Um guia simples para instalar atualizações do Android

Uma breve análise dos prós e contras de atualizar o Android e as formas de fazer isso com segurança.

Para muitos, a atualização de smartphones Android é uma preocupação. Por um lado, elas são essenciais para corrigir bugs e vulnerabilidades perigosas em seu telefone, fornecendo ao mesmo tempo novos recursos úteis e suporte para as tecnologias mais recentes. Por outro lado, as atualizações geralmente são demoradas, são instaladas no pior momento possível, podem deixar seu telefone mais lento e, em casos muito graves, causar a perda de dados ou até mesmo bloquear o dispositivo.

Vamos aprender a realizar a instalação adequada das atualizações do Android para aproveitar todos os benefícios sem enfrentar problemas.

Diferentes tipos de atualizações

“Instalar atualizações” pode referir-se a cinco cenários bastante diferentes, dependendo do que está sendo atualizado exatamente.

  1. Atualização de aplicativos. Os aplicativos individuais nos dispositivos são atualizados automaticamente ou manualmente por meio de uma loja de aplicativos (Google Play, Huawei AppGallery e similares). A atualização de um aplicativo nesse caso raramente afeta outras coisas e geralmente tem pouco efeito no gadget.
  2. Atualização de componentes do Android. Os desenvolvedores do Google estão comprometidos com a modularização há muito tempo, então, muitas partes do sistema operacional (como a tela de chamada ou o visualizador de fotos) são essencialmente aplicativos separados. Algumas dessas atualizações também baixam de uma loja de aplicativos; outros (como o Google Play Services) são atualizados à força em um nível mais baixo.
  3. Atualização de extensões do fabricante do smartphone. Tudo o que distingue um smartphone Samsung, Oppo ou Xiaomi de um dispositivo Android “puro” são extensões proprietárias, que muitas vezes alteram radicalmente a aparência do sistema operacional e ostentam nomes sofisticados como OneUI ou ColorOS. A estrutura interna e o método de atualização diferem de fornecedor para fornecedor — muitos tentam sincronizar as atualizações de extensão com a liberação de atualizações gerais do Android, mas essa não é uma regra taxativa.
  4. Atualização do próprio Android. O Google lança as principais atualizações do Android uma vez por ano — incrementando o número da versão principal em um — mas correções de bugs e atualizações de segurança aparecem mensalmente. No entanto, a maioria dos smartphones não obtém a versão mais recente do Android diretamente do Google: os fabricantes de modelos específicos devem primeiro adicionar os componentes de baixo nível corretos e as extensões específicas do fornecedor e só, então, oferecer a versão mais recente do Android aos usuários. Portanto, para qualquer atualização do Android, o tempo desde o lançamento até a disponibilidade em smartphones que não sejam o Google Pixel ou dispositivos executando o AOSP (Android Open Source Project) pode levar de um mês até… a eternidade — dependendo da prontidão do fabricante.
  5. Atualização de componentes de baixo nível. Eles são o carregador de inicialização, firmware do chip 4G/Wi-Fi, drivers e similares. Como regra, esses componentes são atualizados junto com o sistema operacional, mas podem obter suas próprias atualizações quando necessário. Em todo caso, as atualizações desse tipo são liberadas somente pela empresa que fabricou seu telefone.

As atualizações dos dois primeiros tipos (carregador de inicialização e firmware do chip 4G/Wi-Fi) chegam automaticamente ou ao pressionar literalmente um botão na loja de aplicativos escolhida e geralmente levam apenas alguns segundos; os demais precisam de muito mais tempo, exigem a reinicialização do smartphone e são um pouco mais propensos a efeitos colaterais. O que significa que você precisa amortecer o golpe em potencial.

O que poderia dar errado

Incômodos. Em dispositivos de muitos fabricantes, os alertas sobre novas atualizações aparecem na gaveta de notificação e permanecem presos lá. Às vezes, eles ficam em tela cheia e exigem instalação imediata. Um toque errado e seu telefone irá baixar gigabytes de dados: isso é um horror quando você está no modo roaming.

Consumo de espaço no telefone. As atualizações de segurança e as correções de bugs geralmente têm um escopo pequeno, mas as novas versões de extensões do fornecedor ou o próprio Android podem ser significativamente maiores do que seus antecessores. E isso cria um problema especialmente para smartphones econômicos com baixa capacidade de armazenamento.

Erros pós-atualização. Até o Google comete erros. Por exemplo, os usuários que atualizaram para o Android 12 encontraram todos os tipos de problemas, desde conexão de rede instável e telas piscando até dispositivos “brickados”. Às vezes, problemas semelhantes ocorrem com extensões de fornecedor.

Perda de dados ou funcionalidade. Uma ocorrência rara, porém desagradável, é quando, após uma atualização, vários aplicativos param de funcionar (se, por exemplo, estão muito desatualizados para receber atualizações) ou os dados do usuário desaparecem.

