Como deletar sua conta no Instagram (e guardar suas fotos)

Veja como deletar ou desativar temporariamente sua conta do Instagram e fazer um backup das suas fotos caso queira tirar umas férias da mídia social.

Abandonar os perfis nas mídias sociais está na moda – ironicamente, às vezes essa tendência aparece nas próprias plataformas, como é o caso do #DeleteFacebook. O Instagram não é uma exceção. As pessoas podem ter motivos muito diferentes para excluir suas contas, mas hoje em dia, a ideia geral de deixar a segunda maior mídia social está bastante popular.

Falando em ironia, talvez você tenha encontrado esse texto na sua timeline.
Minha razão para largar o Instagram é uma da mais comuns: passear por um feed de fotografias da comida saborosa e dos destinos de férias de outras pessoas faz minha vida parecer depressivamente monótona. Depois de 5 minutos no Instagram, sinto como se a minha existência fosse chata (e não é!), então decidi sair da plataforma.

Neste texto, vou explicar como fazer um backup do seu perfil do Instagram e então desabilitar sua conta temporariamente, ou abandonar de vez o fantástico mundo “instagramizado”, excluindo seu perfil permanentemente.

Como fazer um backup do seu perfil do Instagram?

Por um lado, o Instagram é bastante generoso quando se trata de backups, e permite que você baixe não apenas todas as suas fotos, como também outras informações: curtidas, comentários, contatos, legendas (inclusive hashtags), pesquisas, configurações e outros.

Por outro lado, tudo (exceto as fotografias) será exportado em formato JSON (JavaScript Object Notation). Ainda assim, você pode ler (analisar seria mais adequado) os arquivos em um software simples de edição de textos como Notepad, WordPad ou TextEdit, embora não seja exatamente prático, suas informações estarão em suas mãos.

De qualquer forma, o principal objetivo ao solicitar um backup do Instagram provavelmente será guardar as fotografias. Notícia boa: as imagens são disponibilizadas em formato JPEG, divididas em pastas organizadas por datas. Mas nem tudo é perfeito: terão baixa resolução – 1080×1080. É assim que o Instagram as armazena, então não há motivos para esperar algo diferente, mas esteja preparado.

Como fazer um backup do seu Instagram no aplicativo para Android ou iOS?

Para baixar o backup do seu perfil do Instagram em um smartphone ou tablet, você precisa fazer o seguinte: 

  • Abra o aplicativo do Instagram.
  • Clique na sua imagem de perfil, no canto inferior direito.
  • Clique no ícone do menu no canto superior direito da tela, e então em Configurações, no canto inferior direito.
  • Deslize a tela até Privacidade e Segurança e selecione Download de Dados.
  • Aceite o e-mail sugerido para entrega ou insira outro.
  • Confirme o endereço de e-mail e digite sua senha do Instagram.
  • Aguarde até 48 horas (geralmente são apenas alguns minutos) para que o Instagram envie por e-mail um link para baixar o arquivo com todos os seus dados.
  • Clique no link, faça login no site do Instagram com suas credenciais de acesso e clique em Baixar dados para começar a fazer o download do arquivo ZIP com suas fotos e outras informações de perfil.

Como fazer um backup do seu Instagram pelo navegador?

Fazer o backup do seu perfil do Instagram em um navegador é ainda mais fácil, especialmente se utilizar um computador ou laptop. Siga os seguintes passos:

  • Acesse com e faça login.
  • Clique na sua imagem de perfil, no canto superior direito da tela.
  • Clique no botão Editar perfil ao lado do seu nome.
  • No menu à esquerda, selecione Privacidade e Segurança.
  • Deslize para baixo e clique em Solicitar download logo após o subtítulo Download de Dados. O Instagram vai enviar por e-mail o link para download do arquivo com as fotografias e outras informações do seu perfil.
  • Depois, repita os passos mencionados acima: abra o e-mail e clique no link.
  • Faça login no site do Instagram.
  • Clique em Baixar dados para começar a fazer o download do arquivo ZIP que contêm suas fotos e outras informações de perfil.

Agora que já guardou suas fotos, pode deletar seu perfil.

Configurações atualizadas de segurança e privacidade do Instagram

Como deletar seu perfil do Instagram?

Se vasculhar as configurações do Instagram na Web, a única opção que vai encontrar é desabilitar temporariamente sua conta. No entanto, se souber o link secreto, pode deletá-la de vez. Aqui vamos falar de ambas as opções. Note que o Instagram não permite que você exclua ou desative temporariamente sua conta no aplicativo móvel — você precisará usar um navegador e a interface Web para isso.

Como desabilitar temporariamente sua conta do Instagram na Web?

  • Abra seu navegador e acesse Instagram.com.
  • Faça login.
  • Clique na sua imagem de perfil no canto superior direito da tela.
  • Clique no botão Editar perfil, ao lado do seu nome.
  • Role para baixo até encontrar Desativar minha conta temporariamente e clique no link.
  • Selecione o motivo, insira sua senha e clique no botão Desativar conta temporariamente.
  • Clique em Sim. Sua conta agora está desativada, o que significa que seu perfil, comentários e curtidas ficarão ocultos até que seja reativada, caso isso aconteça.

Como deletar permanentemente sua conta do Instagram na Web?

Pronto, sua conta foi excluída. Note que, neste caso, não é possível restaurar seu perfil. Então, se tiver qualquer dúvida, escolha a opção mais segura e desative a conta temporariamente.

Como restaurar sua conta do Instagram?

Se não você não quer excluir permanentemente sua conta, mas apenas desabilitá-la temporariamente, poderá restaurar seu perfil simplesmente fazendo login tanto no aplicativo mobile, quanto na Web em Instagram.com.

Diferentemente do Twitter, se desativar temporariamente sua conta, o Instagram não vai exclui-la permanentemente após um determinado período. Por isso, não se preocupe! Seu perfil não vai desaparecer se esquecê-lo por um tempo. No entanto – e também ao contrário do Twitter –, o Instagram não permite que sua conta seja restaurada logo após ser temporariamente desabilitada. De acordo com a mídia social, são necessárias muitas horas para desabilitar uma conta, de forma que será preciso esperar esse período até sua restauração.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.