Como #DeletarFacebook (e manter seus dados)

Quando você estiver pronto para abandonar o sonho febril da privacidade, popularmente conhecido como Facebook, certifique-se de que está levando tudo antes de bater a porta e sair.

Com a enorme quantidade de dados que o Facebook e suas entidades associadas possuem sobre os usuários, não é de se admirar que muitas pessoas queiram se libertar dessa relação. Entretanto, se você já está na mídia social há mais de cinco minutos, sua conta provavelmente acumulou alguns amigos, arquivos e recordações que gostaria de salvar.

Como desativar sua conta do Facebook

Sejamos honestos: o Facebook não quer que você vá embora. Sua conta não será perdida se você ignorá-la e, se precisar de ajuda para manter-se longe, poderá desativá-la sem precisar sair completamente. O Facebook altera a localização do passo a passo abaixo de tempos em tempos e, no momento em que este texto foi escrito, o caminho para desativar sua conta estava em Configurações → Suas Informações no Facebook . Selecione Exclua sua conta e suas informações e, em seguida, Desativar conta. Siga as instruções para confirmar.

Desativar é como desligar as luzes – as pessoas não verão seu nome ou suas fotos, na maioria das vezes, e você não poderá usar sua conta inativa. Mas é possível reacendê-las, simplesmente fazendo login novamente. Suas configurações, amigos, mensagens e todo o resto estarão lá quando resolver voltar.

Ainda está determinado a excluir sua conta do Facebook? Nós não podemos culpá-lo. Mas se você não for cuidadoso e minucioso, a mídia social, assim como um ex relutante, não lhe devolverá suas coisas. Por isso, antes de sair baixe suas fotos, mensagens e leve tudo com na primeira tentativa de deixa-lo.

Como excluir sua conta do Facebook pela interface Web

  1. Acesse Configurações Suas Informações no Facebook.
  2. Selecione a segunda opção Baixe suas informações.
  3. Selecione um intervalo de datas (o padrão é  Todos os meus dados), um formato HTML para acesso universal e na opção qualidade do arquivo – caso esteja usando o Facebook para armazenar suas fotos, convém escolher Alta em vez do padrão Média para obtê-las com maior qualidade.
  4. Marque ou desmarque as caixas de dados para fazer o backup – tudo, desde as publicações, arquivos de mídia até os aplicativos e sites com os quais você fez login com suas credenciais do Facebook, além de “Outras atividades” como check-in em restaurantes.
  5. Clique em Criar Arquivo. Isso levará algum tempo e o Facebook informará por e-mail quando o arquivo estiver pronto para download.

Feito! Você fez o backup do seu histórico do Facebook e agora pode excluir sua conta. Volte para a página Excluir sua conta e suas informações e selecione Excluir conta.

Como excluir sua conta do Facebook do aplicativo mobile

Se você utiliza um aplicativo iOS ou Android para acessar o Facebook, precisa fazer mais do que apenas excluí-lo. Claro que a exclusão aciona um aviso sobre os dados do aplicativo serem deletados, mas isso diz respeito às informações do aplicativo e não sobre seus dados.

Novamente, os aplicativos e suas configurações mudam, mas provavelmente não de maneira radical. Nas versões atuais dos aplicativos para iOS e Android o caminho é o seguinte:

  1. Toque no ícone Configurações (três barras horizontais) na parte inferior direita (aplicativo iOS) ou no canto superior direito da tela (aplicativo Android).
  2. Toque em Configurações e Privacidade.
  3. Acione Configurações.
  4. Selecione Baixe Suas Informações e siga as instruções para efetuar o download de todos os arquivos possíveis da sua conta do Facebook.
  5. Retorne ao menu principal de Configurações.
  6. Selecione Atalhos de Privacidade.
  7. Role para baixo até Suas informações do Facebook e toque em Excluir sua conta e informações.
  8. Escolha a opção Excluir Conta e toque em Continuar para a exclusão da conta.
  9. Role a tela para baixo e toque em Excluir conta.

Remova o aplicativo do Android ou iOS da mesma maneira que apaga os demais: no Android, provavelmente por meio do gerenciador de aplicativos em Configurações. No iOS, toque e segure o ícone até que um X apareça no canto superior esquerdo do ícone, toque no X para confirmar que você deseja excluir o app e seus dados associados.

Vejo você no mundo real … ou nas contas de mídias sociais que você ainda não está totalmente preparado para deletar.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.