O que é o Google Ad Topics e como desativá-lo

Exploramos o que é o Google Ad Topics, como ele funciona e como desativá-lo. Ao longo do caminho, discutimos os tópicos relacionados do Google FLoC, Privacy Sandbox e o fim dos cookies de terceiros.

Em um ano, a Google planeja parar de dar suporte aos cookies de terceiros, uma tecnologia que os anunciantes usam há décadas para rastrear usuários, em seu navegador Chrome.

Mas isso não significa que esse rastreamento será interrompido. Seria estranho se a gigante da tecnologia, cuja receita vem principalmente da publicidade on-line, desistisse de coletar dados do usuário. Em vez disso, os cookies de terceiros serão substituídos por uma nova tecnologia — o Google Ad Topics. Na verdade, o Google Ad Topics já funciona: a empresa o integrou ao navegador Chrome neste verão e recentemente começou a implementá-lo no sistema operacional Android.

Nesta publicação, falamos sobre como o Google Ad Topics funciona, onde desativá-lo nas configurações do Chrome e do Android e o que mais você pode fazer para evitar ser rastreado por anunciantes on-line.

Um pouco de história: Google Privacy Sandbox e FLoC

Vamos voltar ao Google Privacy Sandbox. É assim que a Google chama toda a iniciativa para abandonar cookies de terceiros e substituí-los por tecnologias diferentes para publicidade direcionada. A Google começou a falar sobre essa iniciativa em agosto de 2019. Como você pode ver, eles levaram quatro anos para desenvolver soluções específicas para eliminar os cookies.

O objetivo desta iniciativa é, por um lado, livrar-se da tecnologia que é amplamente percebida como uma violação de privacidade. Por outro lado, a Google quer encontrar uma maneira de continuar exibindo anúncios personalizados aos usuários – mantendo a vantagem competitiva que a tornou uma gigante da Internet.

Se você consultar o artigo da Wikipedia sobre Privacy Sandbox, encontrará uma longa lista de tecnologias candidatas que a Google planejava usar para se livrar dos cookies de terceiros. No entanto, em 2021, uma tecnologia chamada Google FLoC surgiu como a principal candidata. Vamos discuti-la em mais detalhes.

O que é Google FLoC?

O FLoC (Federated Learning of Cohorts, ou aprendizagem federada de coortes) foi uma tecnologia proposta pela Google destinada a mudar a abordagem da publicidade on-line direcionada, tornando-a mais privada. Em vez de usar dados de comportamento de usuário individual para personalizar anúncios, o FLoC agrupou usuários com interesses semelhantes, ou seja, históricos de navegação semelhantes, em “coortes”. A essas coortes foi atribuído um identificador exclusivo que os anunciantes podem usar para segmentar seus anúncios.

Uma das principais vantagens em termos de privacidade do usuário era que o FLoC não enviava informações de atividade do usuário para os servidores do Google, mas processava os dados localmente — direto no dispositivo do usuário.

Vale a pena ressaltar que, apesar do nome, o FLoC não usava aprendizagem federada. Seu uso foi planejado, mas descobriu-se que a computação local era boa o bastante.

O que é aprendizagem federada? É uma variante do aprendizado de máquina — uma alternativa à abordagem de aprendizado centralizado. No aprendizado centralizado, os dados de todos os dispositivos são carregados em um servidor central onde o modelo de IA é treinado. No aprendizado federado, os dados não são enviados para um servidor central; em vez disso, os modelos locais são treinados em dados locais direto nos dispositivos. Esses dispositivos então trocam os resultados do treinamento, em vez dos próprios dados do usuário, com o servidor. Com base nos resultados desse treinamento local, um modelo de IA global é construído — assim, os modelos de IA local e o modelo de IA global treinam um ao outro. Tudo isso é feito para eliminar a necessidade de armazenamento centralizado de dados do usuário.

Como geralmente não se pode ter tudo, a tecnologia foi criticada por ambos os lados. Apesar das alegações do Google de que o FLoC é 95% tão eficaz quanto os cookies de terceiros, os anunciantes não ficaram satisfeitos com o desempenho da tecnologia.

Os defensores da privacidade ficaram extremamente insatisfeitos porque o FLoC não tratou de questões de privacidade do usuário como deveria — e também porque milhões de usuários do Chrome foram incluídos no teste do FLoC sem consentimento. Mas a principal preocupação com a privacidade em relação ao Google FLoC era seus métodos altamente precisos para categorizar usuários — o número de coortes possíveis foi superior a 30.000 — o que deu escopo demais para rastrear usuários.

Grande parte da indústria da Internet rapidamente pegou em armas contra o Google FLoC, incluindo todos os desenvolvedores de navegadores baseados em Chromium – os quais se recusaram a incluir o FLoC em seus produtos, e a Amazon –, desativando o FLoC em todos os seus sites. Consequentemente, alguns meses após o início dos testes do FLoC, a Google decidiu congelar o projeto. Já no início de 2022, eles anunciaram oficialmente o abandono do FLoC em favor de outra tecnologia — a API Topics.

O que é o Google Ad Topics (Topics API)

O Google Ad Topics (também conhecido como Topics API) é uma tecnologia que a Google planeja usar para substituir cookies de terceiros para publicidade direcionada. O Ad Topics funciona de maneira semelhante ao FLoC: ele também depende do histórico do navegador (no caso do Chrome) ou do uso do aplicativo (no caso do Android), por meio do qual um algoritmo operacional local tenta identificar os interesses do usuário.

No entanto, há grandes diferenças: enquanto o FLoC agrupava usuários com interesses parecidos em coortes com identificadores exclusivos, o Topics API compila apenas uma lista de itens que interessam ao usuário — ou seja, “tópicos”.