Por que ainda é necessário atualizar

Vulnerabilidades. Histórias sobre como os smartphones podem ser infectados com malware sem qualquer ação do usuário ou sem sinais de que algo está errado não são ficção, mas sim o resultado da exploração de bugs perigosos no próprio Android e nos aplicativos instalados. As vulnerabilidades surgem até mesmo em módulos de celular ou Wi-Fi. E se você acha que essa “história de espionagem” não se aplica a você, cuidado: os cibercriminosos usarão com prazer vulnerabilidades desse tipo para roubar seu dinheiro, senhas e qualquer outra coisa que não esteja bloqueada. Cada atualização mensal do Android corrige um punhado de vulnerabilidades graves e uma ou duas dúzia de baixo risco.

Bugs. Desde aumento do consumo de energia e vazamentos de memória até problemas de foco da câmera, as correções de bugs nos componentes de baixo custo relacionados, o próprio Android e/ou extensões do fornecedor tornam a experiência do smartphone mais agradável.

Compatibilidade. Mesmo que você não ligue muito para as novidades, mais cedo ou mais tarde será necessário atualizar o navegador, os programas e o sistema operacional para continuar usando seus aplicativos on-line e até mesmo visitar determinados sites. O período de suporte para versões mais antigas do software está diminuindo constantemente e, por exemplo, em um Chrome muito desatualizado, muitos sites se recusarão a abrir corretamente.

Principais dicas para uma atualização sem complicações

Use apenas fontes oficiais. Baixe as atualizações somente através da loja de aplicativos escolhida ou das configurações do sistema do smartphone. Não instale atualizações de sites, a menos que o fabricante não ofereça outra forma; nesse caso, como acima, baixe as atualizações somente do site oficial do fabricante — nunca de agregadores, mídia de notícias ou sites desconhecidos.

Crie cópias de segurança. O Android não faz backup de tudo automaticamente, mas é possível configurar o upload de fotos e documentos para o Google Drive, enquanto contatos, calendário e vários outros dados são copiados para a conta do Google. Muitos, como o WhatsApp, por exemplo, têm backup integrado. Configure o backup em todos os aplicativos sempre que possível, para que as informações importantes sejam salvas na nuvem todas as noites. Se você não confia em nuvens de terceiros, há utilitários para sincronizar seu telefone com um servidor de armazenamento em sua rede doméstica.

Otimize o download de atualizações. Explore as configurações do smartphone. Se as atualizações forem personalizáveis, opte por baixá-las à noite, assumindo que o Wi-Fi e a energia estarão disponíveis. Dessa forma, o download de atualizações não interromperá seu trabalho diurno, não consumirá seus dados móveis ou esgotará sua bateria. Se não houver essas configurações e as notificações de atualização geralmente chegarem em um momento incorreto, você pode se arriscar a desativar as notificações ou a verificação automática de atualizações. Nesse caso, você deve definir um lembrete regular (talvez uma vez por mês em um fim de semana) para verificar as atualizações manualmente através das configurações do dispositivo. É melhor escolher um horário de instalação em que você possa deixar o telefone de lado por um tempo.

Seja seletivo. Se não for uma correção de vulnerabilidade crítica, você pode adiar a instalação — mas não por muito tempo, é claro; no entanto, esperar alguns dias a uma semana deve ser bom, enquanto verifica os fóruns para ver se os proprietários do mesmo smartphone estão tendo problemas com a atualização. Se assim for, isso dará tempo para centenas deles expressarem uma reclamação e, se você tiver sorte, uma versão corrigida pode ser lançada a tempo.

Livre-se de coisas desnecessárias. Agrupar documentos baixados que não são mais necessários, limpar caches, excluir aplicativos não utilizados e mover fotos e vídeos para a nuvem ajuda a liberar muita memória do smartphone e reduzir a probabilidade de problemas de atualização. Aliás, nosso aplicativo para celular para Android vem com uma ferramenta útil de limpeza de lixo eletrônico.

Atualize aplicativos e o firmware separadamente. Para facilitar o rastreamento da origem de possíveis problemas, não atualize aplicativos e o firmware ao mesmo tempo: depois de atualizar o sistema operacional e as extensões do fornecedor, aguarde alguns dias antes de instalar as atualizações do aplicativo — novamente, somente se não houver nenhum problema crítico de correções de vulnerabilidades.

Instale o aplicativo no seu dispositivo. Nosso aplicativo avisa e protege você contra vulnerabilidades conhecidas, verifica os aplicativos baixados em busca de vírus, corrige configurações perigosas do dispositivo, gerencia permissões de aplicativos, bloqueia links perigosos e mantém seus dados seguros em caso de perda ou roubo do telefone.

Dicas