Será que você usa tudo no Kaspersky Password Manager?

Nosso gerenciador pode fazer muito mais do que apenas armazenar suas senhas.

Se você é um leitor antigo de nosso blog, provavelmente mantém suas senhas em um gerenciador de senhas, em vez de um bloco de notas ou um post-it em seu monitor.

Mas você sabia que o Kaspersky Password Manager pode fazer muito mais pela sua segurança do que você imagina. Continue lendo para aprender como usar nosso gerenciador de senhas ao máximo.

1. Examine suas senhas

O Kaspersky Password Manager pode armazenar suas senhas e verificar sua força. Ele analisa quais você reutiliza em diferentes sites, avalia o grau de facilidade para suas senhas serem hackeadas e verifica sua presença em bancos de dados de logins e credenciais de acesso comprometidos.

De onde vêm esses bancos de dados? Infelizmente, os serviços da web são alvos frequentes de hackers. Como resultado, os cibercriminosos extraem conjuntos de dados inteiros de logins e senhas – normalmente com hash, mas ocasionalmente em um formato aberto que pode ser lido por humanos. É por isso que, mesmo que sua senha para qualquer site seja forte, você não deve reutilizá-la em nenhum outro. Se fizer isso e apenas um desses sites for hackeado, seu usuário ficará comprometido, assim como suas outras contas também.

É por isso que, além de notificá-lo se uma de suas senhas foi comprometida, o Kaspersky Password Manager enviará o alerta se você tiver usado uma senha em vários lugares e ajudará a resolver o problema.

O aplicativo também exibirá um alerta se a senha for muito fraca – muito curta ou muito comum – e, portanto, facilmente hackeável. O painel do Kaspersky Password Manager sempre exibe o número de senhas fracas, não exclusivas e comprometidas. Para obter um relatório detalhado, clique em Saiba mais ou vá para Verificação de senha .

 

O painel do Kaspersky Password Manager sempre mostra o número de senhas fracas, não exclusivas e comprometidas. Verifique e mude!

O painel do Kaspersky Password Manager sempre mostra o número de senhas fracas, não exclusivas e comprometidas. Verifique e mude!

 

Se o KPM considerar qualquer uma das senhas insegura, use seu gerador embutido para obter combinações superfortes de caracteres com apenas um clique.

2. Crie combinações fortes de caracteres com o Gerador de Senhas

O Kaspersky Password Manager pode armazenar as senhas que você criar e gerar combinações fortes de caracteres que são muito difíceis para os cibercriminosos decifrarem. Essas senhas não são fáceis de lembrar, mas você não precisa; o gerenciador de senhas preenche a senha certa nas páginas de login.

Para criar uma senha forte gerada aleatoriamente, abra o Kaspersky Password Manager e vá para Gerador de Senhas . Selecione um comprimento e um conjunto de caracteres permitidos para a senha. Por exemplo, alguns sites, além de possuírem requisitos como um número e duas letras maiúsculas, proíbem o uso de determinados caracteres. Você não precisa se lembrar das senhas geradas, então defina um bom comprimento, digamos, 20 caracteres ou mais.

Como bônus, esse processo torna a eliminação de senhas duplicadas uma barbada. Basta gerar uma nova para cada site e o Kaspersky Password Manager lembrará de todas para você.

3. Defina uma senha mestra forte

Quando você usa um gerenciador de senhas, todas são armazenadas dentro de um cofre. Então a combinação para abrir esse cofre – ou seja, a senha mestra do Kaspersky Password Manager – deve ser altamente à prova de hackers.

Uma senha mestra confiável deve ser longa – certamente não menos que 10 ou 12 caracteres, e duas vezes esse comprimento seria melhor – e difícil de adivinhar. Em geral, você tem três opções para criar uma boa :

• Gere uma combinação de caracteres aleatórios no Kaspersky Password Manager e memorize-a;
• Use uma técnica mnemônica para criar senhas fortes, mas fáceis de lembrar. Por exemplo, o especialista em segurança David Jacoby tem algumas sugestões;
• Crie uma senha com palavras simples, mas faça-a bem longa – digamos, cerca de 30 caracteres. Esse tipo de senha é fácil de lembrar e conveniente de inserir, e o comprimento compensa a falta de aleatoriedade.

Agora que você criou uma boa senha mestra e o painel indica que todas são fortes e exclusivas, você está usando o Kaspersky Password Manager em sua totalidade. Parabéns!

Recapitulando

Resumindo, aqui está como tornar suas senhas mais fortes com o Kaspersky Password Manager:

• Defina a senha mestra mais forte que você consiga lembrar para o gerenciador de senhas;
• Use o gerador de senha aleatória do Kaspersky Password Manager para criar todas as outras. Você não precisa se lembrar delas – o gerenciador fará isso – portanto, torne-as extremamente à prova de hackers;
• Verifique o painel do Kaspersky Password Manager em busca de senhas fracas, duplicadas e comprometidas e altere imediatamente qualquer uma que apareça em uma dessas listas.

Dicas