Quase metade dos brasileiros temem ter sua privacidade violada pelo parceiro

Pesquisa revela que as justificativas para a espionagem incluem suspeita de infidelidade, segurança do parceiro ou até envolvimento em alguma atividade criminosa

De acordo com o estudo “Stalking online em Relacionamentos“, da Kaspersky*, 44% dos brasileiros estão preocupados que seu parceiro viole sua privacidade digital ao fazer uso de programas de stalkerware, software que, através de um celular, espia a vida privada de outra pessoa sem o seu consentimento. Nesse Dia dos Namorados, o dado alerta para questões que envolvem relacionamentos e como cada indivíduo lida com a situação.

Embora a pesquisa revele que a maioria dos brasileiros (70%) não acredita que seja aceitável monitorar seu parceiro sem o seu consentimento, há aqueles que pensam que certas razões justificam a vigilância secreta, como infidelidade, questões de segurança ou suspeita de atividades criminosas.

“A data é para celebração, mas também um momento para refletir sobre temas importantes. Com o crescimento da violência doméstica na pandemia e a relação direta entre a perseguição digital e abusos físicos e psicológicos, acreditamos que é importante conhecer os sinais que podem indicar o monitoramento sem consentimento e, assim, poder atuar preventivamente“, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Caso o celular apresente esses sinais, é bem provável que tenha um stalkerware instalado nele:

  • Bateria acaba rapidamente.
  • Superaquecimento do dispositivo.
  • Equipamento reinicia sozinho.
  • Plano de dados (4G) termina rápido (ou um consumo exagerado dos dados, caso seja ilimitado ou muito alto)
  • Suspeita que alguém acessou o celular recentemente.
  • App acessando o rastreamento GPS, mensagem de texto, gravações de chamadas ou outras atividades pessoais. Para verificar isso, revise as permissões dos programas instalados.
  • No histórico do navegador: presença de sites desconhecidos ou ausência do histórico.

Como reduzir o risco de ter um stalkerware instalado no celular: 

  • Tenha uma senha (de preferência forte) para desbloquear o dispositivo. Altere-a com certa frequência.
  • Não revele a senha para ninguém, nem familiar ou amigos.
  • Reveja a lista de apps instalados e remova aqueles que não são mais usados.
  • Desabilite a opção “instalação de apps de terceiros” nos dispositivos Android.
  • Esteja sempre com o celular próximo.
  • Tenha uma proteção no celular, como o Kaspersky Internet Security, que alertará sobre a presença de um stalkerware, além de te proteger contra outras ameaças online.

A pesquisa “Stalking online em relacionamentos” foi realizada a pedido da Kaspersky pela empresa de pesquisa Sapio de forma online em setembro de 2021 e abrangeu um universo de 21 mil participantes de 21 países, incluindo o Brasil. A motivação da empresa na realização deste estudo e sua posterior divulgação também está relacionada com o segundo aniversário da Coalizão Contra o Stalkerware – entidade que visa combater esta ameaça digital na qual a Kaspersky é cofundadora.

Para mais informações sobre o assunto, visite a página temática da empresa ou assista ao webinar “Entendendo a ligação entre a “espiadinha” online e a violência doméstica“.

 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.