corporativas e pessoais. Aqui, detalhamos como você pode combinar o trabalho em casa e no escritório sem arriscar a produtividade ou quaisquer dados confidenciais.

As condições de trabalho importam

Alguns preferem trabalhar no sofá; outros se sentem mais produtivos em um escritório ocupado. Que tipo de trabalho se adapta melhor a você? Considere com quais tarefas você lida melhor em cada ambiente. Por exemplo, o escritório pode facilitar conversas e reuniões pessoais, enquanto a casa pode ser a melhor escolha para tarefas que requerem concentração e foco (ou talvez seja exatamente o oposto).

Determinar quais tarefas funcionam melhor em casa ou no escritório pode ajudá-lo a planejar sua semana adequadamente.

Considere também se você pode começar seu dia trabalhando em casa e, na sequência, ir para o escritório no final do dia. Bônus: isso pode permitir que você pule a hora do rush matinal. Pessoa noturna? Informe-se sobre a possibilidade de chegar e ficar no escritório até tarde.

Distrações estão por toda parte. O escritório pode ter colegas tagarelas, por exemplo, e o horário de expediente em casa pode incluir cônjuge, filhos, animais de estimação.

Cada escritório é diferente, e você deve ter a que recorrer por lá para se concentrar, mas nós temos algumas dicas para quem trabalha em casa — para começar, tente usar um escritório fixo ou, pelo menos, reserve um canto isolado.

Ainda assim, não se pode simplesmente remover todas as distrações, então, para minimizar o impacto, use um aplicativo de cancelamento de ruído, tampões de ouvido ou um gerador de ruído branco.

Leve sua saúde em consideração

Em casa, muitos acham difícil parar de trabalhar após o término do horário formal de trabalho, mas fazer horas extras pode resultar em insônia, dores de cabeça e outras consequências indesejáveis. A síndrome de esgotamento emocional (burnout), outra consequência do excesso de trabalho, pode deixar a pessoa incapaz de fazer qualquer coisa. Esteja você trabalhando no escritório ou em casa, tente terminar no mesmo horário todos os dias.

Por outro lado, resista à tentação de trabalhar em casa de pijama. Vestir-se apropriadamente para o seu trabalho pode tornar mais fácil se concentrar nas tarefas. Em geral, quanto mais você separa sua casa e suas atividades de trabalho, mais você será capaz de mergulhar em ambas, mesmo se estiver trabalhando em casa.

Mantenha os dados físicos seguros

Enquanto você está trabalhando no escritório, na rede local de seu empregador, a proteção de dados é principalmente uma função de TI. Mas transportar seu trabalho – laptop, arquivos, pen drives – entre o escritório e sua casa pode colocar os dados corporativos em risco por descuido ou mesmo roubo.

Se possível, mantenha dispositivos separados para o seu escritório em casa e para o escritório real. Além da conveniência de não ter que carregar seu trabalho, essa configuração é mais segura. Se você precisa levar seu laptop no transporte público, procure uma capa resistente com fechaduras e zíperes ocultos.

Não é preciso dizer que a bolsa do seu laptop nunca deve conter o caderno que contém suas senhas — até porque esse caderno não deveria existir. Use um gerenciador de senhas para criar senhas fortes e gerenciá-las. (É seguro manter algumas senhas memorizadas de cor é claro, e mnemônicos podem ajudar nisso.)

Preste atenção à segurança de dados digitais

Se você precisar carregar seus dispositivos com você, considere os riscos de perdê-los e prepare-se para isso. Criptografe os dados confidenciais para protegê-los. Você pode usar as ferramentas padrão do seu sistema operacional, como BitLocker no Windows e FileVault no macOS, ou ferramentas de terceiros se sua empresa permitir. Dessa forma, mesmo se alguém roubar o laptop, eles não terão acesso aos arquivos contidos nele.

Como alternativa à criptografia de disco completo, você pode evitar o armazenamento de dados localmente, confiando nos serviços de nuvem. Por exemplo, o Google Docs se tornou um sério rival do software de produtividade offline tradicional. Independentemente do documento, planilha ou outras ferramentas que você usa, configure o acesso aos arquivos com segurança.

Talvez a aspecto fundamental mais importante seja a autenticação de dois fatores. Escolha serviços que ofereçam 2FA — novamente, com a permissão de TI — para tornar as contas significativamente mais difíceis de violar. E não mantenha informações confidenciais em nuvens; elas não são perfeitas.

Trabalhe seguro e tenha paz de espírito

Uma última coisa: não se esqueça de proteger seu dispositivo e sua conexão contra ameaças cibernéticas. Use uma solução de segurança confiável, como a [Kaspersky Security Cloud, para manter seus dados protegidos. Ela não apenas evita ataques aos seus dispositivos, mas também cria uma conexão segura para proteger seus dados.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.