No momento da redação deste artigo, havia 629 desses tópicos, mas essa lista é constantemente atualizada — o número continuará a crescer. No Google Ad Topics, cada página da Web está associada a um determinado tópico. O algoritmo atualiza constantemente a lista de tópicos do Google atribuídos ao usuário com base no que visitou recentemente. Veja como funciona:

  • A cada semana, o usuário recebe cinco tópicos com base nos sites que mais visitou naquela semana.
  • Três listas de cinco tópicos cada são criadas para as últimas três semanas.
  • Um site que deseja exibir anúncios ao usuário solicita os tópicos atribuídos a esse usuário do Topics API. O algoritmo seleciona aleatoriamente um tópico de cada uma das três listas e fornece ao site esses três tópicos para exibir anúncios segmentados.
  • Os tópicos atribuídos ao usuário são armazenados por apenas três semanas. Os tópicos mais antigos são excluídos e uma lista de cinco novos tópicos é gerada a cada semana.

Como há um elemento de aleatoriedade na seleção de tópicos, parece que não é tão fácil identificar um usuário específico ou mesmo um grupo restrito de usuários a partir de tais informações. No entanto, até mesmo um rastreamento suave ainda está rastreando, e a publicidade direcionada não agrada a todos. A boa notícia é que o Google permite configurar manualmente o Ad Topics e desativá-lo. Para sua privacidade, recomendamos fazer isso.

Como desativar o Google Ad Topics no navegador Chrome

Para desativar a coleta de dados do Google Ad Topics nas configurações do Chrome, acesse Configurações → Privacidade e segurança → Privacidade de anúncios. O principal ponto de interesse nessa guia é a primeira opção, Tópicos de anúncios. Clique nesta opção e desative o botão na janela aberta.

Como desativar o Google Ad Topics no navegador Chrome

Onde desativar o Google Ad Topics nas configurações do Chrome

Como alternativa, você pode acessar diretamente as configurações do Google Ad Topics inserindo o seguinte caminho na barra de endereço do Chrome:

chrome://settings/adPrivacy/interests

Enquanto você estiver nessa parte das configurações do navegador, não há problema em desativar duas outras opções na guia Privacidade de anúncios: Anúncios sugeridos pelo site e Medição de anúncios. Pronto! Você desativou o Google Ad Topics no Chrome.

Uma observação! As configurações do Chrome são específicas para cada perfil de usuário. Portanto, se você usar o Chrome com várias contas do Google no mesmo computador, será necessário desativar o Ad Topics para cada conta separadamente. Acesse todos os seus perfis do Chrome e repita as etapas acima.

Como desativar o Google Ad Topics no sistema operacional Android

A desativação no sistema operacional Android deve ser feita diretamente nas configurações do smartphone. Para isso, acesse Configurações → Google → Anúncios → Privacidade de anúncios → Tópicos de anúncios e desative o botão na janela exibida.

Como desativar o Google Ad Topics nas configurações do Android

Onde desativar o Google Ad Topics nas configurações do Android

Novamente, como você já está ajustando as configurações de privacidade, volte para Configurações → Google → Anúncios → Privacidade de anúncios e também desative Anúncios sugeridos pelo aplicativo e Medição de anúncios. Agora, volte um passo para Configurações → Google → Anúncios e clique em Excluir ID de publicidade.

Observe que este guia é para a versão padrão do Android. Dependendo do fabricante, modelo do smartphone e versão do firmware, os nomes das configurações e os caminhos podem variar um pouco. Se você não conseguir encontrá-los seguindo estas instruções, tente usar a pesquisa nas configurações do Android.

Uma observação! Se você desativar o Google Ad Topics no Android e receber uma notificação sobre “novos recursos de privacidade de anúncios”, o Google Ad Topics poderá ser reativado automaticamente. Se isso acontecer, é melhor acessar as configurações do smartphone e verificar se ele está desativado.

Como desativar os anúncios personalizados nas configurações da conta do Google

Ainda com o ajuste de suas configurações de privacidade e anúncios, há mais uma coisa que vale a pena fazer: desativar os anúncios personalizados para sua conta do Google.

Para fazer isso, acesse a página Minha central de anúncios do Google. Se você ainda não desativou os anúncios personalizados do Google, esta página será coberta com categorias coloridas e blocos de marca. Você pode ficar aqui por um longo tempo, escolhendo o tipo de publicidade que deseja ver.

Minha central de anúncios do Google, onde você pode gerenciar a personalização de anúncios

Minha central de anúncios do Google, onde você pode gerenciar a personalização de anúncios

Mas não deixe que propagandas bonitas distraiam você — em vez de escolher qualquer coisa, é melhor desligar tudo. Você precisa encontrar um pequeno botão discreto no canto superior direito da página, denominado Anúncios personalizados — mude para Desativado.

Como desativar anúncios personalizados na Minha central de anúncios do Google

Como desativar anúncios personalizados na Minha central de anúncios do Google

Uma observação! Essa configuração também é específica para cada conta do Google. Portanto, se você usar várias contas, será necessário desativar os anúncios personalizados separadamente para cada uma delas.

Tudo pronto? Parabéns! Você usou todas as configurações disponíveis que ajudam a evitar atenção desnecessária do Google e dos anunciantes.

Mais privacidade

Mas por que se limitar às opções antirrastreamento que o Google fornece nas configurações de seus produtos e serviços? É uma boa ideia usar mais métodos para combater a coleta de dados. Em particular, recomendamos o recurso Private Browsing disponível em todas as nossas assinaturas pagas — Kaspersky Standard, Kaspersky Plus e Kaspersky Premium.

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