Kaspersky Password Manager: agora com autenticador

A já impressionante lista de recursos do Kaspersky Password Manager foi expandida para incluir um gerador de código de autenticação de dois fatores integrado e multiplataforma.

Mais uma boa notícia: nosso recentemente atualizado Kaspersky Password Manager agora conta com uma função integrada para gerar códigos únicos para autenticação de dois fatores (2FA). Isso significa que não é mais necessário instalar um aplicativo autenticador separado. Tudo o que você precisa já está no nosso gerenciador de senhas. Confira alguns detalhes…

O que é um autenticador?

Neste blog, focamos bastante no método de autenticação 2FA: códigos únicos gerados pelo aplicativo em particular. Nos últimos dois anos, publicamos uma série de artigos sobre esse tópico, dos quais os mais importantes são uma leitura altamente recomendada:

•       O que é a autenticação multifatorial?

•       Tipos de autenticação de dois fatores: prós e contras

•       O Google Authenticator é insubstituível?

•       Autenticação com códigos únicos: prós e contras

•       Os melhores aplicativos autenticadores para Android, iOS, Windows e macOS

Em poucas palavras, você precisa da 2FA para proteger melhor suas contas. Por isso recomendamos ativá-la em todos os serviços compatíveis. Em nossa opinião, os códigos únicos gerados em aplicativos autenticadores especiais alcançam o melhor equilíbrio entre segurança e usabilidade. Esse código deve ser inserido após a senha normal. Como é válido por um tempo limitado (geralmente não mais do que 30 segundos), é extremamente difícil de interceptar.

O método 2FA é rápido e descomplicado, fornecendo um alto nível de proteção e não requer entrada adicional ou investimento de tempo por parte do usuário. Antes, a 2FA exigia ter um aplicativo autenticador instalado no seu dispositivo, como o Google Authenticator ou qualquer outro de sua preferência. Agora, não há mais necessidade de instalar um aplicativo adicional: você pode gerar códigos dentro do Kaspersky Password Manager, onde suas senhas já estão armazenadas com segurança. Vamos dar uma olhada nas vantagens do nosso autenticador integrado.

1. Interface familiar com conveniência multiplataforma

O Kaspersky Password Manager gera códigos de uso único de uma maneira familiar e amigável: na seção Autenticador especial, há uma lista de tokens com nomes e descrições curtas, ao lado dos quais os códigos de uso único aparecem e um contador de tempo é marcado até a próxima atualização desses códigos. É semelhante ao modo de funcionamento em outros aplicativos, portanto, você não terá problemas para alternar para [placeholder KPM]Kaspersky Password Manager[/placeholder] se você já usa outro autenticador. Essa é uma vantagem óbvia, mas longe de ser a única.

Uma grande vantagem em comparação aos outros autenticadores é que o Kaspersky Password Manager fornece uma solução universal, multiplataforma e completa. O aplicativo armazena suas senhas e gera códigos únicos em qualquer plataforma que você preferir: computador ou celular. O Kaspersky Password Manager está disponível não apenas para Android e iOS, mas também para macOS e Windows (o suporte para geração de código 2FA no Windows será adicionado em uma atualização futura). A versão do Windows é especialmente importante: se você leu nossa postagem sobre os melhores aplicativos autenticadores, deve ter visto que o Windows é bastante mal servido.

2. Sincronização e segurança

Próxima vantagem: todas as entradas no Kaspersky Password Manager (senhas, notas, tokens do autenticador etc.) são automaticamente sincronizadas entre todos os seus dispositivos. Isso permite gerar um código de autenticação em qualquer dispositivo que você esteja usando no momento.

A sincronização usa a nuvem, é claro, mas com a máxima segurança e conveniência. Por um lado, você não precisa criar uma conta extra. Uma conta My Kaspersky é suficiente e você já tem que usar para qualquer um de nossos produtos. Além disso, todos os tokens de autenticação são protegidos com segurança pela senha principal. Sem ela, nenhum intruso pode usar suas senhas ou o autenticador, mesmo que entrem de alguma forma na sua conta My Kaspersky.

3. Sem seu smartphone à mão? Sem problema!

Os usuários de outros aplicativos autenticadores enfrentam o eterno pesadelo de esquecer ou, pior ainda, perder o smartphone: recuperar tokens de autenticação é tão difícil que até escrevemos um guia passo a passo especial para isso. Agora, como o Kaspersky Password Manager armazena com segurança seus tokens (e com eles, todas as senhas) em formato criptografado na nuvem, você pode usar o autenticador a qualquer momento no dispositivo que estiver usando, assim como restaurar todos os dados em um novo dispositivo; tudo o que você precisa lembrar é sua senha principal.

4. Facilidade de migração

Por fim, uma outra vantagem do autenticador integrado no Kaspersky Password Manager é a migração rápida e fácil de todos os dados do Google Authenticator. Tudo o que você precisa fazer é exportar todos os tokens do Google Authenticator para um código QR grande da maneira usual e, em seguida, escaneá-lo no Kaspersky Password Manager. Tudo funcionará imediatamente.

Até onde sabemos, nenhum outro aplicativo autenticador torna tão fácil migrar dados do Google Authenticator. O processo geralmente envolve muito suor e lágrimas à medida que você recria meticulosamente todos os seus tokens, um por um. Mas com o Kaspersky Password Manager, quatro toques na tela são literalmente tudo o que você precisa.

O que mais o Kaspersky Password Manager é capaz de fazer?

Para finalizar, algumas palavras sobre alguns outros recursos úteis no Kaspersky Password Manager , além de proteção por senha imbatível e o novo autenticador integrado. Este aplicativo útil também pode:

•       Preencher automaticamente dados de preenchimento em formulários online. E não apenas nomes de usuário e senhas, mas outras informações, como endereços e dados de cartões bancários.

•       Avisar se sua senha for muito fraca , tiver sido usada antes ou tiver sido comprometida em um vazamento conhecido.

•       Gerar senhas mais fortes possíveis com base em combinações de caracteres aleatórias personalizáveis.

•       Armazenar com segurança documentos importantes, dados de cartões bancários e qualquer outra informação altamente valiosa (por exemplo, frases iniciais da carteira criptográfica).

•       Criptografar todos os dados armazenados com o algoritmo AES-256 robusto. A chave de criptografia é criada a partir da senha principal e não é armazenada em nenhum lugar. Portanto, sem a senha principal, é simplesmente impossível descriptografar o conteúdo da Kaspersky Password Manager.

Aliás, a recente atualização do Kaspersky Password Manager adicionou não apenas um autenticador integrado, mas também suporte para os navegadores Opera e Opera GX. Portanto, agora você pode preencher automaticamente senhas e outros dados em todos os navegadores mais populares disponíveis: Chrome (e outros baseados no Chromium), Safari, Firefox, Edge e agora Opera.

E lembre-se, a versão completa do Kaspersky Password Manager vem incluída nas assinaturas Kaspersky Plus e Kaspersky Premium, juntamente com a proteção mais confiável possível, VPN ilimitada e uma série de outros recursos úteis.

Dicas