O som dos rastreadores on-line

Sempre que um navegador interage com um rastreador de publicidade, um programa chamado Googerteller emite um breve som.

Todos sabemos que somos rastreados on-line, mas a escala exata continua a variar, pelo menos quando ela é comunicada adequadamente. Informações como “O navegador se conectou a 456 rastreadores de publicidade na última hora” geralmente não são suficientes. O problema é que esses números não têm contexto. Eles não conseguem relacionar nossas ações on-line às suas consequências invisíveis. Mas e se pudéssemos tornar o rastreamento on-line visível, ou audível? A artista de música eletrônica Jasmine Guffond fez exatamente isso alguns anos atrás…

O som do rastreamento do Google

Ela criou uma extensão do navegador chamada Listening Back, que reproduz um som sempre que o navegador salva, modifica ou exclui um arquivo de cookie. Como esses eventos acompanham praticamente todas as ações do usuário, o resultado é de cair o queixo (ou abrir os ouvidos, se você preferir), mas também bizarramente bonito.

LISTENING BACK Browser Add-On Demonstration from Jasmine Guffond on Vimeo.

Uma ideia semelhante ocorreu ao programador holandês Bert Hubert, conhecido por criar o software PowerDNS para servidores DNS. De acordo com Hubert, ao estudar os registros de atividade da rede, ele sempre se impressionou com a frequência com que os sites se comunicam com o Google (e com outros sites também). Isso o inspirou a criar um pequeno programa que ele chamou de Googerteller.

Na versão original, o programa emitia um som sempre que uma conexão com o Google era feita. O resultado também foi impressionante, aproveite a chance de ouvi-lo. Por exemplo, esta é uma gravação de uma visita ao site oficial de empregos do governo holandês, que apresenta postagens para vagas em suas agências de inteligência.

Quase todos os cliques neste site enviam informações ao Google, e o usuário nunca é avisado sobre isso.

Mais rastreamento, mais sons

Não contente apenas com o Google, Bert Hubert adicionou ao Googerteller endereços pertencentes ao Facebook e a vários outros rastreadores on-line “populares”. Em seguida, ele visitou alguns sites que abusam do rastreamento on-line muito mais severamente do que o site de empregos do governo holandês. Os resultados falam por si só.

Infelizmente, o Googerteller só está disponível como código-fonte no GitHub. Qualquer pessoa que queira ouvir o rastreamento online em primeira mão pode compilá-lo e executá-lo no computador. Este é o código original do Googerteller para Linux, macOS e outros sistemas X, e esta é uma “versão feita por fãs” para Windows chamada GoogeDotTeller. A única maneira de experimentar o Googerteller sem compilá-lo é usando o plug-in inspirado no Googerteller para o Mozilla Firefox (este é o código-fonte).

No entanto, a extensão do navegador Listening Back da artista de música eletrônica mencionado acima está disponível nas lojas de extensões oficiais, tanto para o Google Chrome quanto para o Mozilla Firefox. Nenhuma habilidade técnica é necessária, basta instalar a extensão.

Aprecie o silêncio

Se você preferir não só ouvir os rastreadores coletando informações sobre você, mas também bloqueá-los ativamente, nosso recurso Navegação Privada pode ajudar. Ele combate efetivamente os rastreadores de publicidade on-line. Esse recurso está disponível em todas as nossas assinaturas de uso doméstico: Kaspersky Standard, Kaspersky Plus, e Kaspersky Premium.

Lembre-se de verificar suas configurações: por padrão, o recurso Navegação Privada só funciona no modo de detecção e contagem do rastreador. O modo de bloqueio deve ser ativado manualmente. Depois de concluído, inicie o Googerteller ou o Listening Back e compare o som do navegador com e sem a proteção.

Dicas

Wi-Fi falso a bordo

Mesmo em altitude de cruzeiro, as ameaças cibernéticas ainda podem tornar sua vida digital turbulenta, como comprovado por uma prisão recente. Como se proteger a 30 mil pés acima do nível do mar?