Descubra-me se for capaz

Como proteger contas na Steam, Origin, Epic Store e outros serviços do tipo

Se você acha que sua conta Steam ou Origin com várias compras e conquistas não interessa aos cibercriminosos, más notícias. Todos os anos, golpistas indiscriminadamente roubam centenas de milhares de contas de jogos e as vendem no mercado paralelo. A primeira barreira que o protege desse destino é sua senha. Explicamos como torná-la mais forte possível.

Por que um criminoso quer minha conta de jogos?

O roubo de conta é semelhante ao roubo de carro: se uma conta é valiosa o suficiente, é vendida inteira, caso contrário, desmontada e as peças vendidas para reposição. Ou seja, itens no jogo, detalhes do cartão de pagamento ou endereços de e-mail para que os remetentes de spam carreguem seus bancos de dados. Mesmo uma conta sem itens no jogo pode ter alguma utilidade, por exemplo, para spam ou “farmar”, por isso ela também pode render uma grana em fóruns especializados da dark net.

As contas podem ser vendidas por valores que variam de uns trocados a uma quantia bastante alta, então alguns invasores tentam criar sites de phishing confiáveis ​​para atrair jogadores com todos os tipos artimanhas sensíveis, consumíveis pela metade do preço e outros itens impossíveis. Em alguns casos, ao invés de esquemas complexos, a força bruta é usada para quebrar credenciais de acesso. E se a sua senha for algo simples, como o nome da sua banda favorita, a cidade onde você mora, a marca do carro ou a sua data de nascimento, uma hora você perderá suas contas.

Outra maneira popular de roubar contas é tentar inserir senhas vazadas de outros serviços – um método conhecido como preenchimento de credenciais. As chances de sucesso são maiores do que você imagina, porque muitas pessoas usam a mesma  senha para sites diferentes. Por esse motivo, você deve sempre criar uma combinação exclusiva para cada aplicativo e site.

Como definir uma senha forte para uma conta de jogos

Todos os serviços têm sua própria interface, portanto, não há uma instrução única. Basta procurar a opção “alterar senha” (ou semelhante) nas configurações dos serviços Steam, Battle.net, Origin ou outras plataforma. Para definir uma nova senha, você provavelmente precisará digitar a antiga manualmente – ou solicitar uma redefinição via e-mail ou SMS.

Como criar uma senha tão forte que superaquecerá o computador dos cibercriminosos?

  • Para começar, ela deve ter pelo menos dez caracteres, preferencialmente 15 ou mais. Quanto maior, melhor.
  • Ela deverá ter letras minúsculas e maiúsculas alternadas, números e caracteres especiais (se forem permitidos pelo serviço em questão).

Não é difícil criar uma senha forte, lembrar é o grande desafio. Felizmente, existem alguns truques para ajudar a mantê-la na memória. Confira a receita do especialista em segurança David Jacoby:

  • Pegue as primeiras letras das palavras de alguns versos da sua música favorita
  • Misture com caracteres especiais
  • Adicione uma palavra única que você associe com esse serviço de jogos
  • Cheque a segurança da sua senha

Se sua memória não é confiável, ou você simplesmente não quiser se preocupar com esse sistema para dezenas de sites, use um gerenciador de senhas. O programa irá viabilizar senhas fortes e únicas. Salve-as de forma segura e criptografada e insira-as automaticamente no aplicativo ou site certo quando precisar fazer login.

Segurança extra: autenticação de dois fatores

Você pode inserir uma camada adicional de segurança ativando a autenticação de dois fatores. Com isso, os hackers não poderão fazer login na sua conta sem um código único, protegendo-o na caso de vazamento de senha.

As plataformas de jogos geralmente têm duas opções: elas enviam códigos por meio de mensagens de texto no celular ou permitem que sejam geradas usando o apps autenticadores de terceiros como Google Authenticator, Authy e outros. O primeiro método com mensagens de texto é mais conveniente, mas o uso de aplicativos autenticadores é muito mais seguro.

Para resumir, duas etapas simples manterão suas contas de jogos protegidas contra hackers:

  • Defina senhas fortes e exclusivas para todos os serviços. Se você não conseguir criar dezenas de combinações de senhas ou tem medo de esquecê-las, use um gerenciador de senhas.
  • Ative a proteção de dois fatores para proteção máxima
Dicas