Salvando as comunicações móveis particulares

É sempre frustrante se você perde ou roubam seu smartphone ou tablet, e essa frustração aumenta com a perda de dados valiosos armazenados na memória do dispositivo. Pior ainda é

É sempre frustrante se você perde ou roubam seu smartphone ou tablet, e essa frustração aumenta com a perda de dados valiosos armazenados na memória do dispositivo. Pior ainda é quando você perde informações bancárias, como número de cartão de crédito, o que pode custar muito caro, e o acesso a redes sociais pode dar aos criminosos a oportunidade de roubar ou adulterar suas informações pessoais. Limpar esses dados e garantir proteção extra de olhares curiosos – é aí que as tecnologias do Kaspersky Lab entram em ação.

Em maio de 2012, o Kaspersky Lab, em cooperação com o O+K Research, realizou uma pesquisa com usuários de todo o mundo e descobriu que há grande probabilidade de perda de dispositivos móveis. Catorze por cento dos pesquisados disseram que seus smartphones tinham sido perdidos ou roubados, 9% disseram o mesmo sobre seus tablets. Além desses dispositivos, as informações pessoais armazenadas neles podem cair em mãos erradas. Isso pode incluir seus contatos, fotos pessoais, e-mails e outras informações confidenciais.

A melhor forma de você se proteger para não fazer parte das estatísticas é se antecipar para garantir a segurança do seu dispositivo e dos dados. Por exemplo, você pode configurar o bloqueio automático do smartphone ou tablet, ativado com o uso de um código secreto ou senha gráfica. Infelizmente, essa forma de proteção não é tão confiável e há formas de burlá-la. Além disso, se o dispositivo perdido for encontrado por um bom samaritano que queira devolvê-lo ao proprietário, essa tarefa fica complicada quando não há nenhum acesso à lista de contatos. Para tornar a vida mais fácil para os proprietários de dispositivos móveis Android, o Kaspersky Lab adicionou tecnologia antirroubo aos seus produtos Kaspersky Mobile Security e Kaspersky Tablet Security. Com esse recurso, as soluções móveis do fornecedor garantem a confidencialidade dos dados e podem ajudá-lo a encontrar seu aparelho perdido ou roubado.

O módulo antirroubo permite gerenciar remotamente seu dispositivo móvel. Por exemplo, se ele for perdido, você poderá enviar um comando para bloqueá-lo; esse dispositivo mostrará suas informações de contato e uma mensagem solicitando a devolução ao verdadeiro proprietário. Dessa forma, a pessoa que encontrou o aparelho entra em contato com você, e o problema estará resolvido.

Para começar a procurar o seu dispositivo perdido por conta própria, use o recurso de localização por GPS. Ele rastreia o dispositivo com base nos dados recebidos do módulo de GPS do dispositivo, a rede Wi-Fi mais próxima ou a antena de celular mais próxima (se o aparelho tiver um módulo de GSM). As coordenadas recebidas serão convertidas em um link para o Google Maps, que será enviado por e-mail a você. Se você não conseguir localizar o seu dispositivo imediatamente, a medida extrema de excluir todos os seus dados pessoais poderá ser usada. O recurso Data Wiper removerá todas as informações do usuário da memória do dispositivo e restaurará suas configurações originais de fábrica.

Caso suspeite de que seu dispositivo móvel tenha sido roubado, tente coletar algumas informações sobre o autor. A função Mugshot, disponível em qualquer smartphone ou tablet equipado com uma câmera frontal, pode secretamente tirar algumas fotos de quem está com o aparelho e enviá-las a você. Outro recurso que pode também ser útil aos usuários de smartphone: se o cartão SIM for trocado, a função SIM Watch bloqueará automaticamente o dispositivo e o notificará sobre o novo número. Essas informações poderão ser de grande ajuda para rastrear o autor do crime, mas não se esqueça: os recursos avançados do Kaspersky Mobile Security e do Kaspersky Tablet Security não substituem as funções dos órgãos de aplicação da lei.

A proteção antirroubo oferece duas formas de gerenciar remotamente seu dispositivo: um portal na Web de fácil utilização e comandos de SMS especiais. As duas opções têm os mesmos recursos; a última é mais conveniente em smartphones sem nenhum acesso à Web. Os comandos de texto são intuitivamente compreensíveis e bem fáceis de memorizar; o essencial é não esquecer o código secreto que você instalou quando iniciou pela primeira vez o Kaspersky Mobile Security.

Vale a pena mencionar que há mais do que apenas o módulo antirroubo para o Kaspersky Mobile Security e o Kaspersky Tablet Security. Os dois produtos oferecem proteção confiável contra ameaças cibernéticas, incluindo antivírus para arquivo e Web com base em tecnologias de nuvem, fornecendo assim proteção abrangente para o seu dispositivo móvel e suas informações pessoais.

 

Android sob ataque

Os bons e velhos tempos, quando os proprietários de telefones móveis e smartphones tinham pouco a temer de programas mal-intencionados e podiam manter todas as suas informações pessoais na memória

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.